Dissertações/Teses

2024
Descrição
  • NAIARA AMORIM DA SILVA AGUIAR
  • CULTURA ORGANIZACIONAL E MUDANÇA: O PAPEL TRANSFORMACIONAL DO PROGRAMA DE GESTÃO E DESEMPENHO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
  • Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
  • Data: 29/11/2024
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  • A implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) exigiu a incorporação de novos sistemas digitais, abrindo portas para oportunidades estratégicas e mudanças significativas no serviço público do país. Em busca de compreender essas transformações, a pesquisa teve como objetivo principal analisar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a perspectiva da capacidade organizacional para mudança. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, por meio do grupo focal realizado em duas sessões: uma com 12 servidores participantes do PGD e outra com 2 chefes de unidades em PGD no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Para a análise de conteúdo, foram definidas três categorias: (i) Contexto Organizacional, (ii) Processo de Mudança e (iii) Processo de Aprendizagem. Como resultado, o estudo apresentou uma análise do processo de implementação sob o aspecto da capacidade organizacional para mudança, descrevendo o contexto organizacional, o processo de mudança e o processo de aprendizagem relacionado à implementação do PGD na UFPI. Por fim, foram formuladas algumas recomendações para minimizar a resistência de certas chefias em adesão ao PGD, considerando que menos da metade dos servidores está vinculada ao programa. Um relatório técnico foi revisado com proposições de medidas para reduzir a resistência às mudanças por parte de algumas chefias.

  • FERNANDO YGOR OLIVEIRA SILVA
  • DIREITO À CULTURA E PARTICIPAÇÃO POPULAR: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS APROVADOS PELO EDITAL DO SISTEMA DE INCENTIVO ESTADUAL À CULTURA – SIEC NO EXERCÍCIO 2023
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 17/10/2024
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  • O Direito à Cultura e a participação popular são basilares para todo o indivíduo e possui respaldo na Constituição Federal de 1988, conhecida também com Carta Magna que rege o Estado Democrático de Direito brasileiro. Diante da importância, é mister se entender como as políticas públicas culturais se mostram a efetivar tais direitos, com uma contemplação universal ou reduzida à população, diante dos entraves que vão desde as questões socioeconômicas, distribuição e arrecadação de recursos à questões geográficas. O presente estudo tem como finalidade analisar a participação popular nas políticas públicas de acesso à cultura no Estado do Piauí, através dos projetos aprovados pelo edital do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), no exercício de 2023. Para isso, analisou-se os projetos culturais arcados pelo edital 2023 do SIEC. A amostra é formada por 378 projetos, divididos em 22 (Governo), 152 (interior) e 204 (capital). Também, aplicou-se uma entrevista semiestruturada com 5 (cinco) pessoas importantes ao objeto de estudo. Com vistas a garantir o acesso à cultura de forma universal, igualitária e com qualidade para todos, é salutar que o poder público tenha conhecimento da eficiência dos projetos por ele beneficiado, com a melhor relação custo-benefício, e que utilizam forma racional os recursos sem perder a qualidade dos serviços. Como contribuição o trabalho acrescentou uma abordagem de forma específica, ao considerar apenas os projetos contemplados pelo edital do SIEC do ano de 2023. Esse tipo de análise corrobora com o poder público e à sociedade, pois é possível avaliar a situação de acesso à cultura.

  • HELLYNE NERY BATISTA SANTOS
  • Inovação organizacional e Gestão das EBT’s:Uma descrição das empresas de base tecnológica fomentadas pelo programa TECNOVA no estado do Ceará
  • Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
  • Data: 30/09/2024
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  • A inovação organizacional se define como sendo a implementação de mudanças na estrutura de uma empresa/organização. Como por exemplo, um novo método organizacional, novas práticas de negócios, na organização do local de trabalho, nas rotinas de trabalho ou nas relações com outas instituições(externas). Pode ser compreendida também, como sendo uma ferramenta para o sucesso das empresas (OCDE,2019). Diversos são os segmentos em que pode ser inserida a inovação organizacional, no pessoal, ambiental e de negócio, embora o foco maior seja na inovação tecnológica. A questão que se procura explanar neste trabalho, é justamente mostrar a importância da inovação organizacional junto as EBT’s apoiada pelo Governo. Para tentar responder a essa pergunta, foi proposto um questionário e uma entrevista, onde ambos foram elaborados a partir de outras pesquisas já realizadas sobre o tema, com o objetivo de conhecer características dessas empresas, como características as individuais do negócio, características da gestão e conhecer como a empresa interage com a inovação. Apesar de a ideia inicial ter sido abordar todas as empresas do programa TECNOVA-CE 1ª e 2ª edição-50 empresas, a pesquisa contou apenas com uma quantidade de 4 micro e pequenas empresas respondentes. Foram aplicados 3 questionários e 1 uma entrevista, basicamente com o mesmo conteúdo. O estudo indicou que nas empresas pesquisadas, existe a necessidade de mais investimento e aprimoramento em inovação, sendo que a solução encontrada, foi a aplicação de ferramentas de gestão como métodos de organização do trabalho para melhor distribuir responsabilidades, poder de decisão e melhorar suas rotinas. O estudo também, apresentou sugestões para novas pesquisas sobre o tema, já que umas das limitações da pesquisa, foi pequena quantidade de empresas pesquisadas. O estudo também traz contribuição para a literatura da inovação, oferecendo uma medida de orientação quanto a forma de gestão a ser aplicada no contexto das micro e pequenas empresas, haja vista o papel importante da inovação no crescimento das empresas. A pesquisa também oferece sugestões a serem exploradas em estudos futuros, como uma melhor caracterização do que seria inovação organizacional nas empresas e como elas a implementam.

     

  • ALINE PACHECO SILVA
  • ANTECEDENTES DO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL: UM OLHAR À LUZ DA SATISFAÇÃO E ESTILO GERENCIAL
  • Data: 27/09/2024
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    Este estudo tem como objetivo analisar a influência da satisfação no trabalho e do estilo gerencial nos comportamentos de cidadania organizacional, dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A compreensão dessa relação desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente de trabalho saudável e motivador, onde os servidores se sentem valorizados e engajados em suas atividades e contribuições. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem descritiva de natureza quantitativa, utilizando questionários e análise multivariada de dados. Os resultados mostraram que fatores como faixa etária, estado civil, tempo de serviço, nível de escolaridade, setor de trabalho, cargo em comissão e prática de teletrabalho influenciaram algumas dimensões dos construtos analisados. O comportamento organizacional e a avaliação do estilo gerencial foram percebidos de forma positiva pelos técnicos, enquanto a satisfação no trabalho apresentou-se indiferente. As três análises fatoriais realizadas nas escalas revelaram achados importantes, incluindo a divisão e combinação de dimensões. A regressão linear indicou que, embora a satisfação no trabalho e a avaliação do estilo gerencial desempenhem um papel relevante na promoção dos comportamentos de cidadania organizacional, nem todos os aspectos contribuem igualmente para esse comportamento. A investigação das complexas interações entre esses antecedentes e os comportamentos de cidadania organizacional é de grande importância no contexto organizacional. Ao direcionar o foco para os comportamentos de cidadania organizacional percebidos pelos servidores técnicos administrativos da UFPI, este estudo preenche uma lacuna essencial na compreensão das dinâmicas internas que influenciam o nível de envolvimento dos servidores em suas atividades. Uma análise detalhada desses fatores oferece informações valiosas para gestores e líderes, permitindo a criação de estratégias que motivem e engajem os servidores, promovendo um ambiente de trabalho saudável, onde a participação voluntária e o comprometimento com a organização são incentivados de forma significativa.

     

     

  • PRISCILA LUZ ABRAÃO
  • Comunicação Estado-Sociedade: Análise da Linguagem Simples à luz da Teoria da Sinalização
  • Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
  • Data: 31/07/2024
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    A comunicação entre Estado e sociedade é alvo de iniciativas globais que visam transformar o burocratês - marcado por termos técnico-legais, com palavras difíceis de entender para boa parte da população - em uma linguagem mais próxima do dia a dia das pessoas cidadãs/usuárias dos serviços públicos. Experiências com foco na linguagem simples, na forma de programas, políticas públicas ou estratégias, atuam no desafio de simplificar textos oficiais. Analisar reflexos de implementação da Linguagem Simples à luz da Teoria da Sinalização é o objetivo geral desta pesquisa, ao buscar compreender como o governo (sinalizador) produz sinais, ao reestruturar textos governamentais, no desafio de reduzir a desigualdade de informação perante os cidadãos (destinatários). Os procedimentos metodológicos adotados nesta abordagem qualitativa consistem de pesquisa documental, a fim de contextualizar as experiências relacionadas à linguagem simples expressas nas legislações do Brasil e de outros países; de revisões sistemáticas sobre linguagem simples e Teoria da Sinalização; de entrevistas semiestruturadas com pessoas envolvidas no processo de implementação. Os dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo categorial inspirada em Bardin (2020), com auxílio do software Atlas.ti. Como resultado, as participantes das entrevistas caracterizaram, ressalvadas especificidades, um modelo de implementação baseado na sensibilização de servidoras e servidores sobre o tema, estimulando-os de forma autônoma a reconhecer e simplificar os documentos. Este sinal de simplificação, em construção e expansão nos últimos quatro anos, vem despertando o interesse de quem trabalha no serviço público, mas também provocado resistência à mudança cultural de escrever. É feito ainda por equipes pequenas, ainda que vise alcançar todos os setores. Tem apoio de áreas correlatas, como a Experiência do Usuário, o Direito Visual, mas enfrenta ruídos de comunicação com movimentos sociais e alguns representantes políticos. Benefícios e desafios listados pelas entrevistadas são coerentes com aqueles identificados nas revisões sistemáticas. A título de devolutiva, foi elaborado um relatório técnico na forma de guia, com a finalidade de trazer elementos que contribuam para as pessoas interessadas se apropriarem de informações que possam ajudá-las a operacionalizar iniciativas de simplificação de linguagem em documentos oficiais.

