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NAIARA AMORIM DA SILVA AGUIAR
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CULTURA ORGANIZACIONAL E MUDANÇA: O PAPEL TRANSFORMACIONAL DO PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
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Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
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Data: 29/11/2024
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A implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) exigiu a incorporação de novos sistemas digitais, abrindo portas para oportunidades estratégicas e mudanças significativas no serviço público do país. Em busca de compreender essas transformações, a pesquisa teve como objetivo principal analisar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a perspectiva da capacidade organizacional para mudança. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, por meio do grupo focal realizado em duas sessões: uma com 12 servidores participantes do PGD e outra com 2 chefes de unidades em PGD no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Para a análise de conteúdo, foram definidas três categorias: (i) Contexto Organizacional, (ii) Processo de Mudança e (iii) Processo de Aprendizagem. Como resultado, o estudo apresentou uma análise do processo de implementação sob o aspecto da capacidade organizacional para mudança, descrevendo o contexto organizacional, o processo de mudança e o processo de aprendizagem relacionado à implementação do PGD na UFPI. Por fim, foram formuladas algumas recomendações para minimizar a resistência de certas chefias em adesão ao PGD, considerando que menos da metade dos servidores está vinculada ao programa. Um relatório técnico foi revisado com proposições de medidas para reduzir a resistência às mudanças por parte de algumas chefias.
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FERNANDO YGOR OLIVEIRA SILVA
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DIREITO À CULTURA E PARTICIPAÇÃO POPULAR: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS APROVADOS PELO EDITAL DO SISTEMA DE INCENTIVO ESTADUAL À CULTURA SIEC NO EXERCÍCIO 2023
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Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
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Data: 17/10/2024
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O Direito à Cultura e a participação popular são basilares para todo o indivíduo e possui respaldo na Constituição Federal de 1988, conhecida também com Carta Magna que rege o Estado Democrático de Direito brasileiro. Diante da importância, é mister se entender como as políticas públicas culturais se mostram a efetivar tais direitos, com uma contemplação universal ou reduzida à população, diante dos entraves que vão desde as questões socioeconômicas, distribuição e arrecadação de recursos à questões geográficas. O presente estudo tem como finalidade analisar a participação popular nas políticas públicas de acesso à cultura no Estado do Piauí, através dos projetos aprovados pelo edital do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), no exercício de 2023. Para isso, analisou-se os projetos culturais arcados pelo edital 2023 do SIEC. A amostra é formada por 378 projetos, divididos em 22 (Governo), 152 (interior) e 204 (capital). Também, aplicou-se uma entrevista semiestruturada com 5 (cinco) pessoas importantes ao objeto de estudo. Com vistas a garantir o acesso à cultura de forma universal, igualitária e com qualidade para todos, é salutar que o poder público tenha conhecimento da eficiência dos projetos por ele beneficiado, com a melhor relação custo-benefício, e que utilizam forma racional os recursos sem perder a qualidade dos serviços. Como contribuição o trabalho acrescentou uma abordagem de forma específica, ao considerar apenas os projetos contemplados pelo edital do SIEC do ano de 2023. Esse tipo de análise corrobora com o poder público e à sociedade, pois é possível avaliar a situação de acesso à cultura.
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HELLYNE NERY BATISTA SANTOS
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Inovação organizacional e Gestão das EBTs:Uma descrição das empresas de base tecnológica fomentadas pelo programa TECNOVA no estado do Ceará
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Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
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Data: 30/09/2024
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A inovação organizacional se define como sendo a implementação de mudanças na estrutura de uma empresa/organização. Como por exemplo, um novo método organizacional, novas práticas de negócios, na organização do local de trabalho, nas rotinas de trabalho ou nas relações com outas instituições(externas). Pode ser compreendida também, como sendo uma ferramenta para o sucesso das empresas (OCDE,2019). Diversos são os segmentos em que pode ser inserida a inovação organizacional, no pessoal, ambiental e de negócio, embora o foco maior seja na inovação tecnológica. A questão que se procura explanar neste trabalho, é justamente mostrar a importância da inovação organizacional junto as EBT’s apoiada pelo Governo. Para tentar responder a essa pergunta, foi proposto um questionário e uma entrevista, onde ambos foram elaborados a partir de outras pesquisas já realizadas sobre o tema, com o objetivo de conhecer características dessas empresas, como características as individuais do negócio, características da gestão e conhecer como a empresa interage com a inovação. Apesar de a ideia inicial ter sido abordar todas as empresas do programa TECNOVA-CE 1ª e 2ª edição-50 empresas, a pesquisa contou apenas com uma quantidade de 4 micro e pequenas empresas respondentes. Foram aplicados 3 questionários e 1 uma entrevista, basicamente com o mesmo conteúdo. O estudo indicou que nas empresas pesquisadas, existe a necessidade de mais investimento e aprimoramento em inovação, sendo que a solução encontrada, foi a aplicação de ferramentas de gestão como métodos de organização do trabalho para melhor distribuir responsabilidades, poder de decisão e melhorar suas rotinas. O estudo também, apresentou sugestões para novas pesquisas sobre o tema, já que umas das limitações da pesquisa, foi pequena quantidade de empresas pesquisadas. O estudo também traz contribuição para a literatura da inovação, oferecendo uma medida de orientação quanto a forma de gestão a ser aplicada no contexto das micro e pequenas empresas, haja vista o papel importante da inovação no crescimento das empresas. A pesquisa também oferece sugestões a serem exploradas em estudos futuros, como uma melhor caracterização do que seria inovação organizacional nas empresas e como elas a implementam.
