Esta pesquisa, investiga o conceito de formação cultural (Bildung) como estratégia de resistência ao autoritarismo e ao racismo no ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentando-se na Teoria Crítica de Theodor Adorno (1903-1969). Para este pensador da Escola de Frankfurt, a verdadeira educação deveria estimular nos indivíduos o pensamento crítico, possibilitando que os mesmos compreendam e questione a realidade social em que estão inseridos. Diante disso, definiu-se como objetivo principal: desenvolver um jornal escolar como proposta de intervenção pedagógica para a resistência ao racismo e ao autoritarismo à luz do conceito de formação cultural (Bildung) de Adorno, a ser implementado em turmas do Ensino Médio. Acredita-se que, através da reflexão crítica em sala de aula, embasada no conceito adorniano de educação, é possível fomentar um ensino de filosofia que resista ao autoritarismo e ao racismo, promovendo uma formação emancipatória e consciente dos estudantes. Sob o prisma metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, combinando revisão bibliográfica e abordagem participante, envolvendo estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educa Mais Pirapemas. O modelo sequencial das atividades de intervenção será realizado por meio de oficinas: 1) introdução e problematização do tema; 2) análise e produção inicial; 3) revisão e organização do jornal e sua publicação. Espera-se que o jornal escolar, fundamentado na perspectiva de Bildung adorniana, fomente a consciência crítica nos alunos e fortaleça a resistência ao autoritarismo e ao racismo. Ademais, esta pesquisa busca contribuir para o debate acadêmico e a prática pedagógica, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos ao ensino de Filosofia no Ensino Médio.