     

     

  • MICHELANGELO SOUSA DA SILVA
  • MATURIDADE DE INTELIGÊNCIA ANALÍTICA E CULTURA ORIENTADA POR DADOS: UMA AVALIAÇÃO DA SECRETARIA DE FAZENDA DO ESTADO DO MARANHÃO
  • Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
  • Data: 31/07/2024
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  • A Secretaria de Fazenda do Estado do Maranhão (SEFAZ-MA), como administração tributária, reconhecida como atividade essencial ao Estado, recorre à Inteligência Analítica para suportar a tomada de decisão inerente ao seu propósito institucional (Brasil, 1988). Tal abordagem se refere à capacidade da organização de dispor de fontes de dados relevantes para a tomada de decisão através de insights analíticos (Halper; Stodder, 2014). A metodologia recorreu à pesquisa documental e a aplicação de questionários que avaliassem a maturidade da inteligência analítica e o nível de desenvolvimento de cultura de dados dos setores da SEFAZ-MA. A pesquisa documental recuperou arquivos disponíveis ao público e teve limitações por questões de sigilo funcional ou sensibilidade estratégica. A maturidade da inteligência analítica foi avaliada a partir do modelo de maturidade da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), desenvolvido para atender às peculiaridades das administrações tributárias, cujo layout possui cinco níveis e onze atributos. Tal modelo identificou-se que a SEFAZ-MA está no nível Emergente (1º nível), o qual representa aquelas administrações tributárias que já desenvolveram até certo ponto, na área da inteligência analítica, um progresso significativo, se concentrando no que está em vigor e nas limitações presentes (OCDE, 2022a). Quanto ao desenvolvimento em cultura de dados dos setores da SEFAZ-MA, há uma cultura informal restringindo o uso da inteligência analítica a alguns setores, enquanto outros não conseguem ainda perceber os benefícios de tal abordagem. A instituição, para evoluir o seu nível de sofisticação em inteligência analítica, precisa encarar desafios holísticos de ordem estratégica, de governança, culturais, orçamentários, de infraestrutura tecnológica, de desenvolvimento de capabilidades e processuais, caso contrário poderá não aproveitar as vantagens competitivas que a abordagem da inteligência analítica oferece estando sempre aquém de se estabelecer em um nível maduro em comparação com outras organizações de mesma natureza.

  • MAYARA RODRIGUES DA SILVA SOUSA
  • ACEITAÇÃO E USO DOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES
  • Data: 24/05/2024
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  • A utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação em organizações públicas e privadas está a cada dia mais presente, auxiliando o processo decisório com o fornecimento de informações no tempo oportuno, melhorando efetividade organizacional. Porém, para instituição obter os benefícios citados, a tecnologia necessita ser aceita e utilizada pelos seus usuários, evitando o seu mau uso e sua subutilização. Nesse contexto, esta pesquisa buscou descobrir como os servidores aceitam e utilizam os sistemas SIPAC, SIGAA e SIGRH na Universidade Federal do Piauí (UFPI), verificando o nível de aceitação e uso. Para atingir o objetivo citado, foi utilizada a Teoria Unificada da Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), desenvolvida por Venkatesh et al., (2003), que trata sobre o tema. A pesquisa classificou-se como aplicada e descritiva, e utilizou-se predominantemente de métodos quantitativos, tendo como procedimentos as pesquisas bibliográficas e documental, além do levantamento (survey) com a aplicação de questionários a servidores efetivos da UFPI. Para analisar os resultados, utilizou-se de estatísticas descritivas e análise inferencial utilizando testes não paramétricos de Mann Whitney. Os resultados demonstraram que, de modo geral, os sistemas são utilizados e aceitos pela maioria dos servidores da instituição. Algumas dificuldades foram encontradas, como a não percepção, pelos servidores, de reconhecimento na instituição por utilizarem os sistemas, além de indiferença quanto à assistência que a UFPI disponibiliza para sanar dúvidas. Foram analisadas como as condições moderadoras e os fatores determinantes se relacionam, e identificadas as semelhanças e diferenças encontradas em comparação com a Teoria UTAUT.

  • FABRÍCIA DE SOUSA MIRANDA
  • DA PAPELADA AO PRATO: ANÁLISE DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS À LUZ DA BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA
  • Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
  • Data: 05/04/2024
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  • Os Restaurantes Universitários (RUs), desde a sua criação, consolidaram-se como uma importante política de incentivo à permanência estudantil. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como o comportamento dos nutricionistas, burocratas de nível de rua, pode influenciar na implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Institucional (PAA-CI) nos Restaurantes Universitários da UFPI. Para isso, foram estudados os fatores que interferem na implementação das referidas políticas, por meio da categorização analítica proposta por Bonelli et al. (2019), a qual leva em consideração as dimensões: estruturais; ação individual e relacional da atuação dos agentes implementadores. Foi utilizada a estratégia de estudo de caso, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório para compreender a atuação dos nutricionistas servidores efetivos da instituição na implementação do PNAES e PAA-CI. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o corpus textual de dados obtido foi analisado por meio da perspectiva da análise temática interpretativista elucidada por Braun e Clarke (2006), com auxílio do software ATLAS.ti. Foram identificados diversos fatores que interferem no comportamento dos nutricionistas na execução das políticas estudadas. Em relação ao PNAES, os fatores estruturais e relacionais, se destacaram como os determinantes mais expressivos. No que se refere ao PAA- CI, os fatores estruturais foram proeminentes. Os principais desafios apontados pelos nutricionistas na implementação das políticas incluíram o relacionamento com os usuários, a carga de trabalho mais pesada, decorrente do número insuficiente de profissionais, o relacionamento com os fornecedores, a limitação de recursos e a falta de clareza do decreto Nº 7234 que regulamenta o PNAES. Como oportunidades foram identificadas a possibilidade de contribuir para a permanência do estudante e de fazer parte de sua formação, a questão financeira, inerente ao salário do cargo, a utilização de alimentos mais frescos e de melhor qualidade na produção das refeições, a possibilidade de se ter fornecedores mais próximos das unidades, a valorização da agricultura familiar e a perspectiva de colaborar com a sociedade. Deste modo, os achados desta pesquisa podem, no ponto de vista prático, contribuir com a Administração Pública para a melhoria da execução das políticas estudadas, disponibilizando informações para os agentes de alto e médio escalão, capazes de proporcionar avanços nas ações de assistência estudantil relacionadas à alimentação e à implementação do Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, podem colaborar para a diminuição das discrepâncias entre a formulação e a execução dos serviços prestados pelas unidades estudadas à academia.

     

  • MÁRCIO FRANK RODRIGUES
  • Aderência dos Discentes à Lei de 12.711/2012: Uma Análise do Desempenho dos Cotistas no Âmbito da Universidade Federal do Piauí - UFPI, no Período de 2012 a 2017
  • Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
  • Data: 27/03/2024
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  • A presente pesquisa visa avaliar o desempenho dos estudantes cotistas no âmbito da Universidade Federal do Piauí – UFPI. A pesquisa adota uma abordagem descritiva, que busca compreender, caracterizar e analisar os fenômenos em estudo, sem focar em estabelecer relações causais. A metodologia utilizada é predominantemente quantitativa, envolvendo a coleta sistemática de dados numéricos, que são posteriormente analisados por meio do DEA. Além disso, dados secundários são empregados para complementar a abordagem quantitativa, enriquecendo a análise. Ao final deste estudo, espera-se oferecer dados valiosos sobre o desempenho e os desafios enfrentados por estudantes cotistas nessa instituição de ensino público, contribuindo para a compreensão das dinâmicas relacionadas à implementação das políticas de cotas raciais e proporcionando subsídios para aprimorar a equidade e inclusão no ensino superior.

  • ÁGATA MARTINS AVELINO
  • Satisfação no trabalho e comprometimento organizacional entre servidores Técnico-Administrativos em Educação
  • Data: 26/03/2024
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  • A satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional são construtos relevantes no âmbito da gestão de pessoas, pois influenciam comportamentos, percepções e atitudes, o que, por sua vez, se reflete nos resultados alcançados pelas organizações. Buscou-se neste trabalho investigar os níveis de satisfação e comprometimento e analisar a relação entre estes construtos em uma amostra de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de uma instituição federal de ensino do Piauí. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, com a utilização das Escalas de Satisfação no Trabalho/EST (Siqueira, 2008) e de Comprometimento Organizacional (Meyer, Allen, Smith, 1993). A idade, o nível de escolaridade e o tempo de serviço dos TAEs relacionaram-se tanto à satisfação no trabalho como ao comprometimento organizacional; houve associação entre o setor de lotação e o exercício de função de confiança somente com a satisfação; e o grau de escolaridade do cargo associou-se ao comprometimento. Os níveis de satisfação e comprometimento dos participantes são, respectivamente 4,72, que sinaliza indiferença com a satisfação no trabalho e 3,35, que indica comprometimento organizacional moderado. As dimensões satisfação com a chefia e colegas são as que promovem maior satisfação, enquanto a satisfação com as progressões e salário geram os menores níveis de satisfação. O comprometimento instrumental prevalece, seguido do afetivo e, por fim, do normativo. Ademais, constatou-se por meio da regressão linear que a satisfação no trabalho influenciou positivamente o comprometimento organizacional dos servidores, especialmente em sua dimensão instrumental. Como limitações da pesquisa tem-se sua natureza estática, que não inclui a captura de mudanças nos construtos ao longo do tempo; bem como a investigação de uma única categoria de trabalhadores em um só câmpus da instituição.

  • ALMIR BEZERRA DA LUZ
  • A EFICIÊNCIA TÉCNICA DOS GASTOS PÚBLICOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS COM O ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ANOS DE 2019 E 2020
  • Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
  • Data: 14/03/2024
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  • O objetivo geral do presente estudo foi analisar os níveis de eficiência técnica das
    universidades federais no período de 2019 e 2020, por meio da Análise Envoltória de Dados
    (DEA), com modelo Charnes, Cooper e Rhodes (CCR), orientado a output. Os dados foram
    coletados no Painel Universitário 360° e na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e
    Pesquisas Educacionais (Inep). A título de resultado notou-se que, no ano de 2019, 16,39%
    das universidades federais (UFABC, UFCA, UFCSPA, UFMT, UFPA, UFPI, UFSB,
    UNIFAL, UNIFESSPA e UNILAB) apresentaram níveis máximos de eficiência. No ano de
    2020, 16,39% da amostra (UFAM, UFCA, UFCSPA, UFF, UFGD, UFOB, UFPI, UFSB,
    UNIFEI e UNILAB) também obtiveram nota máxima de escores. Esses resultados mostram-
    se relevantes, pois, demonstram o quanto as IFES precisam estar atentas a novas situações que
    possam comprometer as usas ações e interferir no seu objetivo, que é o ensino, pesquisa e
    extensão, contribuindo desta forma, com o desenvolvimento social e profissional do país.
    Além de trazer experiências, estando apta a lidar com situações futuras de calamidade pública
    imprevisíveis que possam comprometer sua continuidade.