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ALINE PACHECO SILVA
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ANTECEDENTES DO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL: UM OLHAR À LUZ DA SATISFAÇÃO E ESTILO GERENCIAL
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Data: 27/09/2024
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Este estudo tem como objetivo analisar a influência da satisfação no trabalho e do estilo gerencial nos comportamentos de cidadania organizacional, dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A compreensão dessa relação desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho saudável e motivador, onde os servidores se sentem valorizados e engajados em suas atividades e contribuições. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem descritiva de natureza quantitativa, utilizando questionários e análise multivariada de dados. Os resultados mostraram que fatores como faixa etária, estado civil, tempo de serviço, nível de escolaridade, setor de trabalho, cargo em comissão e prática de teletrabalho influenciaram algumas dimensões dos construtos analisados. O comportamento organizacional e a avaliação do estilo gerencial foram percebidos de forma positiva pelos técnicos, enquanto a satisfação no trabalho apresentou-se indiferente. As três análises fatoriais realizadas nas escalas revelaram achados importantes, incluindo a divisão e combinação de dimensões. A regressão linear indicou que, embora a satisfação no trabalho e a avaliação do estilo gerencial desempenhem um papel relevante na promoção dos comportamentos de cidadania organizacional, nem todos os aspectos contribuem igualmente para esse comportamento. A investigação das complexas interações entre esses antecedentes e os comportamentos de cidadania organizacional é de grande importância no contexto organizacional. Ao direcionar o foco para os comportamentos de cidadania organizacional percebidos pelos servidores técnicos administrativos da UFPI, este estudo preenche uma lacuna essencial na compreensão das dinâmicas internas que influenciam o nível de envolvimento dos servidores em suas atividades. Uma análise detalhada desses fatores oferece informações valiosas para gestores e líderes, permitindo a criação de estratégias que motivem e engajem os servidores, promovendo um ambiente de trabalho saudável, onde a participação voluntária e o comprometimento com a organização são incentivados de forma significativa.
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PRISCILA LUZ ABRAÃO
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Comunicação Estado-Sociedade: Análise da Linguagem Simples à luz da Teoria da Sinalização
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Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
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Data: 31/07/2024
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A comunicação entre Estado e sociedade é alvo de iniciativas globais que visam transformar o burocratês - marcado por termos técnico-legais, com palavras difíceis de entender para boa parte da população - em uma linguagem mais próxima do dia a dia das pessoas cidadãs/usuárias dos serviços públicos. Experiências com foco na linguagem simples, na forma de programas, políticas públicas ou estratégias, atuam no desafio de simplificar textos oficiais. Analisar reflexos de implementação da Linguagem Simples à luz da Teoria da Sinalização é o objetivo geral desta pesquisa, ao buscar compreender como o governo (sinalizador) produz sinais, ao reestruturar textos governamentais, no desafio de reduzir a desigualdade de informação perante os cidadãos (destinatários). Os procedimentos metodológicos adotados nesta abordagem qualitativa consistem de pesquisa documental, a fim de contextualizar as experiências relacionadas à linguagem simples expressas nas legislações do Brasil e de outros países; de revisões sistemáticas sobre linguagem simples e Teoria da Sinalização; de entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas no processo de implementação. Os dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo categorial inspirada em Bardin (2020), com auxílio do software Atlas.ti. Como resultado, as participantes das entrevistas caracterizaram, ressalvadas especificidades, um modelo de implementação baseado na sensibilização de servidoras e servidores sobre o tema, estimulando-os de forma autônoma a reconhecer e simplificar os documentos. Este sinal de simplificação, em construção e expansão nos últimos quatro anos, vem despertando o interesse de quem trabalha no serviço público, mas também provocado resistência à mudança cultural de escrever. É feito ainda por equipes pequenas, ainda que vise alcançar todos os setores. Tem apoio de áreas correlatas, como a Experiência do Usuário, o Direito Visual, mas enfrenta ruídos de comunicação com movimentos sociais e alguns representantes políticos. Benefícios e desafios listados pelas entrevistadas são coerentes com aqueles identificados nas revisões sistemáticas. A título de devolutiva, foi elaborado um relatório técnico na forma de guia, com a finalidade de trazer elementos que contribuam para as pessoas interessadas se apropriarem de informações que possam ajudá-las a operacionalizar iniciativas de simplificação de linguagem em documentos oficiais.
