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Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE RAFAEL LOIOLA DE MACÊDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORGE RAFAEL LOIOLA DE MACÊDO
DATA: 30/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Avaliação de Desempenho de Redes Veiculares Ad Hoc com RSUs Cooperativas
PALAVRAS-CHAVES: Redes veiculares; Sistemas de Transporte Inteligentes; Redes de Petri Estocásticas; Roadside Units; Simulação de tráfego; Otimização de redes
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico
RESUMO:
O aumento constante da frota de veículos tem tornado o trânsito mais complexo, tanto para veículos convencionais quanto para os autônomos. Para lidar com essa complexidade, surgem os Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) e as redes veiculares ad hoc (VANETs), que permitem a troca de informações entre veículos e infraestrutura, melhorando a segurança e o controle do tráfego. No entanto, a implementação dessas redes enfrenta desafios significativos, como o elevado custo de infraestrutura e a complexidade crescente à medida que a rede se expande, o que pode resultar em falhas de comunicação e perda de pacotes. Este trabalho propõe um modelo de Redes de Petri Estocásticas (SPN) para avaliar e otimizar o desempenho de redes veiculares ad hoc (VANETs), focando em cenários que envolvem a utilização de Roadside Units (RSUs) cooperativas. O modelo visa permitir que projetistas e engenheiros possam avaliar de forma detalhada e antecipada a capacidade das RSUs em diferentes configurações de rede, ajustando parâmetros como transições e capacidades de fila ou processamento antes da implementação física. A proposta também aborda a complexidade inerente a esses sistemas, proporcionando uma solução que avalia as interações entre veículos e infraestrutura de forma eficiente e escalável. O modelo proposto permite simular e verificar o impacto de diferentes configurações na performance da rede, possibilitando a identificação de gargalos e áreas de melhoria. Essa abordagem facilita o planejamento de futuras implementações e garante uma maior eficiência na alocação de recursos, reduzindo custos e riscos associados à implantação de redes veiculares. Ao oferecer um ambiente de simulação flexível, o modelo também contribui para o desenvolvimento de soluções mais robustas e escaláveis, capazes de lidar com o aumento da complexidade e da demanda no trânsito urbano moderno.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1042211 - FRANCISCO AIRTON PEREIRA DA SILVA
Interno - 1732264 - JULIANA OLIVEIRA DE CARVALHO
Externo à Instituição - GERALDO PEREIRA ROCHA FILHO - UESB
Notícia cadastrada em: 05/09/2024 15:11
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