Este trabalho de pesquisa apresenta como problema a utilização do ensino de filosofia da psicanálise e a escuta analítica, utilizando a técnica de revivescência de Nasio, como possíveis ferramentas para a prevenção do uso de drogas entre alunos de uma escola pública. O estudo parte da hipótese de que, ao integrar textos filosóficos e psicanalíticos, além de promover palestras educativas conduzidas por profissionais da saúde, é possível fornecer aos alunos diferentes abordagens para o autocuidado e a reflexão crítica sobre o uso de substâncias. O trabalho destaca os efeitos prejudiciais das drogas no organismo e as consequências negativas para a vida individual, familiar, escolar e social. Além disso, a escuta analítica é utilizada para explorar aspectos inconscientes que influenciam o comportamento dos alunos, visando identificar padrões e promover intervenções mais eficazes. O propósito da pesquisa é investigar, a partir das abordagens filosóficas da psicanálise, ferramentas que possam contribuir para a prevenção do uso de drogas entre os alunos. Os objetivos específicos incluem: realizar observações dos alunos em sala de aula e no contexto escolar; definir o perfil dos alunos com base nas observações realizadas; entrevistar a equipe gestora da escola para identificar ações preventivas já implementadas; e desenvolver intervenções educativas com palestras sobre os efeitos das drogas e sessões de escuta analítica, utilizando a técnica de revivescência para alunos que manifestarem interesse. As ações propostas visam fortalecer a conscientização e oferecer suporte, promovendo um ambiente escolar mais saudável e seguro.