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MICHELANGELO SOUSA DA SILVA
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MATURIDADE DE INTELIGÊNCIA ANALÍTICA E CULTURA ORIENTADA POR DADOS: UMA AVALIAÇÃO DA SECRETARIA DE FAZENDA DO ESTADO DO MARANHÃO
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Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
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Data: 31/07/2024
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A Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ-MA), como administração tributária, reconhecida como atividade essencial ao Estado, recorre à Inteligência Analítica para suportar a tomada de decisão inerente ao seu propósito institucional (Brasil, 1988). Tal abordagem se refere à capacidade da organização de dispor de fontes de dados relevantes para a tomada de decisão através de insights analíticos (Halper; Stodder, 2014). A metodologia recorreu à pesquisa documental e a aplicação de questionários que avaliassem a maturidade da inteligência analítica e o nível de desenvolvimento de cultura de dados dos setores da SEFAZ-MA. A pesquisa documental recuperou arquivos disponíveis ao público e teve limitações por questões de sigilo funcional ou sensibilidade estratégica. A maturidade da inteligência analítica foi avaliada a partir do modelo de maturidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), desenvolvido para atender às peculiaridades das administrações tributárias, cujo layout possui cinco níveis e onze atributos. Tal modelo identificou-se que a SEFAZ-MA está no nível Emergente (1º nível), o qual representa aquelas administrações tributárias que já desenvolveram até certo ponto, na área da inteligência analítica, um progresso significativo, se concentrando no que está em vigor e nas limitações presentes (OCDE, 2022a). Quanto ao desenvolvimento em cultura de dados dos setores da SEFAZ-MA, há uma cultura informal restringindo o uso da inteligência analítica a alguns setores, enquanto outros não conseguem ainda perceber os benefícios de tal abordagem. A instituição, para evoluir o seu nível de sofisticação em inteligência analítica, precisa encarar desafios holísticos de ordem estratégica, de governança, culturais, orçamentários, de infraestrutura tecnológica, de desenvolvimento de capabilidades e processuais, caso contrário poderá não aproveitar as vantagens competitivas que a abordagem da inteligência analítica oferece estando sempre aquém de se estabelecer em um nível maduro em comparação com outras organizações de mesma natureza.
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MAYARA RODRIGUES DA SILVA SOUSA
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ACEITAÇÃO E USO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES
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Data: 24/05/2024
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A utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação em organizações públicas e privadas está a cada dia mais presente, auxiliando o processo decisório com o fornecimento de informações no tempo oportuno, melhorando efetividade organizacional. Porém, para instituição obter os benefícios citados, a tecnologia necessita ser aceita e utilizada pelos seus usuários, evitando o seu mau uso e sua subutilização. Nesse contexto, esta pesquisa buscou descobrir como os servidores aceitam e utilizam os sistemas SIPAC, SIGAA e SIGRH na Universidade Federal do Piauí (UFPI), verificando o nível de aceitação e uso. Para atingir o objetivo citado, foi utilizada a Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), desenvolvida por Venkatesh et al., (2003), que trata sobre o tema. A pesquisa classificou-se como aplicada e descritiva, e utilizou-se predominantemente de métodos quantitativos, tendo como procedimentos as pesquisas bibliográficas e documental, além do levantamento (survey) com a aplicação de questionários a servidores efetivos da UFPI. Para analisar os resultados, utilizou-se de estatísticas descritivas e análise inferencial utilizando testes não paramétricos de Mann Whitney. Os resultados demonstraram que, de modo geral, os sistemas são utilizados e aceitos pela maioria dos servidores da instituição. Algumas dificuldades foram encontradas, como a não percepção, pelos servidores, de reconhecimento na instituição por utilizarem os sistemas, além de indiferença quanto à assistência que a UFPI disponibiliza para sanar dúvidas. Foram analisadas como as condições moderadoras e os fatores determinantes se relacionam, e identificadas as semelhanças e diferenças encontradas em comparação com a Teoria UTAUT.
