Esta proposta de Dissertação sustenta o argumento de que as metodologias colaborativas, como
o Design Thinking, adotadas em Laboratórios de Inovação no Setor Público, podem influenciar
positivamente as motivações individuais dos servidores para o compartilhamento de ideias.
Assim, busca-se compreender de que maneira a percepção dos servidores do TRT 22ª Região
sobre o Laboratório INOVA 22 e o Design Thinking, se relaciona com suas motivações
individuais para compartilhar ideias inovadoras nos serviços da instituição. O objetivo central
desta pesquisa é investigar o conhecimento dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da
22ª Região (TRT 22) sobre o Laboratório INOVA 22 e a abordagem Design Thinking, a partir
de suas percepções e da influência das motivações individuais no compartilhamento de ideias
voltadas à inovação nos serviços prestados pela organização. Para o alcance do seu objeto, temse
os seguintes objetivos específicos: (i) Analisar o nível de conhecimento, a partir da percepção,
que os servidores do TRT 22 têm sobre o INOVA 22 e suas formas de atuação; (ii) Medir o
efeito da propensão à confiança sobre a intenção do indivíduo para compartilhar conhecimento;
(iii) Medir o efeito da motivação intrínsica sobre a intenção de compartilhar conhecimento; (iv)
Medir o efeito da motivação extrínsica sobre a intenção de compartilhar conhecimento; (v)
Medir o efeito da intenção de compartilhar o conhecimento sobre o comportamento de partilha
de conhecimento dos indivíduos; (vi) Propor um framework para o comportamento de partilha
de conhecimento na instituição. Trata-se de uma proposta de trabalho que alia investigação
teórica e análise prática em um contexto organizacional real, podendo resultar em contribuições
não apenas teóricas, mas também práticas e sociais. Para tanto, desenvolver-se-á uma pesquisa
de natureza exploratória e explicativa, com abordagem quantitativa e utilização de um Survey para a coleta de dados. Esses dados serão coletados por meio de um questionário estruturado, aplicado online, por meio da plataforma GoogleForms, com base em instrumentos previamente validados pela literatura e adaptados para o contexto institucional do TRT 22.