Medidas para Definir a Reputação do Autor em Redes Sociais Online
Reputação do Autor, Redes Sociais Online, Web 2.0
A reputação de um autor é uma variável muito importante para avaliar um comentário na Web. Quanto melhor a percepção da reputação de um autor, maior será a visibilidade e aceitação das suas contribuições em sistemas online de avaliação, como sites de ecommerce e Redes Sociais Online (RSO). Ao contrário dos sites de e-commerce, as RSOs como Twitter e Facebook fornecem recursos muito úteis para definir a reputação do autor, seja por informar quantidade de seguidores de um usuário ou permitir curtir um comentário. Como objetivo principal, este trabalho apresenta um conjunto de seis medidas para definir a reputação do autor. Para definir tais medidas, realizou-se um estudo sobre um Córpus de 32.682 comentários (tweets) coletados da RSO Twitter sobre a 33a rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015. A análise do trabalho mostrou que perfis de portais de notícias, times de futebol e torcidas organizadas são os usuários que mais se destacam. Foi observado também que usuários com grande número de seguidores basicamente geram conteúdos para os demais usuários consumirem e a alta reputação desses vem de antes da criação dos perfis nas RSOs. Uma outra observação deste trabalho foi verificar que 91,97% dos usuários são ativos na rede, tendo como base o Córpus coletado. Como proposta de continuação deste trabalho, será criado um novo Córpus na rede Steam, que agrega atividades tanto de e-commerce quanto de RSO. Em adição a esse novo Córpus, as medidas definidas serão adaptadas a abordagem Top(x) de Sousa (2015) em conjunto com uma Rede Neural Artificial para analisar a utilidade dos reviews, considerando a dimensão reputação do autor.