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FABRÍCIA DE SOUSA MIRANDA
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DA PAPELADA AO PRATO: ANÁLISE DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS À LUZ DA BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA
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Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
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Data: 05/04/2024
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Os Restaurantes Universitários (RUs), desde a sua criação, consolidaram-se como uma importante política de incentivo à permanência estudantil. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como o comportamento dos nutricionistas, burocratas de nível de rua, pode influenciar na implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Institucional (PAA-CI) nos Restaurantes Universitários da UFPI. Para isso, foram estudados os fatores que interferem na implementação das referidas políticas, por meio da categorização analítica proposta por Bonelli et al. (2019), a qual leva em consideração as dimensões: estruturais; ação individual e relacional da atuação dos agentes implementadores. Foi utilizada a estratégia de estudo de caso, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório para compreender a atuação dos nutricionistas servidores efetivos da instituição na implementação do PNAES e PAA-CI. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o corpus textual de dados obtido foi analisado por meio da perspectiva da análise temática interpretativista elucidada por Braun e Clarke (2006), com auxílio do software ATLAS.ti. Foram identificados diversos fatores que interferem no comportamento dos nutricionistas na execução das políticas estudadas. Em relação ao PNAES, os fatores estruturais e relacionais, se destacaram como os determinantes mais expressivos. No que se refere ao PAA- CI, os fatores estruturais foram proeminentes. Os principais desafios apontados pelos nutricionistas na implementação das políticas incluíram o relacionamento com os usuários, a carga de trabalho mais pesada, decorrente do número insuficiente de profissionais, o relacionamento com os fornecedores, a limitação de recursos e a falta de clareza do decreto Nº 7234 que regulamenta o PNAES. Como oportunidades foram identificadas a possibilidade de contribuir para a permanência do estudante e de fazer parte de sua formação, a questão financeira, inerente ao salário do cargo, a utilização de alimentos mais frescos e de melhor qualidade na produção das refeições, a possibilidade de se ter fornecedores mais próximos das unidades, a valorização da agricultura familiar e a perspectiva de colaborar com a sociedade. Deste modo, os achados desta pesquisa podem, no ponto de vista prático, contribuir com a Administração Pública para a melhoria da execução das políticas estudadas, disponibilizando informações para os agentes de alto e médio escalão, capazes de proporcionar avanços nas ações de assistência estudantil relacionadas à alimentação e à implementação do Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, podem colaborar para a diminuição das discrepâncias entre a formulação e a execução dos serviços prestados pelas unidades estudadas à academia.
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MÁRCIO FRANK RODRIGUES
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Aderência dos Discentes à Lei de 12.711/2012: Uma Análise do Desempenho dos Cotistas no Âmbito da Universidade Federal do Piauí - UFPI, no Período de 2012 a 2017
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Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
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Data: 27/03/2024
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A presente pesquisa visa avaliar o desempenho dos estudantes cotistas no âmbito da Universidade Federal do Piauí – UFPI. A pesquisa adota uma abordagem descritiva, que busca compreender, caracterizar e analisar os fenômenos em estudo, sem focar em estabelecer relações causais. A metodologia utilizada é predominantemente quantitativa, envolvendo a coleta sistemática de dados numéricos, que são posteriormente analisados por meio do DEA. Além disso, dados secundários são empregados para complementar a abordagem quantitativa, enriquecendo a análise. Ao final deste estudo, espera-se oferecer dados valiosos sobre o desempenho e os desafios enfrentados por estudantes cotistas nessa instituição de ensino público, contribuindo para a compreensão das dinâmicas relacionadas à implementação das políticas de cotas raciais e proporcionando subsídios para aprimorar a equidade e inclusão no ensino superior.
