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Banca de QUALIFICAÇÃO: ACÁCIO RODRIGUES DA SILVA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ACÁCIO RODRIGUES DA SILVA BRITO
DATA: 27/10/2025
HORA: 19:00
LOCAL: CCHL
TÍTULO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO COM BASE EM CONCEITOS DE MICHEL FOUCAULT
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Filosofia; Interdisciplinaridade; Michel Foucault; Poder- saber-discurso; Ensino Médio.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Esta dissertação propõe uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Filosofia no
Ensino Médio, fundamentada nos conceitos de poder, saber e discurso de Michel
Foucault, entendendo a escola como um espaço atravessado por dispositivos de
governamentalidade e regimes de verdade. Investiga-se de que modo a Filosofia,
articulada à História, à Sociologia, à Literatura e à Língua Portuguesa, pode deslocar-
se do lugar de disciplina isolada para constituir-se como espaço de problematização e
resistência às práticas educativas padronizadas. O problema central da pesquisa
consiste em compreender como a leitura foucaultiana pode fundamentar uma proposta
interdisciplinar capaz de superar a fragmentação do conhecimento e fortalecer a
postura crítica dos estudantes frente à cultura de performatividade que perpassa
currículos e avaliações externas. O objetivo geral é propor e justificar tal abordagem, e
os objetivos específicos incluem mapear a evolução dos conceitos foucaultianos,
analisar sua aplicação à educação, delinear estratégias interdisciplinares e apresentar
um produto pedagógico que materialize essas concepções. O referencial teórico
ancora-se principalmente em Michel Foucault, dialogando com Paulo Freire, Pierre
Bourdieu, Jean-Claude Passeron, Michael Apple, Dermeval Saviani e autores que
discutem a BNCC e a avaliação formativa, como Esteban e Luckesi. Os resultados
esperados incluem a elaboração de uma proposta de ensino interdisciplinar da
Filosofia que promova a autonomia intelectual, a reflexão ética e a consciência crítica
dos estudantes, favorecendo práticas educativas emancipatórias que desestabilizem
discursos normalizadores e consolidem a Filosofia como prática de liberdade e eixo
articulador de uma cultura escolar crítica e democrática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 440.***.***-49 - ANTONIO FRANCISCO LOPES DIAS - UESPI
Interno - 3159858 - LUCAS NOGUEIRA DO REGO MONTEIRO VILLA LAGES
Externo à Instituição - 630.***.***-72 - LUCAS ROCHA FAUSTINO - UESPI
Notícia cadastrada em: 22/10/2025 13:44
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