A eficiência na alocação de recursos públicos em educação é um fator determinante para o desenvolvimento social e econômico, sobretudo em contextos de restrições orçamentárias e desigualdades regionais, como ocorre no estado do Piauí. A proposta deste estudo tem como objetivo mensurar a eficiência e a produtividade dos investimentos públicos em educação nos municípios piauienses, com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos de 2015, 2017, 2019, 2021 e 2023. Para isso, adota-se uma abordagem quantitativa com aplicação da Análise Envoltória de Dados, combinada com o Índice de Produtividade de Malmquist, a fim de avaliar a eficiência técnica e suas variações ao longo do tempo. As variáveis utilizadas incluem insumos como despesas liquidadas com educação, relação aluno/docente, índice de infraestrutura escolar, indicador do esforço docente e indicador de adequação da formação docente, e como outputs, os resultados do IDEB nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os dados utilizados são secundários e foram extraídos de fontes oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e o Tesouro Nacional. A pesquisa visa preencher uma lacuna na literatura sobre eficiência em investimentos em educação nos municípios do Piauí, estado que apresenta bons indicadores de desempenho, apesar de enfrentar limitações estruturais. Espera-se identificar variações na eficiência ao longo do tempo e evidenciar boas práticas de gestão pública que possam ser replicadas em contextos similares, promovendo o uso mais racional dos recursos e contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes e equitativas na área educacional.