  • DANIELLA SOUSA SILVA
  • Além do dever: análise das comissões processantes à luz da Teoria da Troca Social.
  • Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
  • Data: 19/01/2024
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  • A teoria da troca social está entre os paradigmas conceituais mais influentes para entender o
    comportamento no local de trabalho. Nessa perspectiva, como objetivo geral buscou-se
    compreender as interações sociais no contexto de trabalho das comissões processantes do
    Instituto Federal do Piauí, à luz da teoria da troca social. Para tanto, foi adotada a abordagem
    qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevistas semiestruturadas com servidores públicos
    federais que atuam e/ou atuaram como membros de comissões processantes no IFPI. Os
    dados foram trabalhados por meio da análise temática de lógica interpretativista, proposta por
    Braun e Clarke (2006), com o auxílio do software MAXQDA. Por meio dos achados, foi
    possível verificar que o apoio organizacional e o suporte do Corregedor fortalecem o
    comprometimento dos membros das comissões com a organização e afetam positivamente o
    desempenho desses membros no trabalho e que a retribuição mútua impacta os aspectos
    psicológicos e de identificação organizacional dos participantes. Além disso, foram
    verificadas contribuições que os resultados dos processos correicionais trazem ao IFPI e à
    sociedade, como a proteção da imagem institucional, bem como, a credibilidade de que
    comportamentos desviantes não serão aceitos pela Instituição de ensino, dentre outras. Por
    outro lado, foram relatados os principais desafios enfrentados pelos servidores, durante o
    período de atuação como membros de comissões processantes no IFPI, e dentre elas,
    destacam-se passar por situações constrangedoras e a resistência dos demais colegas em
    colaborar com as investigações necessárias, assim como principais oportunidades ressaltaram
    a experiência adquirida e o crescimento profissional e pessoal. Logo, os conhecimentos
    oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública,
    fornecendo-lhe informações para contribuir com a identificação de pontos a serem
    melhorados no desenvolvimento do trabalho das comissões correicionais, principalmente no
    que se refere às interações sociais entre os membros e demais servidores, demonstrando,
    assim, a importância de se cultivar, sobretudo, o fator humano do servidor.

2023
Descrição
  • MABIO DARLAN RODRIGUES ITALIANO
  • O PAPEL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: RELAÇÃO FADEX/UFPI
  • Orientador : MONIQUE DE MENEZES
  • Data: 20/12/2023
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  • As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) se definem pela presença de três fundamentos inseparáveis: ensino, pesquisa e extensão. Conforme estabelecido no artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, as universidades possuem autonomia didático-científica, administrativa, financeira e patrimonial, sempre seguindo o princípio da inseparabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As fundações de apoio foram criadas para auxiliar as instituições federais de ensino superior (IFES) e as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) em suas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, avanço institucional, científico e tecnológico, bem como fomento à inovação, incluindo a gestão administrativa e financeira essencial para a realização dessas iniciativas. O trabalho em questão focou na análise do papel das fundações de apoio em colaboração com universidades públicas federias, institutos e outras entidades atuantes em ciência, tecnologia e inovação. Assim, conduzimos um estudo de caso específico sobre a relação institucional entre a FADEX e a Universidade Federal do Piauí. Nesse sentido, esta pesquisa visou analisar o desenho institucional de atuação das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior, com ênfase na relação entre a FADEX e a Universidade Federal do Piauí, especialmente sob a perspectiva de uma instituição que atua como catalisadora, facilitando o funcionamento, expansão e progresso do ensino e da ciência. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi exploratória, descritiva e aplicada, com uma abordagem qualitativa e estruturada como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da análise de documentos e pela lógica indutiva, baseado na observação e experiência do pesquisador. A interpretação desses dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. O resultado da pesquisa foi que a FADEX tem se estabelecido como um pilar fundamental no avanço da ciência, tecnologia e inovação no Estado, desempenhando um papel crucial ao apoiar a UFPI tanto em suas missões principais quanto nas operacionais. Ainda que a política adotada pela FADEX possa ser aprimorada, acaba sendo compreensível que a UFPI, ao ser apoiada pela FADEX, alcançou notáveis avanços na eficiência de gestão de parte de seus projetos.

  • JEAN CARLOS DA SILVA SOUSA
  • A implantação do diploma digital na Universidade Federal do Piauí (UFPI): uma análise da eficiência do gasto público na era da informação
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 13/10/2023
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    Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um aumento considerável dos gastos públicos e os sucessivos rombos no orçamento parecem ter se tornado rotina. Frente a isso, a crise fiscal acentuada com a pandemia de Covid-19 obrigou massivos dispêndios financeiros e sucessivas aberturas de créditos extraordinários. Não obstante, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vêm sofrendo com diversos cortes orçamentários gerando incertezas sobre seu funcionamento, prestação de serviços e assistência estudantil. De acordo com Paludo (2020), a alta carga tributária e a morosidade na prestação dos serviços públicos têm causado insatisfação aos usuários, fazendo com que o poder público passe a adotar estratégias que tornem esses serviços mais eficientes, com mais qualidade e com menor custo. Nesse contexto, tem-se a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reflexo da era da informação. No âmbito do Ministério da Educação (MEC), foi instituído o diploma digital nas universidades e institutos federais. Assim, este trabalho investiga como essa implantação está ocorrendo na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nessa direção, questiona-se: como a implantação do diploma digital impacta na eficiência de gastos da UFPI? De modo que o objetivo da pesquisa é identificar como a implantação impacta no orçamento da UFPI. Pretende-se, dessa forma, dar uma abordagem de compreensão qualitativa aos resultados. Trata-se de pesquisa de caráter exploratória, com investigação documental e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturada com gestores locais envolvidos na prestação do serviço. Seis categorias de análise foram estabelecidas e os resultados demonstraram redução de aproximadamente 90% dos custos para emissão de diplomas, além da simplificação e padronização do processo e redução do tempo de espera.

  • FERNANDO LAERTE MIRANDA DE CARVALHO
  • SISTEMA DE CONTROLE INTERNO: UM ESTUDO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL
  • Data: 05/10/2023
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  • A partir do conceito do New Public Management, a Administração Pública almeja resultados no intuito de prestar serviços de qualidade ao cidadão, considerando a qualidade do gasto público e aprimorando as práticas de gestão, utilizando o controle interno como ferramenta de apoio. Nesta seara, a Controladoria Governamental emerge como entidade responsável por propiciar uma visão holística e sistêmica na implementação de mecanismos que contribuam com a transparência da aplicação dos recursos públicos. Diante da modernização e da reforma do aparelho estatal que implicou mudança da forma de controle, em que se tem, atualmente, um controle voltado para resultados e capaz de mensurar os resultados das políticas públicas a partir de indicadores de desempenhos, esta pesquisa tem por objetivo: analisar o processo de institucionalização dos núcleos setoriais de controle interno na administração pública do estado do Piauí. Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Teoria Institucional. Utilizou-se da abordagem qualitativa e de tipologia descritiva e exploratória, por meio do qual os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com agentes públicos vinculados aos núcleos de controle interno de órgãos e secretarias do estado e na Controladoria Geral do Estado. A técnica de análise do conteúdo foi utilizada na análise dos dados, em que foram criadas seis categorias de análise: campo organizacional, habitualização, objetificação, sedimentação, isomorfismo e legitimação. Constatou-se que a estrutura organizacional do controle interno e as atividades dos núcleos setoriais sofreram inovações, em parte, devido à implementação do Decreto n. 17.526/2017, o que configurou uma pressão da legislação. Os resultados obtidos indicam alta aderência às características da fase de habitualização do processo de institucionalização, moderada aderência à fase de objetificação e aderência intermediária à fase de sedimentação, tendo em vista que, nesta última, não há uma difusão da estrutura em sua forma completa, seja pela sua perpetuação ou pela sua propagação no ambiente. Detectou-se baixa atividade de teorização (legitimidade normativa e cognitiva) por grupos de interesse dentro dos órgãos, moderado risco de descontinuidade e alto índice de resistência social em relação ao controle interno. A ausência de conhecimento dos objetivos da atividade acentua estes problemas. Recomenda-se, para minimizá-los, trabalhos de conscientização, orientação, capacitação e treinamento. Esta ação deve criar uma aproximação entre o controle interno e as outras áreas, fortalecendo o entendimento de que o esforço das atividades de controle reforçam a gestão, apoiam no alcance dos objetivos institucionais e trazem eficiência e eficácia para a entidade. Constatou-se a presença dos três tipos de isomorfismo nos NCIs pesquisados, predominando, na percepção dos entrevistados, as práticas de isomorfismo coercitivo e mimético nos procedimentos do controle interno. Os membros dos núcleos estudados não estão organizados na busca pela definição de condições e métodos de trabalho. Também não há o estabelecimento de uma base cognitiva e da legitimação para a autonomia ocupacional. Além disso, eles não possuem ligação com qualquer associação ou entidade profissional, o que evidencia uma forma de decoupling. Constatou-se ainda que, com pequenas ressalvas, todas as esferas e características da legitimidade analisada estão instituídas no controle interno em estudo.

  • GEORGE DO NASCIMENTO NUNES
  • AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: Um estudo com docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior
  • Data: 03/10/2023
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  • Nas organizações a utilização do conceito de competência como ferramenta de gestão, surge associada ao discurso de gerir pessoas de forma a agregar valor à organização, alinhando os objetivos organizacionais às práticas. As competências estão relacionadas ao contexto da organização e sua percepção está direcionada a alguns verbos como: saber agir, aprender e mobilizar. No contexto educacional, um bom professor é caracterizado por 3(três) categorias de competências: 1) didático-pedagógicas- métodos de ensino-aprendizagem; 2) competências humanistas- relação professor/ aluno e 3) competências conceituais- conhecimentos do conteúdo da disciplina. No entanto existem as competências que as pessoas podem desenvolver, e somado ao fato referente ao momento de pandemia covid-19, onde o Ministério da Educação (MEC) cria a Portaria nº 343/20 autorizando as aulas por meios digitais, os professores tiveram que se adaptarem a essa modalidade de ensino, adquirindo e desenvolvendo competências essenciais a este contexto, como a comunicação, a tecnológica e a socioemocional. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, o objetivo deste estudo é analisar as competências desenvolvidas por docentes do ensino superior público durante o ensino remoto imposto pela pandemia de covid-19. Com essa finalidade, foram identificadas através da literatura, as competências de comunicação, tecnológica e socioemocional dos docentes do ensino superior desenvolvidas na fase de ensino remoto na pandemia covid-19. Fundamentado nessa revisão, elaborou-se o roteiro de entrevistas, aplicado a 9(nove) professores de um Departamento de curso de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Apresentando como resultado, chegou-se a um conjunto de competências, distribuídas em três categorias: comunicativas - Utilizar e adaptar às novas tecnologias e estratégias de ensino online, Promover interação e feedback; tecnológicas - capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para a comunicação, capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para relação interpessoal e capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para agregar novos conhecimentos; e, socioemocionais - conseguir manter/desenvolver relacionamentos com os discentes. As competências necessárias a ser desenvolvidas para atuação no contexto de ensino remoto foram propostas à instituição e apresentadas como produto técnico, em formato de podcast.