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ÁGATA MARTINS AVELINO
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Satisfação no trabalho e comprometimento organizacional entre servidores Técnico-Administrativos em Educação
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Data: 26/03/2024
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A satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional são construtos relevantes no âmbito da gestão de pessoas, pois influenciam comportamentos, percepções e atitudes, o que, por sua vez, se reflete nos resultados alcançados pelas organizações. Buscou-se neste trabalho investigar os níveis de satisfação e comprometimento e analisar a relação entre estes construtos em uma amostra de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de uma instituição federal de ensino do Piauí. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, com a utilização das Escalas de Satisfação no Trabalho/EST (Siqueira, 2008) e de Comprometimento Organizacional (Meyer, Allen, Smith, 1993). A idade, o nível de escolaridade e o tempo de serviço dos TAEs relacionaram-se tanto à satisfação no trabalho como ao comprometimento organizacional; houve associação entre o setor de lotação e o exercício de função de confiança somente com a satisfação; e o grau de escolaridade do cargo associou-se ao comprometimento. Os níveis de satisfação e comprometimento dos participantes são, respectivamente 4,72, que sinaliza indiferença com a satisfação no trabalho e 3,35, que indica comprometimento organizacional moderado. As dimensões satisfação com a chefia e colegas são as que promovem maior satisfação, enquanto a satisfação com as progressões e salário geram os menores níveis de satisfação. O comprometimento instrumental prevalece, seguido do afetivo e, por fim, do normativo. Ademais, constatou-se por meio da regressão linear que a satisfação no trabalho influenciou positivamente o comprometimento organizacional dos servidores, especialmente em sua dimensão instrumental. Como limitações da pesquisa tem-se sua natureza estática, que não inclui a captura de mudanças nos construtos ao longo do tempo; bem como a investigação de uma única categoria de trabalhadores em um só câmpus da instituição.
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ALMIR BEZERRA DA LUZ
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A EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS GASTOS PÚBLICOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS COM O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ANOS DE 2019 E 2020
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Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
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Data: 14/03/2024
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O objetivo geral do presente estudo foi analisar os níveis de eficiência técnica das universidades federais no período de 2019 e 2020, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), com modelo Charnes, Cooper e Rhodes (CCR), orientado a output. Os dados foram coletados no Painel Universitário 360° e na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A título de resultado notou-se que, no ano de 2019, 16,39% das universidades federais (UFABC, UFCA, UFCSPA, UFMT, UFPA, UFPI, UFSB, UNIFAL, UNIFESSPA e UNILAB) apresentaram níveis máximos de eficiência. No ano de 2020, 16,39% da amostra (UFAM, UFCA, UFCSPA, UFF, UFGD, UFOB, UFPI, UFSB, UNIFEI e UNILAB) também obtiveram nota máxima de escores. Esses resultados mostram- se relevantes, pois, demonstram o quanto as IFES precisam estar atentas a novas situações que possam comprometer as usas ações e interferir no seu objetivo, que é o ensino, pesquisa e extensão, contribuindo desta forma, com o desenvolvimento social e profissional do país. Além de trazer experiências, estando apta a lidar com situações futuras de calamidade pública imprevisíveis que possam comprometer sua continuidade.
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DANIELLA SOUSA SILVA
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Além do dever: análise das comissões processantes à luz da Teoria da Troca Social.
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Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
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Data: 19/01/2024
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A teoria da troca social está entre os paradigmas conceituais mais influentes para entender o comportamento no local de trabalho. Nessa perspectiva, como objetivo geral buscou-se compreender as interações sociais no contexto de trabalho das comissões processantes do Instituto Federal do Piauí, à luz da teoria da troca social. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevistas semiestruturadas com servidores públicos federais que atuam e/ou atuaram como membros de comissões processantes no IFPI. Os dados foram trabalhados por meio da análise temática de lógica interpretativista, proposta por Braun e Clarke (2006), com o auxílio do software MAXQDA. Por meio dos achados, foi possível verificar que o apoio organizacional e o suporte do Corregedor fortalecem o comprometimento dos membros das comissões com a organização e afetam positivamente o desempenho desses membros no trabalho e que a retribuição mútua impacta os aspectos psicológicos e de identificação organizacional dos participantes. Além disso, foram verificadas contribuições que os resultados dos processos correicionais trazem ao IFPI e à sociedade, como a proteção da imagem institucional, bem como, a credibilidade de que comportamentos desviantes não serão aceitos pela Instituição de ensino, dentre outras. Por outro lado, foram relatados os principais desafios enfrentados pelos servidores, durante o período de atuação como membros de comissões processantes no IFPI, e dentre elas, destacam-se passar por situações constrangedoras e a resistência dos demais colegas em colaborar com as investigações necessárias, assim como principais oportunidades ressaltaram a experiência adquirida e o crescimento profissional e pessoal. Logo, os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública, fornecendo-lhe informações para contribuir com a identificação de pontos a serem melhorados no desenvolvimento do trabalho das comissões correicionais, principalmente no que se refere às interações sociais entre os membros e demais servidores, demonstrando, assim, a importância de se cultivar, sobretudo, o fator humano do servidor.
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