Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANE SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANE SANTOS NUNES
DATA: 30/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 399-Bloco Contábeis/CCHL.
TÍTULO: Análise da implementação da notificação compulsória da violência contra a mulher como desafio de Gestão Pública no município de Floriano - PI.
PALAVRAS-CHAVES: Violência contra a mulher. Notificação compulsória. Gestão Pública.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O crime de violência contra a mulher é um problema que ainda ultrapassa fronteiras geográficas e culturais, afetando mulheres de todas as idades, independente de classes sociais e origens étnicas em todo o mundo. Entre os principais tipos de violência contra a mulher estão a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Frente a esse cenário uma das medidas imprescindíveis ao monitoramento desta prática é a implementação da notificação compulsória da violência contra a mulher, pois esta é um instrumento que fortalece o enfrentamento desse problema social. Dessa forma, tem-se o seguinte questionamento: Como os profissionais de saúde em Floriano – PI atuam frente à notificação compulsória da violência contra a mulher e de que forma a gestão pública contribui para esse processo? À vista disso, o estudo tem como objetivo analisar a implementação da notificação compulsória da violência contra a mulher por parte dos profissionais de saúde do município de Floriano-PI. A metodologia proposta trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Para obtenção dos dados quantitativos será feita uma pesquisa no Perfil Epidemiológico do município de Floriano – PI, realizada uma análise estatística descritiva dos dados e os resultados apresentados em gráficos. Já os dados qualitativos serão obtidos através de entrevistas presenciais com roteiro semiestruturado que buscará compreender tanto os conhecimentos dos profissionais sobre a notificação compulsória, quanto os fatores que dificultam ou inviabilizam sua efetivação. As informações serão organizadas e analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ®, que permite a realização de análises estatísticas sobre o corpus textual. Entre os recursos oferecidos pelo programa, será utilizado o dendrograma, representação gráfica de agrupamentos hierárquicos, que auxiliará na identificação de categorias e padrões de discurso. Essa ferramenta permitirá avaliar os indicadores obtidos nas entrevistas. Portanto, através dessa pesquisa, fomenta-se o surgimento de subsídios que possam nortear a Gestão Pública na condução de ações e políticas mais eficazes para proteger as mulheres.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Externo ao Programa - 1167777 - MANOEL RICARDO ARRAES FILHO
Notícia cadastrada em: 13/06/2025 13:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 01/07/2025 10:11