A qualidade interna tem se destacado no contexto dos serviços de saúde, apesar da abordagem sobre qualidade nos serviços de saúde ter se voltado quase exclusivamente para os clientes externos, no âmbito de segurança hospitalar do paciente e controle de eventos adversos. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de qualidade interna do Hospital Universitário da UFPI e investigar se existe uma relação entre qualidade interna e a satisfação profissional dos trabalhadores em saúde. O estudo será realizado de janeiro a outubro de 2025. Serão incluídos trabalhadores em saúde que atuam no Hospital Universitário da UFPI, de nível médio ou superior no período mínimo de um ano de trabalho no local. A coleta de dados será realizada através do questionário SERVQUAL, projetado para medir a qualidade do serviço através de cinco dimensões, e seis questões do questionário Job Satisfaction Survey (JSS), elaborado para aferir a satisfação dos funcionários no trabalho. Os dados serão analisados no software Jamovi®, versão 2.4, e será realizada estatística descritiva e inferencial. Serão aplicados os testes Shapiro-Wilk para hipótese de distribuição dos dados, além dos coeficientes de correlação de Spearman (Rho) para verificar a relação entre variáveis socio demográficas e valores de qualidade interna e satisfação no trabalho. O nível de significância adotado será de α = 5%, para o intervalo de confiança de 95% (IC95%).