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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ALVES DA SILVA
DATA: 23/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: Educação Ambiental para conservação dos mananciais do Delta do Parnaíba: Uma análise sobre a percepção ambiental de alunos e professores nas escolas de Ilha Grande, Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Escola. Unidades de Conservação. Água. Percepção Ambiental.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A educação ambiental voltada para a conservação dos mananciais pode ser uma importante instrutora no processo de sensibilização ecológica. A inclusão da sociedade no esforço de proteção dessas áreas pode trazer sobre elas um novo olhar, passando-se a valorizar os recursos ambientais como necessários e vitais para existência dos seres vivos. Neste sentido, um ambiente que promove a aprendizagem social é a escola, a educação ambiental permite eliminar fronteiras entre a população local e o espaço formal, ao tomar como eixo a realidade cotidiana. A escolha e seleção de temáticas ambientais e as identidades dos sujeitos locais envolvidos são componentes pedagógicos fundamentais na construção de práticas educativas e criação de situações de aprendizagens calcadas na experiência e na vivência, principalmente em escolas próximas à Unidades de Conservação. A escola é uma instituição social com poder e possibilidade de intervenção na realidade e que, por este motivo, deve estar conectada com as questões mais amplas da sociedade, como as UCs, incorporando-as à sua prática. A temática da água abre infinitas possibilidades de debate no contexto escolar, tendo como ponto de partida o Brasil, no qual apresenta em sua extensão territorial inúmeros recursos naturais de fundamental importância para todo o planeta, como o Delta do Parnaíba. A região deltaica possui uma zona costeira constituída por um aporte de grandes quantidades de água doce, provenientes de extensos rios e igarapés. No estado do Piauí, o munícipio de Ilha Grande é um dos portais de entrada para o Delta do Parnaíba através do Porto dos Tatus, localizado às margens do rio de mesmo nome, que fornece o abastecimento de água para o munícipio. O trabalho em questão tem como objetivo principal analisar como o Delta do Parnaíba é apresentado no contexto formal em duas escolas de Ilha Grande. Em relação aos objetivos classifica-se como do tipo qualitativo e, para isso, serão aplicadas entrevistas virtuais ou telefônicas com os 35 professores das duas escolas, com o objetivo de investigar as práticas educativas de EA desenvolvidas sob o contexto local do Delta do Parnaíba e identificar suas percepções locais. A técnica a ser utilizada para análise das entrevistas será a análise de conteúdo segundo Bardin. Como procedimento metodológico foi utilizado à pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, exploratória e documental. A pesquisa exploratória teve como objetivo descrever os projetos desenvolvidos nas escolas por ONGs e instituições públicas dentre eles o “Projeto Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil”, “APA Viva” e o projeto “Educação, água e cidadania”, voltadas para EA para conservação do Delta do Parnaíba e o livro “Escrevendo sobre o lugar onde vivo”, que traz as percepções dos alunos sobre a região. Por fim, com a obtenção do diagnóstico das entrevistas emergirão categorias que apontaram possibilidades para a discussão das temáticas ambientais, a partir desse ponto, será aplicada uma oficina de EA com os alunos do ensino fundamental das escolas selecionadas. No entanto, entende-se que a aproximação da escola com assuntos relacionados ao Delta do Parnaíba é necessária para sensibilização ecológica de alunos e professores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - KELLY POLYANA PEREIRA DOS SANTOS - UESPI
Presidente - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Externo à Instituição - MAURA REJANE DE ARAÚJO MENDES - UESPI
Interno - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 11:48
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