Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA SOUSA SILVA

TÍTULO:

PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO RIO ITAPECURU EM CAXIAS-MARANHÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Rio Itapecuru. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

RESUMO

Diante da crise civilizatória, a humanidade precisa compreender que o meio ambiente necessita de cuidados e de medidas para amenizar a problemática ambiental. A escassez dos recursos naturais encaminha cada vez mais à humanidade a crise planetária. O ensino de Educação Ambiental é compreendido hoje como aquele que desenvolve competências e atitudes em prol do meio ambiente e do indivíduo. Esta pesquisa foi realizada em Caxias – MA, cidade privilegiada pela presença do rio Itapecuru. Embora esse recurso hídrico tenha muita importância para a cidade e para todo o estado, a forma como ele vem se apresentando, em decorrência do desprezo do poder público e da população, denuncia cada dia sua extinção, caso não haja outra forma de intervenção. O estudo objetivou analisar a percepção dos alunos e professores sobre a problemática no contexto sócio-histórico e ambiental do rio Itapecuru em Caxias.  A investigação foi realizada em duas escolas públicas dessa cidade. Como estratégia metodológica, optou-se por uma escola próxima e outra distante do rio; a mostra totalizou 108 alunos do 6º ano e 20 professores das respectivas escolas. A pesquisa é de caráter quantiqualitativo; na metodologia, apropriou-se dos instrumentos para a construção dos dados dos alunos: produção de desenhos, representando o rio Itapecuru e aplicação de questionários fechados. Quanto aos professores, utilizamos questionários estruturados semiabertos. Na análise dos dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo.  Para identificar as concepções dos investigados sobre  meio ambiente, estabeleceu-se como parâmetro três categorias: naturalista, antropocêntrica e contemporânea. Ao final do trabalho, conclui-se que os alunos da escola distante do rio demonstraram ter maior percepção da problemática em relação aos alunos da escola próxima do rio; no entanto, em aspectos gerais, o nível de conhecimento dos alunos ainda é considerado baixo sobre a temática. Quanto aos professores, apresentaram apenas duas tendências de visões de meio ambiente: contemporânea e naturalista, com predomínio da última.

Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Interno - 905801 - GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO
Presidente - 1300002 - GUSTAVO SOUZA VALLADARES
Notícia cadastrada em: 12/03/2015 12:04