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Banca de DEFESA: CREUSA CARVALHO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CREUSA CARVALHO DA COSTA
DATA: 26/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/politicas-publicas
TÍTULO: Desenvolvimento Sustentável no Ensino de Ciências: Limites e Possibildades
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Interdisciplinaridades, Ensino Contextualizado
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A abordagem envolvendo a temática Desenvolvimento Sustentável no eixo educacional busca a compreensão sistêmica das limitações e possibilidades. Para tanto, buscou - se avaliar limites e potencialidades do desenvolvimento sustentável no ensino de ciências, bem como a contextualização do ensino na perspectiva sistêmica do desenvolvimento sustentável, frente à dialética econômica, social e ambiental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas por meio da aplicação de formulário de modo remoto para os professores contendo perguntas a respeito de limitações e possibilidades da aplicação do desenvolvimento sustentável inserido no ensino. Auxiliaram com esta investigação, 43 participantes que apresentaram grande afinidade com a área ambiental por meio da aplicação de formulário de modo remoto para os professores, contendo perguntas a respeito de limitações e possibilidades da aplicação do desenvolvimento sustentável inserido no ensino, práticas educacionais que promovam o desenvolvimento sustentável no ensino e, abordagens pedagógicas. O formulário é composto de 7 (sete) questões que apresentam o objetivo de investigar se as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável estão vinculadas a aspectos sociais, ambientais e econômicos. Assim, foram realizadas análises descritivas com as frequências simples e relativas das respostas dos docentes e em seguida uma análise de caráter qualitativo, descrevendo os comentários dos participantes com base na Técnica de Elaboração e Análise de Unidade de Significados. Ponderando sobre os objetivos apresentados, a análise dos dados possibilitou identificar que a temática do Desenvolvimento Sustentável no âmbito educacional apresenta efeitos positivos e negativos em sua trajetória frente à sociedade, pois, a finalidade do questionário foi a de identificar como o tema do DS tem aparecido indireta ou diretamente na educação, mesmo que o conteúdo das disciplinas ministradas não contenham esse tópico específico, pela amplitude dos objetivos de desenvolvimento sustentável e de suas metas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 000.879.993-82 - ADRIANA SARAIVA DOS REIS - UNINOVAFAPI
Interno - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 2217228 - WEDSON DE MEDEIROS SILVA SOUTO
Externo à Instituição - OSVALDO AUGUSTO VASCONCELOS DE OLIVEIRA LOPES DA SILVA - IFPI
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE FRANCO ROCHA - IFMA
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 12:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 06/12/2022 08:44