Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL KAROLINE CARVALHO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL KAROLINE CARVALHO DE SOUSA
DATA: 16/12/2015
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO TROPEN
TÍTULO:

GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE MODELO DO PLANO DE LOGISTICA SUSTENTÁVEL PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Sustentável. Plano de Logística Sustentável. Gestão Universitária.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental têm sido discutidos em diversas esferas da sociedade, dentre as quais na gestão de organizações, e ganho cada vez mais espaço na gestão pública. O Governo Federal tem olvidado esforços para criação de iniciativas ambientalmente corretas, sendo que as Universidades públicas necessitam, por força de sua complexidade administrativa e social, servir de exemplo às outras instituições neste aspecto. A problemática envolvida nesta pesquisa envolve a criação de uma proposta de modelo do Plano de Gestão de Logística Sustentável adequado à Universidade Federal do Piauí. Este é um estudo exploratório e bibliográfico sobre desenvolvimento sustentável e gestão ambiental em instituições públicas, tendo como ferramenta de gestão o Plano de Gestão Logística Sustentável, normatizado pela IN 10 do MPOG DE 12/11/2012. Possui caráter quali - quantitativo, à medida que investiga um tema pouco explorado cientificamente, novo em termos legais e práticos nas instituições públicas do Brasil. Os objetivos específicos são: 1) Verificar a existência de políticas de gestão ambiental na Universidade Federal do Piauí; 2) Criar critérios e práticas para um modelo de sustentabilidade na gestão da Universidade Federal do Piauí; 3) Sugerir um roteiro de implementação do plano de logística.Foi realizado uma pesquisa documental nos PLS das Universidades Federais do Nordeste, para servi de base na obtenção do objetivo geral deste estudo, neste foram encontrados diferenciações nas formatações,estruturações e nos modelos implementados, na pesquisa buscou-se identificar também as variáveis utilizadas, foi visto que a maioria respeita o proposto pela legislação.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - HELANO DIOGENES PINHEIRO - UESPI
Notícia cadastrada em: 16/12/2015 08:52