Na perspectiva de promoção da igualdade racial presente no ordenamento jurídico brasileiro, este estudo, na área de concentração Administração Pública, e na linha de pesquisa Administração Pública, tem como proposta principal analisar a aplicação do Decreto nº 11.443/2023, que dispõe sobre o preenchimento por pessoas negras de percentual mínimo de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da administração pública federal, com enfoque em Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. Utilizou-se como aporte teóricofático do estudo a abordagem acerca de aspectos relacionados à desigualdade racial num país que passou por significativo período de escravização negra como prática institucionalizada, e no qual há, de forma geral, disparidade entre indicadores socioeconômicos referentes a pessoas negras e a pessoas não negras hodiernamente. O estudo se desenvolve em: a) uma revisão sistemática, em que, com o auxílio do software Iramuteq, se analisa o conteúdo das publicações selecionadas e se observa como os estudos abordam a questão racial no serviço público de
acordo com a filtragem realizada, bem como se verifica se há publicações que aliem o tema ao ambiente da gestão nas IFES; e b) investigação em uma Instituição Federal de Ensino - IFE de cada uma das unidades da federação da região nordeste acerca de dados sobre pessoas negras em cargos de chefia equivalentes aos do decreto. A partir das etapas, são analisados os resultados e é realizada a discussão. Foram analisados aspectos relacionados à implementação do decreto nas IFES selecionadas, no intuito de contribuir para o panorama do serviço público brasileiro, em que, de acordo com os dados oficiais, pessoas negras em cargos de liderança, direção, chefia e assessoramento no serviço público são minoria, ainda que seja a referida população a maioria no contingente populacional brasileiro conforme dados estatísticos oficiais. O estudo possui relevante contribuição gerencial para a Administração Pública, por versar sobre a implementação de norma destinada a órgãos públicos, gerando produto técnico e tecnológico relacionado à norma, perfazendo-se potencial impacto nas instituições, além de significativa importância teórica diante do panorama das produções acadêmicas quanto à relação entre as pessoas negras em posições de liderança e o serviço público no Brasil, bem como da observada ausência de estudos que aliem a questão racial à gestão das IFES.