Esta pesquisa investiga o papel da literatura infantil como recurso pedagógico e filosófico
no desenvolvimento de competências éticas e sociais e reflexivas em crianças da
Educação Infantil. Alinhando as práticas docente às diretrizes da educação brasileira e
respeitando as etapas do desenvolvimento infantil na idade de cinco anos. Tem como
objetivo, compreender de que modo a linguagem literária, por meio dos contos
tradicionais e histórias clássicas, contribui para a internalização de valores éticos e
sociais, bem como a formação do pensamento crítico na primeira infância. O estudo
fundamenta-se nos conceitos de linguagem e pensamento crítico de Marilena Chauí
(2000), na visão simbólica dos contos de Nelly Novaes Coelho (2003), na importância da
empatia e da identificação com personagens segundo Zilberman (2003) e no
desenvolvimento de competências socioemocionais conforme Borba (2016), além das
concepções de Rousseau (2009) e Kant (1991) sobre a formação moral e racional do
sujeito. A metodologia adotada compreende a pesquisa bibliográfica e análise teórica das
narrativas selecionadas, articulando-as com as práticas educativas previstas na BNCC. Os
resultados parciais indicam que a Literatura Infantil, ao trabalhar símbolos, mitos e
arquétipos, promove empatia, autorregulação e reflexão crítica, funcionando como
mediadora privilegiada na formação ética e social das crianças pequenas.