Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIRA SOARES E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIRA SOARES E SILVA
DATA: 20/01/2023
LOCAL: Auditório da Pós-graduação
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ADSORÇÃO DE AFLATOXINA B1 PELA PAREDE CELULAR DA CEPA A8L3 DE Saccharomyces cerevisiae IN VITRO
PALAVRAS-CHAVES: CLAE, Oreochromis niloticus, levedura probiótica, mananoligossacarideos (MOS), β-glucanas
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais

Esse estudo objetivará testar se a parede celular da Saccharomyces cerevisiae A8L3 é capaz de adsorver aflatoxina B1 in vitro. A cepa pertence à coleção de micro-organismos do Laboratório de Controle Microbiológico do NUEPPA/CCA/UFPI. No laboratório serão realizadas as seguintes etapas: 1) teste de viabilidade in vitro da cepa A8L3 de S. cerevisiae às condições gastrointestinais da tilápia Oreochromis niloticus, nos pH 2,0 e 7,0; 2) teste de adsorção de aflatoxina B1 pela cepa A8L3 de S. cerevisiae in vitro nas concentrações de 25; 50 e 75 ng/ mL de AFB1; 3) obtenção de biomassa da cepa A8L3 e 4) extração da parede celular da cepa para avaliação da capacidade da S. cerevisiae A8L3 para adsorver aflatoxina B1 nas concentrações de0,0;  25,0; 50,0 e 75,0 ng/ mL de AFB1 e 5) comparação da obtenção da biomassa da parede celular da cepa A8L3 com a biomassa da cepa. O experimento será realizado em delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2 x 2 x 4 (dois tipos de cepas, duas concentrações de pH e três concentrações de aflatoxina perfazendo um total de 16 tratamentos com três repetições, totalizando 48 unidades amostrais. Inicialmente, os resultados quantitativos (contagens de colônias de leveduras e o número de células de leveduras) serão transformados em escala logarítmica log10 (x + 1). Os resultados das contagens e da adsorção de AFB1 serão submetidos à análise da variância (ANOVA) utilizando o software SAS® University Edition. O teste de comparação de médias será o SNK (Student-Newman-Keuls) a 5% de significância.

Presidente - 423411 - MARIA CHRISTINA SANCHES MURATORI
Externo ao Programa - 2159669 - RAIZZA EVELINE ESCÓRCIO PINHEIRO
Externo à Instituição - RODRIGO MACIEL CALVET - IFMA
Notícia cadastrada em: 10/01/2023 14:23