  • GABRIEL SELVATICI MARCHESI
  • MENSURAÇÃO DA QUALIDADE PERCEBIDA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE NA SEFAZ/MA
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 02/10/2023
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  • O foco na qualidade na prestação de serviços, no ambiente privado, perpassa uma forma de diferenciação da organização em um mercado competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes, e o desenvolvimento desse foco tornou-se mandatório para a sobrevivência das empresas. Ainda que mais recente e em ritmo mais lento, o desenvolvimento da qualidade nos serviços públicos tornou-se a solução para o cumprimento da missão do Estado, em um ambiente com demanda crescente por mais e melhores serviços, ao mesmo tempo em que os recursos de financiamento disponíveis seguem escassos. Fazer mais com menos deixou de ser uma opção na esfera pública. Nesse contexto, a fim de orientar as ações das instituições em busca de um constante aprimoramento da qualidade de seus serviços, faz-se necessário entender a composição dessa qualidade, sob a ótica da percepção do usuário. Esta pesquisa objetiva identificar os fatores que afetam a qualidade, tendo como objeto, um determinado serviço público da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Maranhão prestado no formato de autoatendimento digital. Por meio de uma abordagem quantitativa e objetivo descritivo e explicativo, utilizou-se a aplicação de questionário, formulado a partir de adaptações do modelo Br-GovQual, aos usuários do serviço. Submetendo os dados à técnica de Modelagem de Equações Estruturais, sugere-se um questionário de 12 itens distribuídos entre as dimensões Segurança/Privacidade e Usabilidade. Através de análise estatística, sugere-se que os respondentes avaliam de forma positiva a dimensão Segurança/Privacidade e de forma neutra a dimensão Usabilidade. Por fim, propôs-se sugestões de melhoria para a dimensão Usabilidade com base na Cartilha de Usabilidade do Projeto Padrões Web em Governo Eletrônico, do Programa de Governo Eletrônico do Governo Federal.


  • CLÁUDIO SAID BARROS DE SOUZA
  • Barreiras e estratégias para efetivação das compras do PNAE com a agricultura familiar na rede pública estadual de educação em Teresina-PI.
  • Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
  • Data: 29/09/2023
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  • Com a promulgação da Lei 11.947/2009, o Programa Nacional de Alimentação Escolar -
    PNAE adotou novas diretrizes que enfatizam o desenvolvimento sustentável, local e inclusivo.
    Para tanto, a lei estabeleceu que pelo menos 30% dos recursos repassados do Fundo Nacional
    de Desenvolvimento da Educação - FNDE às Entidades Executoras (EEx) deveriam ser
    direcionados para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar. Nesse sentido,
    esta dissertação analisa a percepção dos gestores locais do PNAE em relação à eficácia das
    compras com a agricultura familiar na rede estadual de educação em Teresina. O estudo em
    questão é de natureza descritiva e qualitativa e se baseia na metodologia de trabalho para
    avaliação da eficácia das políticas públicas, conforme Draibe, 2001. Para tratamento dos dados,
    utiliza-se a análise de conteúdo auxiliada pelo Atlas TI, partindo de quatro categorias: sistemas
    decisórios e gerenciais; processos de divulgação e comunicação; processos de seleção;
    processos de capacitação; sistemas logísticos; e monitoramento e avaliação internos. Busca-se
    assim contribuir com os poucos estudos sobre a implementação do PNAE em casos de gestão
    escolarizada, modalidade que, segundo algumas pesquisas e dados do FNDE, apresenta
    desempenho insatisfatório no cumprimento da meta de compra de 30% com a agricultura
    familiar; e com os estudos acerca do PNAE no Piauí. Os resultados evidenciaram que a meta de
    compra de 30% ainda não tem sido alcançada plenamente pela SEDUC-PI e que há a presença
    de barreiras nas categorias abordadas por Draibe (2001). Pode-se apontar espaços de melhorias,
    por exemplo, em termos de composição das equipes que atuam no PNAE, no aperfeiçoamento
    das ações de publicização, na ampliação das ações de capacitação interna, no reforço à
    articulação com os agricultores e instituições parceiras e no aperfeiçoamento das formas de
    avaliação e monitoramento internos. Por outro lado, é preciso olhar para o problema como um
    todo, questionando também a participação do poder público e de órgãos de agricultura na
    prestação da devida assistência e subsídio para esses grupos.

  • ALEX DOS SANTOS ALVES
  • TERCEIRIZAÇÕES DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A UFPI E AS EMPRESAS TERCEIRIZADAS SOB A ÓTICA DOS AGENTES DE FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL
  • Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
  • Data: 26/09/2023
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  • O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação de agência estabelecida entre a Universidade Federal do Piauí e as empresas de terceirização de serviços. Nesse contexto, considerando que a fiscalização contratual assume a responsabilidade de mediar os interesses das partes envolvidas no acordo, e dada a estreita ligação dos agentes designados para essa incumbência com o objeto em análise, a apresentação crítica de suas percepções sobre fatores contingentes presentes na parceria, especialmente no que diz respeito à delegação e execução dos serviços terceirizados, pode contribuir de forma significativa para uma compreensão clara e abrangente das interações e condutas promovidas pelos envolvidos em busca da satisfação de seus interesses. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, utilizando o método de estudo de campo, com foco no Campus Floriano da Universidade Federal do Piauí. A fundamentação teórica estabelece a ocorrência de pelo menos quatro possíveis conflitos de agência com o potencial de interferir no equilíbrio do acordo entre a UFPI e as empresas prestadoras de serviços. Esses conflitos envolvem distinções nas motivações e objetivos, preferências diante do risco e horizonte temporal, bem como assimetria de informação, que pode se manifestar como seleção adversa e/ou risco moral. Os resultados apontam que, conforme indicado pela teoria, os problemas de agência estão presentes na maioria das relações de cooperação entre dois atores, como observado na parceria entre a UFPI e as empresas interpostas. No entanto, embora os conflitos ocorram nos acordos homologados entre a instituição e os parceiros privados, a atividade de fiscalização tem a capacidade de adotar medidas para mitigá-los, visto que existe um padrão de procedimentos para o acompanhamento dos contratos terceirizados na UFPI. Contudo, questões como a falta de uma política de capacitação contínua e a ausência de um plano de acompanhamento da execução contratual, incluindo um planejamento detalhado das atividades com diretrizes claras e baseado em riscos, têm dificultado a promoção de ações mais assertivas.


  • ANDERSON JOSÉ DA SILVA
  • PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) NO BRASIL: uma análise comparativa do investimento em políticas de inovação
  • Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
  • Data: 26/09/2023
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    Inovação e conhecimento têm sido adotados como importantes fatores de competitividade e desenvolvimento de países e empresas. Este estudo tem como objetivo analisar a importância dos dispêndios públicos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a construção de políticas de apoio à inovação. Dessa forma, como resultado dessas políticas será utilizada a criação de patentes nacionais para mensurar o grau de inovação pública. Trata-se de pesquisa descritiva e quantitativa que apresentará um cenário de políticas de incentivo à P&D. A análise dos dados foi realizada a partir dos relatórios de investimentos públicos em P&D e patentes depositadas no INPI, dos anos de 2000 a 2020, usando uma base de dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. No decorrer da pesquisa optou-se em trabalhar com o modelo de Banker, Charnes e Cooper (BCC) para ilustrar, dentre os investimentos realizados, os períodos que apresentaram melhor eficiência, destacando os gastos com cursos de pós-graduação que tiveram melhor aproveitamento dos recursos na geração de patentes.

     

     

  • SAYARA DE SOUSA BRITO
  • Por uma gestão pública contra hegemônica: análise em uma unidade administrativa do Ministério Público do Estado do Piauí
  • Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
  • Data: 02/06/2023
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    O objetivo desta pesquisa é analisar como as perspectivas teóricas da Administração Pública Societal e do Novo Serviço público podem ser evidenciados na gestão administrativa das Promotorias de Justiça do MPPI, a fim de delinear a situação atual e propor medidas de intervenção. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de estudo de caso único no setor administrativo de uma Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, a partir de enfoque qualitativo, com abordagem descritiva e exploratória. As fontes de evidências envolveram observação participante, entrevistas abertas e análise documental. A análise dos dados foi pautada na Análise de Discurso Crítica (ACD), que integra teoria e método. Os resultados apontam que a gestão do setor caminha para a abordagem pós-estrutruralista (junção dos interesses prático e emancipatório), revelando-se contrária ao insulamento burocrático e modelos mercadológicos, pautada no interesse do bem comum e no trabalho colaborativo, aberta à participação dos diversos atores, com efeitos práticos nas decisões. Vislumbra-se a possibilidade real de estruturar a gestão das secretarias unificadas integrando os interesses técnico, prático e emancipatório, o que passa pelo engajamento de diversos atores e interesses, mas principalmente pelos servidores do setor. O produto técnico foi elaborado no sentido de aperfeiçoar o interesse técnico do setor, por meio do diálogo dos servidores e divisões de apoio. Para futuras pesquisas, recomenda-se avançar para a fase da implementação, para aplicação do modelo teórico baseado na interlocução das correntes da Administração Pública Societal e do Novo Serviço público, à luz do círculo de matrizes epistêmicas.

