Banca de DEFESA: JOSELITO FELIX SILVA FILHO

DATA: 14/04/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN/UFPI
TÍTULO:

GESTÃO DA ENERGIA ELÉTRICA BASEADA EM INDICADORES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA

PALAVRAS-CHAVES:

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. INDICADORES. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. ESCOLA PÚBLICA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A pesquisa foi desenvolvida em escolas da rede pública municipal da cidade de Teresina - Piauí, para reduzir os desperdícios com energia elétrica e avaliar técnicas e indicadores de eficiência energética visando dar sustentabilidade a gestão da energia elétrica nestas escolas do ensino fundamental. Foram desenvolvidas atividades de levantamento do estado-da-arte sobre metodologias de gestão de indicadores de eficiência energética, estudos de técnicas de apoio à decisão multicritério (Multi Criteria Decision Aid – MCDA), definido os indicadores de eficiência energética para avaliar a aplicação da metodologia e determinar um ranking de escolas com potencial para eficiência energética. Por fim, com base num diagnóstico energético levantado em campo, foi realizado um desenho de plano de ações de eficientização energética para escolas públicas municipais selecionadas, concluindo sobre a viabilidade econômica do plano de ações de eficientização energética e seus impactos energéticos, ambientais e sociais, sob o ponto de vista de sustentabilidade. Para atingir estes objetivos, foi realizado levantamento das escolas públicas existentes na área urbana de Teresina, junto a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, envolvendo localização, acesso e quantidade de escolas, num total de 103 escolas. Um questionário foi definido com vistas a levantar dados físicos da edificação, horários de funcionamento e operação, infraestrutura e equipamentos existentes, instalações elétricas e a quantidade de professores, funcionários e alunos, os quais foram utilizados na construção dos indicadores de eficiência energética. Foram levantados dados de consumo de energia elétrica, por escola para os últimos doze meses. Aplicado a metodologia de decisão multicritério com auxílio do software Macbeth e encontrado a função matemática geral que proporciona uma classificação ou ranking de escolas, considerando seu potencial de eficiência energética para cada uma delas. Testou-se a metodologia em 12 escolas com características diversas, inclusive em relação à posição no ranking, para aferir a aplicabilidade da metodologia Multi Criteria Decision Aid frente a metodologia da Agência Nacional de Energia Elétrica, cujos resultados positivos são apresentados na conclusão final. Assim, o gestor dos programas de eficiência energética da concessionária local, ou o gestor da educação municipal, ou mesmo o diretor de cada unidade de ensino fundamental terão subsídios para iniciar o desenvolvimento de planos de ações em eficiência energética.

Externo à Instituição - ALEXANDRE RASI AOKI - UFPR
Interno - 422881 - CLETO AUGUSTO BARATTA MONTEIRO
Externo à Instituição - EUTRÓPIO VIEIRA BATISTA - IFPI
Presidente - 423289 - JOAO BATISTA LOPES