Banca de DEFESA: ANTONIO FELIPE DA SILVA SOUZA

DISCENTE: ANTONIO FELIPE DA SILVA SOUZA
DATA: 27/08/2020
LOCAL: Sala Virtual (ConferênciaWeb - RNP - Link de acesso a sala abaixo do resumo)
TÍTULO: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA ACERCA DA PRESENÇA DE GATOS NA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Gatos, Comunidade Acadêmica, Percepção
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

O convívio de gatos com seres humanos forma um círculo de relação entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente que, estando em equilíbrio, permite benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais. O estudo aprofundado da Percepção Ambiental acerca da presença dos gatos em espaços universitários torna-se fundamental para o entendimento das inter-relações entre a comunidade acadêmica e estes animais devido à problemática da grande população felina presente nestes espaços. Partindo desse questionamento, esse trabalho tem como objetivo buscar na literatura estudos que abordassem o controle populacional de gatos; descrever o levantamento populacional de gatos abandonados na Universidade Federal do Piauí (UFPI) elencando as ações realizadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) no manejo desta problemática e analisar a percepção da comunidade acadêmica acerca da presença de gatos no campus Ministro Petrônio Portella da UFPI. Este trabalho foi desenvolvido em duas partes. A primeira é composta por Introdução, Referencial Teórico e Referências, e a segunda, em forma de artigos, onde estarão os resultados. Os dados foram coletados mediante o consentimento expresso da população consultada e aprovação do Comitê de Ética da UFPI CAAE nº 28126120.2.0000.5214. Conclui-se que o envolvimento de órgãos governamentais e Instituições de Ensino Superior é essencial para a promoção de ações que visem ao controle populacional de animais e à conscientização quanto à posse e guarda responsável. Que a divulgação de projetos desenvolvidos nessas áreas são de extrema importância para a população, visto que tratam de medidas preventivas e que o amplo debate sobre coexistência gatos e humanos representa uma oportunidade para ensinar evolução, etnobiologia e ética no mesmo ambiente, para o benefício de aumentar a compreensão ecológica. Manter os gatos sob controle é uma das várias demandas de gestores em Instituições de Ensino Superior, em prol da conservação da biodiversidade, e sobretudo do bem-estar animal e da comunidade acadêmica.

Link da Sala virtual:

Externo à Instituição - ANTONIO JOAQUIM DA SILVA - IFPI
Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS ARAUJO SOUSA - UESPI
Interno - 423426 - JOSE DE RIBAMAR DE SOUSA ROCHA
Interno - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 07/08/2020 17:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 06:09