  • ÉRICA UCHÔA DE ANDRADE SILVA
  • ACCOUNTABILITY HORIZONTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DAATUAÇÃO DA CONTROLADORIA- GERAL DA UNIÃO NANA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Orientador : MONIQUE DE MENEZES
  • Data: 16/03/2023
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  • A emergência ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 trouxe consequências à saúde e à economia, demandando políticas públicas nas diversas áreas. O poder de mortalidade, transmissão e o ambiente de incerteza resultaram em uma verdadeira calamidade. A proposta central deste estudo é analisar a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) no âmbito da emergência em Saúde Pública, de importância internacional, decorrente do coronavírus (COVID-19) e sua contribuição na qualidade das políticas públicas de enfrentamento à pandemia, com ênfase na accountabilityhorizontal. Para tanto, partimos das hipóteses que a CGU é uma instituição que preza pelos mecanismos de accountability, transparência da gestão, controle interno e combate à corrupção e sua atuação contribui diretamente na qualidade e cumprimento das ações governamentais, e que as práticas de accountabilityhorizontal, realizadas pelo órgão, contribuíram na implementação/avaliação das políticas públicas de enfrentamento à Covid-19. Para verificarmos as hipóteses, realizamos um estudo qualitativo com análise documental: de conteúdo e discurso. O critério de seleção temporal foi a partir do dia 03 de fevereiro de 2020, data em que foi declarada Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Conforme Portaria nº 188, de 03.02.2020, publicada no DOU de 04/02/2020. Para o estudo de caso em profundidade, escolheu-se a política pública de combate à covid-19 na área da saúde, nos estados brasileiros, com foco nas contratações para aquisição de bens e serviços relacionados à COVID-19, possibilitando o aprofundamento científico sobre o caso escolhido. Através dessa abordagem, foipossível concluir que a CGU vem realizando os mecanismos de accountabilityhorizontal e que suas ações contribuem para a qualidade das políticas públicas de enfrentamento à Covid-19.

  • RODRIGO RAMOS DA CRUZ
  • Voltando ao “novo Normal”: Desafios, oportunidades e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia
  • Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
  • Data: 10/03/2023
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  • A pandemia de covid-19 intensificou a utilização do trabalho remoto na Administração Pública. Na área educacional, o trabalho remoto docente foi implementado como estratégia para substituição do ensino presencial, que teve que ser bruscamente interrompido. Pesquisas sobre o trabalho dos professores neste período relatam obstáculos como dificuldades com as tecnologias, falta de equipamentos, carga horária de trabalho aumentada, dentre outros. Contudo, apesar de que o período pandêmico não tenha passado e embora seus efeitos e impactos continuem sendo estudados, as universidades federais brasileiras já retornaram às atividades presenciais, em busca de um “novo normal”. Nesse sentido, esse estudo procura identificar os desafios e paradoxos de docentes públicos federais em relação ao retorno às atividades presenciais no contexto da pandemia provocada pela Covid-19.  Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso com docentes da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma online, que posteriormente foram analisados com o auxílio do softwareATLAS.ti., à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram identificados 10 paradoxos, e os desafios e oportunidades foram agrupados em 6 categorias.Os entrevistados relataram dificuldades ligadas ao ensino, falta de capacitação, problemas físicos como obesidade, dores musculares, cefaléia e exaustão, além de problemas mentais como ansiedade, angústia e estafamento mental. A sobrecarga de trabalho foi percebida por todos os docentes. Os professores relataram que a ausência do campus prejudicou suas atividades, devido a problemas de comunicação, ausência de feedback e falta de estrutura em casa para a realização do trabalho remoto. Apesar das dificuldades enfrentadas, os entrevistados relataram que continuariam a utilizar as TIC’s num momento pós-pandêmico, e que gostariam de trabalhar num modelo híbrido, que mesclasse atividades presenciais e remotas. A falta de planejamento para a implementação do trabalho remoto prejudicou as atividades, pois houve necessidade de adaptação forçada e repentina aos sistemas utilizados pela universidade. Os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública, provendo-lhe informações para auxiliar ulteriores discussões acerca da implementação do trabalho remoto como complementação de carga horária presencial, ensino híbrido, regulação da jornada remota e desafios para manutenção da qualidade de vida dos servidores, além de evidenciar falhas ocasionadas pela implementação sem experiência prévia nem plano de trabalho.

2022
Descrição
  • HUGO MARINNI SILVA ALENCAR
  • A TERCEIRIZAÇÃO NAS FINANÇAS PÚBLICAS: OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE SERVIÇOS NO ORÇAMENTO DA UFPI – 2015 A 2019
  • Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
  • Data: 22/12/2022
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    A UFPI tem enfrentado sucessivos cortes orçamentários desde o ano de 2015. Esta redução orçamentária pode causar impactos nas despesas discricionárias e limitar o volume de contratos de serviços tercerizados, ainda que estes cooperem com as atividades de apoio prestadas e auxiliem no atendimento da demanda desta instituição. Assim sendo, este estudo busca analisar a participação dos gastos com contratos administrativos de serviços no orçamento da UFPI, no período de 2015 a 2019, apontando os impactos sofridos nas despesas discrionárias do orçamento de custeio em virtude da redução de repasses financeiros para esta finalidade na instituição. Para desenvolver a pesquisa, foram analisadas fontes documentais institucionais como: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI de 2015-2019 e o de 2020-2024; Orçamentos Sintético e Analítico da UFPI dos anos de 2015 a 2019, Relatórios de Gestão de 2015 a 2019; e a planilha contábil fornecida pela Coordenadoria de Orçamento da PROPLAN da UFPI. A partir da análise realizada dos documentos e dos dados, concluiu-se que há divergência entre o orçamento inicial, , o orçamento final e o orçamento executado pela universidade, evidenciando que os valores repassados pelo MEC não foram gastos em sua totalidade pela UFPI, pois o orçamento final foi superior ao orçamento executado em todo o período analisado. Além disso, observou-se que os contratos administrativos de serviços consomem  mais de 60% dos gastos para despesas discrionárias orçamento de custeio da IFES. Outro achado da pesquisa foi o fato de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período foi maior que o  planejado pela UFPI e superior aos valores orçamentários liberados pelo MEC, evidenciando que a IFES teve perda de poder de compra no período 2015-2019. A UFPI precisa investir em planejamento orçamentário específico para conseguir atuar em um cenário contingencial, visto que pode sofrer cortes de verbas sem aviso prévio.

  • RAPHAELA DA MOTA SILVA
  • AS RELAÇÕES ENTRE TRANSPARÊNCIA FISCAL, DISTÂNCIA DO PODER, VOZ E ACCOUNTABILITY E CORRUPÇÃO: Um estudo cross country
  • Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
  • Data: 30/03/2022
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  • Nas últimas décadas, a transparência fiscal/orçamentária vem se mostrando em situação de proeminência no campo científico, social e governamental. A plena divulgação de informações acerca da orçamentação governamental permite que o cidadão, e outras partes interessadas, monitorem os agentes públicos responsáveis pela gestão das finanças e políticas públicas. Assim, ações para a transparência fiscal/orçamentária potencialmente impactam na boa governança pública e no desenvolvimento socioeconômico. Nesse sentido, este estudo busca investigar as relações entre transparência fiscal e corrupção, associando os efeitos da voz e accountability e distância do poder (proxy da dimensão cultural) ao modelo teórico proposto, por meio da análise de 120 países, no período de 2012 a 2020, utilizando-se da Análise Robusta de Caminho como técnica de análise dos dados. Como resultado principal, o estudo conclui que a transparência fiscal exerce efeito indireto na corrupção, sendo a relação totalmente mediada pela voz e accountability e parcialmente mediada pela distância do poder. Quanto à contribuição teórica, o estudo fortalece a compreensão de que a transparência fiscal associada a voz e accountability representam ferramentas importantes de combate à corrupção em determinado país/território, bem como evidencia os efeitos diretos e indiretos de relacionamento entre as variáveis, no período atual, sobretudo porque inclui o ano de 2020, em que foi declarada a pandemia pela COVID-19, na análise.

  • JOÃO LUIZ TRINDADE DE AZEVEDO
  • Avaliação e Monitoramento do Plano de Combate à Evasão dos Estudantes do PROEJA do Instituto Federal do Maranhão
  • Orientador : VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
  • Data: 24/03/2022
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  • Este trabalho analisa como é realizado o monitoramento e avaliação da política de combate à evasão do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esse tema é importante, pois, ao elaborar o seu Plano Institucional de Ações Estratégicas (PIAE), o Instituto considerou a elaboração de um plano de permanência como de alta prioridade mesmo com a existência do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção Escolar com o objetivo de reduzir a evasão. Para a pesquisa foi analisado o Plano Institucional de Combate à Evasão/Retenção Escolar do IFMA, o Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e outros documentos como os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMA 2014-2018 e 2019-2023 e o Acórdão n° 506/2013 do Tribunal de Contas da União. Foram realizadas, também, entrevistas com a Coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito em 2021 e com um membro desse grupo, representando os campi do IFMA, além de depoimentos do Fórum da Política de Assistência Estudantil e da proposta de resolução da nova política de assistência estudantil, disponíveis no canal de YouTube e no site do IFMA respectivamente. A conclusão do estudo é que o Instituto não realizou o monitoramento do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção à Evasão Escolar e que na elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito foi percebido a busca de uma maior interação da Reitoria do IFMA com os campi e em seguir as diretrizes dos documentos-base. A partir dos resultados da pesquisa é importante destacar que, para o processo de avaliação e monitoramento da política, é necessário o uso de indicadores e que a Instituição realize ações em relação a equipe multiprofissional, aos alunos e à formação dos professores que lecionam nesses cursos.



2021
Descrição
  • TAIRO DA COSTA SOBRAL CALAND
  • TRANSPARÊNCIA DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EMERGENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
  • Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
  • Data: 30/11/2021
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  • A transparência das informações que envolvem os gastos públicos é indispensável para o acompanhamento e fiscalização das ações dos gestores públicos em diversas áreas de atuação, assim como em todos os níveis da Administração Pública, por parte da sociedade civil. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a atuação dos gestores públicos das capitais brasileiras, sob a perspectiva de transparência das informações relacionadas às contratações emergenciais durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, pautado na lente teórica das teorias da Legitimidade e da Escolha Pública, foram realizadas análises documentais de manuais de órgãos de controle e de informações disponíveis nos portais oficiai elo Portal Transparência Internacional, que consiste em um checklist de avaliação que engloba cinco dimensões de análise: contratações emergenciais; legislação; doações; medidas de estímulo econômico; e proteção social e controle social. Os resultados indicaram que algumas capitais demonstraram bons níveis de transparência sobre as dimensões nas quatro avaliações realizadas no período de maio a agosto de 2020, como João Pessoa (média de 96,9 pontos), Goiânia (média de 88 pontos), Vitória (média de 87,7 pontos), Rio Branco (média de 84,6 pontos) e Fortaleza (média de 80,6 pontos), enquanto outras, como Aracaju (média de 57,9 pontos), Teresina (média de 56,6), Maceió (média de 49,7 pontos) e São Luís (média de 46,2 pontos) não atingiram tal eficácia no que concerne às contratações emergenciais durante a pandemia de Covid-19, mantendo-se com nível regular na quarta avaliação, indicando que os gestores (agentes públicos) podem ter motivações distintas da busca pela maximização do orçamento que gerenciam. Os resultados alcançados mostram-se potencialmente relevantes, pois, com base nos instrumentos de controle disponíveis, a sociedade pode cobrar a legitimidade dos atos de seus gestores, uma vez que a aplicação de recursos fora dos limites estabelecidos pela legislação ou de forma inadequada pode representar uma possível perda de aceitabilidade e aumento dos custos políticos, ensejando sanções, quando for o caso.

