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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUBERT EDUARDO DO VALE OTÁVIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUBERT EDUARDO DO VALE OTÁVIO
DATA: 24/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala online: link https://calendar.app.google/GCfs3eP153zpJqbXA
TÍTULO: A razão pública como bússola para a promoção da liberdade de crença e filosófica no espaço da escola pública
PALAVRAS-CHAVES: Razão pública. Democracia. Liberdade. Escola pública
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

O presente trabalho busca refletir sobre o conceito de razão pública de Rawls e sua relação com a liberdade de crença religiosa e filosófica no espaço da escola pública. Nesse sentido, parte-se da compreensão de que a escola pública, como instituição democrática, deva assegurar um espaço de pluralismo, em que as diferentes visões de mundo possam coexistir sem imposições doutrinária. Assim, entende-se que a razão pública é um critério de justificação política orientado por valores compartilháveis em uma sociedade democrática e, nesse sentido, é aqui traduzida como um instrumento normativo capaz de orientar práticas pedagógicas que respeitem a diversidade de crenças sem abrir mão do compromisso com a cidadania. A metodologia utilizada para interpretar o pensamento de John Rawls, no âmbito da escola pública, foi a hermenêutica filosófica. A história em quadrinho (HQ) foi o produto educacional escolhido neste trabalho, pois apresenta de forma lógica e acessível, os fundamentos da razão pública por meio da interação de dois personagens: o professor Rawls, que representa o pensamento filosófico do autor, e a aluna Elnora, que expressa a inquietação da estudante diante da pluralidade de crenças no cotidiano escolar. O diálogo entre os personagens evidencia como a razão pública pode servir de base para práticas pedagógicas que promovam a diversidade religiosa e filosófica, assegurando a neutralidade do Estado sem suprimir a expressão individual. O trabalho contribui para a valorização da democracia como um espaço de deliberação racional, bem como para o combate à doutrinação religiosa e filosófica, evidenciando a escola pública como um espaço pluralista e de liberdade de expressão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Interno - 620.***.***-09 - TIAGO TENDAI CHINGORE - ULM
Externo à Instituição - 023.***.***-50 - CLAUDINEI REIS PEREIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 12/06/2025 17:10
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