Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO ALVES DA COSTA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO ALVES DA COSTA FILHO
DATA: 21/07/2022
LOCAL: Virtual pelo meet
TÍTULO: ESTUDO DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO FLONA PALMARES: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Metodologias; Interação; Espaços Não Formais; Aprendizagem
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

O atual cenário de degradação ambiental e de incertezas quanto aos desafios globais relacionados ao meio ambiente requer maiores compreensões sobre as questões socioambientais que afetam a sociedade. E a Educação Ambiental contribui para reflexão, afim de entender e atuar no contexto sócio-político e ambiental. A EA é um componente essencial e permanente da educação, devendo estar inserida, de forma articulada, entre todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Objetiva-se com essa pesquisa: analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas na Unidade de Conservação Flona Palmares como estratégia socioambiental e educacional, identificar as metodologias de ensino em Educação Ambiental desenvolvidas em Unidades de Conservação no Brasil, analisar a concepção dos estudantes sobre a Unidade de Conservação FLONA Palmares; verificar a interação e relação dos estudantes com a Unidade de Conservação e sua influência nas práticas de Educação Ambiental; verificar as metodologias para práticas de Educação Ambiental utilizadas na Unidades de Conservação FLONA Palmares. Estruturada em três capítulos, sendo capítulo I intitulado: “Metodologias de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação brasileiras: Uma revisão de 2011 a 2021”, a busca de artigos científicos nas plataformas eletrônicas SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico a partir da combinação de palavras-chave em português, inglês e espanhol. Foram selecionadas 24 publicações sobre a temática, distribuídas em 15 Unidades Federativas do Brasil, nas cinco regiões e em 24 Unidade de Conservação nas esferas municipais, estaduais e federais. Foram encontradas nove tipos de metodologias, com destaque às trilhas ecológicas. O Capítulo II intitulado: “A compreensão da Natureza para atividades Educação Ambiental em Unidade de Conservação, caracterizado como descritivo quanti-qualitativo por meio de entrevistas com 66 estudantes que visitaram a Unidade de Conservação Flona Palmares. Os resultados demonstraram que a maioria dos entrevistados residem nas cidades de Teresina (49%) e Altos (14%), além de outras cinco cidades do Piauí. Notou-se que as paisagens influenciam na percepção das pessoas, em que alunos da zona urbana apresentaram percebem o meio ambiente de forma naturalista, já os alunos da zona rural têm uma visão antropocêntrica. O contato direto com o meio natural é fator essencial à criação de sentidos em relação ao ambiente habitado, contendo laços de afetividade. O capítulo III intitulado: “Metodologias de Aprendizagem em Educação Ambiental na Unidades de Conservação FLONA Palmares” que visa verificar e analisar as metodologias utilizadas na Unidades de Conservação FLONA Palmares para práticas de Educação Ambiental. Além de compreender a relação dos visitantes com a UC como espaço de aprendizagem. Pautada na pesquisa de observação, e como instrumento de coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas. O período foi de setembro de 2021 a junho de 2022, com 66 estudantes que visitaram a unidade. A Pesquisa direciona acerca das metodologias de ensino desenvolvidas nas UC, mostra a importância da promoção da consciência ambiental, orienta para ampliação metodológicas participativa e emancipatória, redimensiona a comunidade científica na elaboração em práticas educativas articuladas, a partir da relação e interação da comunidade local com as UC.

Presidente - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Interno - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - ANA KEULY LUZ BEZERRA - IFPI