  • DAIANNY KAROLINE RIBEIRO MOURA
  • EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE NA SAÚDE: UMA ANÁLISE DOS HOSPITAIS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NAS REGIÕES DE SAÚDE DO PIAUÍ ENTRE 2015 E 2019
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 24/11/2021
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  • O presente estudo teve como finalidade mensurar a eficiência e a produtividade dos hospitais de média e alta complexidade de cada Região de Saúde (RS) do estado do Piauí, ao longo dos anos de 2015 a 2019. Para isso, aplicou-se no primeiro estágio a Análise Envoltória de Dados (DEA) a fim de calcular os scores de eficiência técnica de cada uma das Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs). A amostra foi formada por 98 hospitais (de média e alta complexidade), considerados as DMUs do modelo, de nove RS do Piauí. Como inputs adotou-se o número de leitos e de profissionais e como outputs as internações de cada período. O segundo estágio, consistiu em avaliar, através do índice de Malmquist, a mudança em produtividade dos hospitais com as seguintes variáveis: os inputs e outputs do primeiro estágio e o tempo de referência. O trabalho dividiu-se em duas etapas, na primeira, todos os hospitais da amostra são analisados. Na segunda, foram considerados, separadamente, por região de saúde (Planície Litorânea, Cocais, Entre Rios, Carnaubais, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Vale Rios Piauí e Itaueiras, Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras). Com vistas a garantir o acesso à saúde de forma universal, igualitária e com qualidade para todos, é salutar que o poder público tenha conhecimento da eficiência das unidades de saúde para analisar se estas, com a melhor relação custo-benefício, utilizam de forma racional os recursos sem perder a qualidade dos serviços. Diante disso foram obtidos os resultados a seguir. Na primeira etapa, observou-se a eficiência de apenas 10,20% da amostra e a média de produtividade além de apresentar baixo valor, decresceu ao longo do tempo passando de 3,1% para 0,9%, 0,8% e, por fim, 0,1%. Na segunda etapa, constatou-se a eficiência de 39,8% das unidades do total de 98, sendo Serra da Capivara (83,3%), Chapada das Mangabeiras (66,7%), Vale do Sambito (66,7%), Carnaubais (57,14), Planície Litorânea (57,14%), Vale dos Rios Piauí e Itaueiras (42,8%), Cocais (40,0%), Vale do Rio Guaribas (29,41%) e Entre Rios (9,37%) a ordem decrescente das regiões com mais unidades eficientes. Em relação à produtividade verificou-se as seguintes médias das unidades para os quatro períodos: Carnaubais (-0,82%), Chapada das Mangabeiras (2,95%), Cocais (1,82%), Entre Rios (1,5%), Planície Litorânea (0,42%), Serra da Capivara (-1,02%), Vale do Rio Guaribas (- 5,82%), Vale do Sambito (-7,95%) e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras (-5,75%). Como contribuição o trabalho acrescentou uma abordagem de forma específica, ao considerar apenas hospitais de média e alta complexidade, baseada nas RS. Esse tipo de análise corrobora com o poder público e à sociedade, pois é possível avaliar a situação da saúde pública. Além disso, proporcionou aos gestores públicos identificar quais os hospitais ineficientes, os seus benchmarks, bem como entender se cresceram ou decresceram em desempenho.

     

  • ROBERTO LEOPOLDO NOGUEIRA BRILHANTE
  • CONTROLE INTERNO E GOVERNANÇA PÚBLICA: ANÁLISE ESTRUTURAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS
  • Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
  • Data: 29/10/2021
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  • O presente trabalho visa a contribuir para uma maior reflexão sobre a importância da atuação do controle interno nas instituições públicas federais brasileiras, ampliando o tema na perspectiva da governança pública. Assim, foi estabelecido como objetivo geral investigar qual o efeito do controle interno sobre a governança pública em instituições públicas brasileiras vinculadas ao Poder Executivo Federal. A ideia principal repousa em tentar associar os pressupostos teóricos com achados fáticos da atividade pública. O estudo foi realizado no período de 2020 a 2021, por intermédio de pesquisa bibliográfica – para identificar os pressupostos teóricos – sob o amparo de revisão sistemática da literatura e complementada por pesquisa normativa. Para verificação dos aspectos fáticos, procedeu-se à busca documental de auditorias do Tribunal de Contas da União - TCU, que tratavam das temáticas de interesse, configuradas em controles e governança pública. Para exame das auditorias, foram realizadas análises estatísticas dos dados levantados, utilizando-se da Estatística descritiva, da identificação de correlações, por meio do Coeficiente de Correlação de Pearson, e da técnica analítica de modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Desse modo, mediante a análise estatística das auditorias efetivadas pelo TCU, em 2018, em diversas instituições públicas federais, relacionadas aos controles e à governança, demandou-se verificar se os achados na literatura são corroborados pela realidade da atividade pública brasileira. A demanda acadêmica stricto sensu ora sob relato foi classificada como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e aplicação prática. Ao final, como contribuição prática ao aprimoramento da realidade da Administração Pública, foram mostrados os resultados das análises gerais, complementados por análise situacional individualizada e recomendações dirigidas a uma instituição pública selecionada, a Polícia Federal. A principal constatação a ser destacada descansa no fato de que, confirmando os preceitos teóricos, verificou-se que controle interno e governança pública guardam intensa ligação contributiva, inferindo-se que, quanto melhor a qualidade do controle interno, mais aprimorado será o suporte à governança pública, ou seja, o controle interno precisa atuar de fato e com qualidade, para que a sua atuação seja refletida, efetivamente, no aprimoramento da governança pública.

     

  • DAMARYS DE SOUZA AFONSO
  • DESAFIOS DO TELETRABALHO: POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
  • Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
  • Data: 28/10/2021
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  • O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm proporcionado novas formas de exercer as atividades profissionais, tais como o teletrabalho, exercício das atividades laborais não mais atrelado ao espaço físico da organização. Esse modelo, que já vinha se mostrando atrativo para pessoas e organizações, ganhou renovado interesse, impulsionado pelo contexto da pandemia de COVID-19. A tendência, tornou-se a forma padrão de trabalho, durante um amplo período, em escala inédita e de abrangência global. O trabalho exercido de forma remota ganha assim uma possibilidade real de vir a se consolidar em muitos contextos, a exemplo do serviço público no Brasil. Embora já implantado em alguns órgãos, a nova conjuntura proporcionou uma ampliação, que tende a se consolidar. Dada essa possibilidade, que traz oportunidades e desafios, a promoção das competências necessárias para que os servidores consigam alcançar os resultados esperados ao exercer suas atividades de forma remota, pode se tornar uma perspectiva importante para as organizações públicas. Diante isso se faz imperativo compreender os desafios e potencialidades do teletrabalho na perspectiva do desenvolvimento de competências necessárias em instituição pública – objetivo a que este trabalho se propõe, por meio de pesquisa qualitativa. Para tanto, foram identificadas as competências apontadas pela literatura como necessárias ao desenvolvimento de trabalho remoto. A partir desse levantamento, elaborou-se instrumento de pesquisa, roteiro de entrevista, o qual foi aplicado em uma organização pública, com 27 (vinte e sete) servidores. As entrevistas foram tratadas a partir da análise de conteúdo, elencando em categorias os desafios do teletrabalho, bem como as competências necessárias para fazer face aos desafios. Além das entrevistas, foram usadas como fontes de evidências documentos produzidos pela organização que tratam dos temas teletrabalho e competências. As evidências foram analisadas de forma conjunta, de forma a estabelecer recomendações à organização estudada. Como resultado, foram elencados desafios do teletrabalho, relativos a 7 (sete) áreas: planejamento; desempenho técnico; comunicação; relações socioprofissionais; pessoais e organizacionais; tecnologia; e, compreensão do trabalho. Chegou-se, ainda, a um conjunto competências, distribuídas em setes categorias: gerenciais ou de planejamento; técnicas; comunicativas; sociais; comportamentais; tecnológicas; e, analíticas. As competências foram propostas à organização como as que se mostraram mais relevantes a ser desenvolvidas para atuação no contexto de trabalho remoto e apresentadas como produto técnico, em formato de podcast.

2019
Descrição
  • GLEYCE MARIA SIMPLÍCIO REVOREDO
  • Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação da UFPI no quadriênio 2013-2016
  • Orientador : FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
  • Data: 05/04/2019
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  • O estudo aborda a temática da qualidade dos cursos de Pós-Graduação stricto-sensu no Brasil. A CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) é o órgão do Ministério da Educação que reconhece, avalia e descredencia os cursos, a partir do resultado da Avaliação Quadrienal. Nesse contexto, busca-se no presente trabalho, analisar os fatores que contribuíram para o aumento ou diminuição dos padrões de qualidade dos Programas de Pós-Graduação, tendo como objeto de estudo, os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Engenharia de Materiais da UFPI. A metodologia do trabalho caracteriza-se por sua natureza qualitativa e descritiva. Utilizou-se a análise de conteúdo por meio da categorização. Os resultados do estudo indicam a importância de uma gestão de qualidade e eficiente dos Programas de Pós-Graduação para um resultado satisfatório na Avaliação CAPES.

  • LAYS ALACOQUE DE OLIVEIRA LEITE
  • SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: o processo de desenvolvimento sustentável da Universidade Federal do Piauí- Teresina.
  • Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
  • Data: 04/04/2019
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  • O objetivo desta pesquisa foi identificar, dentre o que está preconizado pela legislação, na Universidade Federal do Piauí quais as ações desenvolvidas voltadas para a sustentabilidade ambiental e qual o interesse demonstrado em desenvolver as mesmas, principalmente em relação à gestão de resíduos sólidos, à implantação de um Plano de Logística Sustentável e a prática da Logística com a finalidade de propor ações para a melhoria do processo sustentável da IFES. A opção pelo tema revela sua importância na medida em que as universidades devem não somente desenvolver pesquisas interdisciplinares na área socioambiental, mas também praticar em seu próprio espaço estratégias voltadas para a sustentabilidade de maneira a envolver a comunidade universitária e ser modelo para a comunidade externa. A elaboração desse instrumento de pesquisa implicou em três etapas de estudo distintas, complementares entre si e simultaneamente realizadas: a) levantamento da bibliografia referente aos temas abordados; b) coletar informações referentes aos documentos institucionais, material da análise do presente trabalho c) aplicação da análise de conteúdo, conforme modelo recomendado por Bardin (2004). Esta pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa é descritiva e visa gerar conhecimento para aplicação prática. O estudo realizado foi exploratório, analítico e descritivo, combinado com análise documental em fontes primárias e secundárias, a partir de documentos arquivados na instituição e informações colhidas na literatura. O estudo revelou a persistência de problemas em obedecer à parte da legislação tais como a observação de critérios sustentáveis nas licitações, a falta de adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública e a inexistência de um Plano de Logística Sustentável para a instituição. Apesar disso, acerca do que foi encontrado podemos inferir que a UFPI vem demonstrado discretos esforços em direção a implantação de um desenvolvimento mais sustentável, buscando iniciativas aqui apresentadas anteriormente que coadunam com o que requer a legislação vigente nesse sentido.  

  • JANAYNA GOMES DA CUNHA
  • A OUVIDORIA COMO INSTÂNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
  • Data: 18/02/2019
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  • As ouvidorias vêm se firmando como instâncias de participação no contexto da Administração Pública democrática e, sob esse prisma, além de constituírem um valioso instrumento de gestão, contribuindo para seu aprimoramento, têm fortalecido o controle social. Em face do relevante papel assumido pelo Executivo Federal na sedimentação dessas instâncias, com destaque para as universidades, pela representatividade em número de instituições e heterogeneidade com que se constituem as ouvidorias nessas esferas de poder, desenvolveu-se este estudo, cujo lócus foi a Universidade Federal do Piauí (UFPI), buscando-se responder à seguinte indagação: De que forma a Ouvidoria da UFPI tem se estabelecido e atuado enquanto instância de participação no âmbito institucional? Como desdobramento, fez-se o exame dos formatos de ouvidoria no universo constituído pelas 63 (sessenta e três) universidades federais e a sua efetivação na gestão administrativa institucional entre 2009 (ano de sua implantação) e 2017, o que se delineou sob a perspectiva de sua atuação como canal de acesso, ferramenta de gestão e contribuição para o controle social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que, quanto às fontes de dados, classifica-se como documental, bibliográfica, de campo, tendo-se como método de abordagem o estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa. Aos dados quantitativos foi dispensado procedimento estatístico descritivo, enquanto os qualitativos foram organizados por categorias analíticas. Os resultados apontaram que a UFPI está inserida entre as 06 (seis) universidades federais cuja ouvidoria se encontra em funcionamento apenas por portarias de nomeação de seus ouvidores e entre as 10(dez) que não dispuseram de normas de composição na estrutura organizacional, dissociando-se das demais, que apresentaram em sua estrutura a regulamentação por atos normativos de pelo menos um dos aspectos concernentes a suas finalidades, definição de competências ou regulamentação do cargo de ouvidor. No que tange aos aspectos práticos, a despeito de se constituir efetivamente como canal de acesso entre a comunidade acadêmica e a gestão administrativa, enquanto ferramenta de gestão tem sido subutilizada em virtude de entraves que vão desde a indiferença institucional, que se traduz pela escassez de pessoal, discricionariedade no acesso aos centros de poder e resistência no cumprimento dos prazos, até mesmo a dificuldades advindas da própria gestão da ouvidoria, marcada pela precariedade na elaboração dos seus relatórios gerenciais e ausência de definição dos seus processos de trabalho. Além disso, há lacunas que impactam negativamente na sua contribuição para o exercício do controle social, como falta de transparência e de divulgação das suas ações e de seus serviços à comunidade acadêmica.

2018
Descrição
  • JÂNIO AVELINO DA SILVA
  • O IMPACTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DO MEMORANDO ELETRÔNICO NA UFPI
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 21/12/2018
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  • As corporações decidem investir em tecnologias de informação por diversos motivos: melhorar a qualidade, aumentar lucros e gerir o conhecimento estão entre os mais relevantes. Nesse cenário, está se expandindo o uso dos Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), que constituem uma arquitetura de software que otimiza o gerenciamento do fluxo de informações, através de módulos como os de cadastro de pessoal, auxílio estratégico na tomada de decisões, etc. Um dos fatores críticos do sucesso na implantação desses sistemas é a aceitação da tecnologia por parte dos usuários. Além disso, a aceitação de inovações nas corporações, como as decorrentes da adoção de ERP, podem sofrer influência da cultura organizacional, uma importante variável para o sucesso de práticas de gestão, iniciativas de melhoria e desempenho organizacional. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo medir o impacto da cultura organizacional na aceitação de tecnologia do módulo de memorando eletrônico de um ERP implantado em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para isso, foi realizada uma pesquisa survey, a partir da construção de um modelo de pesquisa que combinou a análise da cultura organizacional com a medição da aceitação de tecnologia, adicionando o treinamento como variável moderadora. Adotando uma abordagem quantitativa, foram validados os questionários de uma amostra composta por 337 usuários do memorando eletrônico. No tratamento dos dados e teste das hipóteses foram aplicadas técnicas de análise estatística multivariada e modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que a cultura organizacional influenciou a facilidade de uso percebida e a intenção comportamental de uso, favorecendo a aceitação da tecnologia do memorando eletrônico. Entretanto, o efeito moderador do treinamento não obteve significância estatística. Esses resultados permitiram confirmar quatro das oito hipóteses referentes ao modelo da pesquisa, contribuindo para estudos no campo da aceitação de tecnologia, implantação de ERP e da cultura organizacional.

     

  • ANA CLÁUDIA DE AGUIAR ANDRADE
  • DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Orientador : RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
  • Data: 07/12/2018
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  • As organizações tanto públicas como privadas estão em busca de conquistar o mercado ao qual pertencem e se tornarem referência frente a sua clientela, para tanto, estas vem tentando alinhar suas estratégias organizacionais com estratégias de gestão do conhecimento. Hoje a esfera pública é tão cobrada como a privada e deve utilizar de todas as ferramentas a seu alcance para fornecer serviços de forma cada vez mais eficiente dispondo de recursos cada vez mais escassos. A informação e o conhecimento têm se tornado ativos importantes para as organizações modernas, por serem alguns dos principais recursos utilizados pelas mesmas, logo, se tornaram tão vantajosos como qualquer outro ativo de valor monetário ou material, principalmente como instrumento de obtenção de vantagem competitiva. Dito isto, este trabalho visa frisar a importância da informação e do conhecimento dentro das organizações, principalmente no que trata das Instituições de Ensino Superior, mais especificamente a UFPI, por meio de um estudo de caso único descrevendo como a gestão do conhecimento é tratada dentro dessa IES pelos gestores. A presente dissertação analisou a Gestão do Conhecimento na percepção dos gestores, servidores em cargos de direção da Universidade Federal do Piauí, localizada na cidade de Teresina-PI. A pesquisa de natureza quantitativa, com finalidade descritiva, teve como procedimento o estudo de caso. Para sua elaboração, foi utilizado o modelo proposto pelas autoras Bukowitz e Williams (2002). A coleta de informações aconteceu através do questionário estruturado e validado pelas autoras citadas como também um pequeno questionário sociodemográfico, sendo o modelo proposto pelas autoras dividido em processo tático e estratégico. Os resultados da pesquisa apontaram que a GC ainda não se encontra totalmente estabelecida na instituição estudada, esta obteve um percentual considerado moderado tanto no processo tático como no estratégico conforme a metodologia adotada, demonstrando que não existe ainda um processo de gestão do conhecimento estruturado e formal.

  • KAREN DA ROCHA OLIVEIRA
  • INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OS FATORES DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DECISÓRIO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS DA UFPI
  • Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
  • Data: 30/11/2018
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  • Os aspectos da Internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior podem ser evidenciados através do processo decisório e dos fatores que atraem (pull) os estudantes a determinada Instituição Federal de Ensino Superior e os fatores que compelem (push) estudantes a deixar seus países natais (ou de proveniência) em função de aspirações educacionais. Este estudo, nesse sentido, buscou verificar quais fatores influenciaram ex-estudantes internacionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), descrevendo também suas impressões em relação à vivência na UFPI. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevistas individuais e interpretados qualitativamente através da análise de conteúdo. E utilizou-se também a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI para o período entre 2015 e 2019 para fazer surgir ideias de aprimoramento concernentes aos dicentes, docentes, funcionários e gestores dos campi. O estudo do processo decisório elucidou novas noções referentes ao impacto de cinco fatores (Efeito País de Proveniência, Efeito País Anfitrião, Efeito Instituição de Destino, Imagem da Cidade, e Razões Pessoais) na escolha dos estudantes internacionais da UFPI, contribuindo, assim, para melhor compreensão: da institucionalização das atividades ligadas à internacionalização, dos antecedentes de internacionalização que influenciam o processo decisório, e das expectativas dos alunos internacionais da Universidade Federal do Piauí.

     

  • VALBERTO BARROSO DA COSTA
  • OS ASPECTOS QUE FACILITAM E DIFICULTAM A EXECUÇÃO DE FCS DURANTE A IMPLANTAÇÃO DE UM ERP ACADÊMICO NO SETOR PÚBLICO
  • Orientador : EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
  • Data: 30/11/2018
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  • A aquisição e o uso de Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas ou privadas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Tal expansão se deve pela busca das instituições por maior integração de seus processos, disponibilidade de dados e informações em tempo real, e modernização da entidade frente aos avanços tecnológicos. Em paralelo ao crescimento de sistemas ERP pelas organizações, é necessário um maior e melhor planejamento antes, durante e após a implantação do Sistema da Informação (SI) a fim de se alcançar qualidade e sucesso em seu uso. Contudo, estudos aplicados no setor público sobre o tema ainda são raros, ao contrário do que ocorre no setor privado, originando lacunas teóricas que demandam maior atenção. O presente trabalho visou a identificar aspectos que facilitam e que dificultam nos projetos de implantação de um SI no setor público. Esta pesquisa teve como objetivo a identificação de aspectos que facilitam e que dificultam a execução de FCS durante a implantação de um ERP acadêmico no setor público. Foram aplicadas entrevistas com indivíduos advindos tanto do viés técnico, quanto do viés de negócio do projeto objetivando avaliar a execução dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) apontados na literatura como fundamentais para o êxito em tais projetos. Após a obtenção e análise dos dados as entrevistas foram realizadas, gravadas e, posteriormente, transcritas para serem categorizadas em aspectos que facilitaram e em aspectos que dificultaram a implantação dos módulos. Além da categorização foi feita a inserção dos mesmos dados no IRAMUTEQ que auxiliou o pesquisador deste estudo no tratamento dos dados através das análises que o software fornece. Foram utilizadas 2 análises, dentre as que o aplicativo oferece, sendo elas a Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos foram elencados no capítulo 4 deste trabalho e representaram o total de 29 aspectos que dificultaram e 15 aspectos que facilitaram a execução dos 10 Fatores Críticos de Sucesso estudados neste trabalho. Dentre os que dificultaram foram evidenciados a falta de planejamento, de processos de negócio e de infraestrutura adequada dentro da instituição, dentre outros. Dentre os que facilitaram pode-se citar a proatividade dos envolvidos, boa relação e articulação entre os envolvidos, experiências anteriores e proximidade física, dentre outros.

     

     

  • ANA LÚCIA DE MOURA FONTES
  • Políticas de Permanência: Estudo de caso da Universidade Federal do Piauí
  • Orientador : RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
  • Data: 07/11/2018
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  • A educação superior brasileira foi marcada por forte expansão em função de políticas públicas que além de ampliar o acesso à educação superior, alteraram o perfil socioeconômico do estudante de graduação do país. Diante desse cenário, o governo federal implementou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) em 2008. Os recursos do PNAES são transferidos do MEC para as IFES que gozam de autonomia para elaborar sua política de assistência estudantil de acordo com o perfil de sua comunidade estudantil, além de serem as responsáveis pelo acompanhamento e avaliação das políticas. Diante das incertezas que o programa de assistência estudantil destinado às instituições federais de ensino superior está exposto, uma vez que tal política somente se efetiva se houver dotação orçamentária e seu alcance é delimitado pela quantidade de recursos disponibilizados para tal, surgiu a necessidade de analisar como ocorre o financiamento da política de permanência estudantil implementada por uma instituição federal do Piauí, estado que apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB) per capita entre os menores do país. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como ocorre o financiamento da política de permanência estudantil implementada pela Universidade Federal do Piauí, após instituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), visando identificar avanços e limites na implementação desta política. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta de dados se deu no período de 2008 a 2017, através de entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os dados obtidos revelaram uma taxa de crescimento bem acentuada dos recursos para assistência ao estudante, no entanto, em 2017, houve um decréscimo no valor nominal da dotação inicial. Quanto à utilização desses recursos, parcela crescente tem se destinado ao auxílio financeiro aos estudantes, através de bolsas, e para aquisição de material de consumo; uma pequena parte é utilizada em investimento em obras, equipamentos e material permanente, necessitando a universidade entrar com contrapartida na implementação de ações de caráter mais abrangente e na realização de obras de infraestrutura. As taxas de retenção e evasão dos alunos assistidos pela PRAEC se mostraram menores que as dos alunos não assistidos, o que denota a eficácia da política de permanência implementada pela UFPI.

  • ELVINA MARIA DE SOUSA BARBOSA
  • O orçamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e sua vinculação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
  • Orientador : SAMUEL COSTA FILHO
  • Data: 25/10/2018
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  • RESUMO


    Este estudo analisa o orçamento e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da
    Universidade Federal do Piauí (UFPI) buscando comprovar se as propostas assumidas no PDI
    UFPI 2015-2019 são contempladas com recursos financeiros alocados no orçamento para sua
    execução, demonstrando assim, o comprometimento da instituição com o seu planejamento
    institucional e o atendimento às determinações legais. O primeiro capítulo descreve a
    pesquisa, caracterizando-a como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza
    qualitativa, que fez uso de informações documentais e bibliográficas e utilizou como
    procedimento de coleta de dados o estudo de caso. No capítulo dois são abordados os
    conceitos e a legislação sobre o orçamento público e o planejamento, como esses
    instrumentos são tratados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a importância
    da transparência administrativa e accountability na gestão pública. O terceiro capítulo trata da
    execução orçamentária como face do PDI, em que se buscou entender como se dá a
    vinculação entre o orçamento e o planejamento nas IFES e apresenta o PDI da Universidade
    Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP e as características que o fizeram ser
    tomado como exemplo da vinculação ideal entre o PDI e o orçamento. Em seguida são
    analisados o PDI, o orçamento e o relatório de gestão das IFES instaladas na região Nordeste
    do Brasil, delimitando-se a pesquisa à região em que se situa a UFPI. No capítulo quatro é
    realizada a análise sobre o PDI da UFPI, desde sua primeira edição (2005-2009); nesse
    sentido, ressalta o processo de elaboração e as características do orçamento público brasileiro
    para então, realizar o diagnóstico sobre o PDI 2015-2019, apresentando seus pontos críticos.
    É apresentada uma sugestão de vinculação entre as propostas estratégicas do PDI da UFPI e
    as ações orçamentárias contempladas na Lei Orçamentária Anual 2018, com a finalidade de
    promover maior aproximação do gestor com a execução orçamentária e os objetivos
    estratégicos. A título de contribuição da pesquisa à UFPI são sugeridos os procedimentos e um
    formulário padrão para submissão de propostas estratégicas, a partir da seleção interna nas
    unidades administrativas até a seleção final após as análises da Comissão do PDI e da Pró-
    Reitoria de Planejamento (PROPLAN). A realização deste estudo confirma que as IFES/NE,
    entre elas a UFPI, não realizam a vinculação explícita entre o orçamento e o PDI,
    contrariando as determinações legais e impactando negativamente na execução dos objetivos
    e da estratégia institucional.

  • HELENILDA NUNES SOARES DE BRITO
  • ANÁLISES SOBRE UMA INCUBADORA DE EMPRESAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NA INEAGRO/UFPI
  • Orientador : EVELYN SELIGMANN FEITOSA
  • Data: 25/09/2018
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  • Esta pesquisa trata do estudo de caso sobre uma incubadora universitária de empresas do agronegócio: Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense – INEAGRO, instalada na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Considerando o contexto de implantação, manutenção e estruturação do mecanismo, que foi instalado em 2003 com proposta de ser um parque tecnológico embrionário. São abordadas as temáticas do empreendedorismo e do mecanismo gerador de negócios inovadores com foco descritivo e exploratório, seus processos de incubação e análises, inclusive sob o aspecto da transferência de conhecimento Universidade/Empresa, do desenvolvimento local. Tendo por base a metodologia de estudo de caso único, intrínseco; a pesquisa qualitativa realizou coleta de dados de múltiplas fontes. O estudo indica que a incubadora de empresas do agronegócio piauiense é a única em atuação no Estado e que permanece com atuação embrionária, apesar de seu projeto inicial ser de embrião de parque tecnológico. Ainda assim, constatam-se resultados com atividade de 2004 a 2017, geração de ocupações diretas, treinamentos e envolvimento da Tríplice Hélice (Governo / Universidade / Mercado) em processo de transferência de tecnologia da Universidade para a sociedade. O que ratifica que iniciativas empreendedoras e mecanismos de geração de negócios são promotores de desenvolvimento econômico independente da região onde estão localizados.

     

  • JOSIVAN BERNARDES DE ARAÚJO
  • Uma análise da influência dos aspectos tempo de serviço, categoria funcional, lotação e das táticas sobre a socialização organizacional.
  • Orientador : EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
  • Data: 21/08/2018
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  • A socialização organizacional, como principal instrumento de integração da pessoa à organização, é um processo múltiplo de aprendizagem que envolve diferentes variáveis do trabalho. As pesquisas sobre o tema têm buscado uma maior compreensão sobre os métodos (táticas de socialização) e os domínios (conteúdo) de ajustamento. Uma socialização bem-sucedida resulta, principalmente, na redução de incerteza e ambiguidade das funções, enquanto orienta o novo empregado sobre seu papel funcional, bem como níveis mais elevados de desempenho, satisfação e comprometimento com o trabalho. A pesquisa analisou a influência dos aspectos tempo de serviço, categoria funcional, lotação e das táticas sobre a socialização organizacional dos novos servidores da UFPI utilizando o método quantitativa, com alcance descritivo, transversal e analítico, com uma população de 453 servidores e amostra probabilística de 193 participantes estratificada pelo cargo e lotação de exercício. Para coleta de dados foram utilizadas escalas de Chao et al. (1994) e Jones (1986), reduzida por Cable e Parson (2003), para medir o nível de socialização e as táticas empregadas pela UFPI e posteriormente analisados através de estatística descritiva inferencial com auxílio do SPSS 20.0. A pesquisa seguiu padrões éticos em todas as suas fases. Os resultados apontaram uma relação significante dos aspectos tempo de serviço e categoria funcional sobre o ajustamento, em fatores específicos, e as táticas demonstraram influência positiva sobre o nível de socialização. O aspecto lotação não apresentou uma influência significativa sobre o resultado do ajustamento. A complexidade do processo de socialização faz com que o tema continue a ter sua importância para aprofundamento em futuras pesquisas. 

  • JOSÉ SANTANA DA ROCHA
  • AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFPI: OS EGRESSOS DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE).
  • Orientador : ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
  • Data: 15/08/2018
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  • Nas duas últimas décadas é crescente o número de Instituições de Ensino Superior (IES) que adotam programas de acompanhamento de seus egressos a fim de obter um diagnóstico de como esses egressos estão inseridos no mercado de trabalho. Nestes termos, esta pesquisa tem como objeto de estudo, o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí - MDMA/UFPI com o intuito geral de verificar como tal Programa influenciou na trajetória profissional de seus ex-alunos. A pesquisa foi baseada em levantamento bibliográfico sobre aspectos históricos e institucionais das políticas públicas para a pós-graduação stricto sensu em nível nacional, regional e local. A metodologia utilizada enquadra-se na abordagem descritiva- quantitativa com o uso do método estatístico probabilístico estratificado. Como ferramenta para coleta de dados, adotou-se o questionário online com perguntas abertas e fechadas. A técnica utilizada para composição da amostra foi a do tipo aleatória simples estratificada. O universo foi constituído de 177 egressos das turmas de 2005 a 2015 e a amostra foi composta de 82 respondentes. A ferramenta escolhida foi a Raosoft Sample Size Calculator que permite uma margem de confiança da pesquisa de 95% e de erro de 8%, segundo o calculo amostral demonstrado pela referida ferramenta. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa foi: a) A maior parte dos egressos do MDMA/UFPI é do sexo feminino, piauiense e se encontra na faixa etária entre 26 e 30 anos; b) A área predominante de atuação profissional dos egressos do MDMA/UFPI é a docência superior em IES públicas; c) O MDMA/UFPI, na visão dos sujeitos da pesquisa, contribuiu para a sua inserção profissional no mercado de trabalho; d) Os egressos do MDMA/UFPI se mostraram satisfeitos com o curso e aproximadamente 94% dos respondentes afirmaram que indicariam o mestrado para um amigo.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 08/12/2024 00:13