• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL LIMAYLLA LUNAREJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ISABEL LIMAYLLA LUNAREJO
DATA: 06/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 260
TÍTULO: Detecção Automática de Usability Smells em Aplicações Web
PALAVRAS-CHAVES: Web. usabilidade. usability smells. usability testing, mobile devices.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

Atualmente, o uso de dispositivos móveis, principalmente smartphones, vem aumentando ao longo do tempo devido ao crescente desenvolvimento de tecnologias móveis, entre eles, a tecnologia touchscreen. No entanto, associado a este crescimento também descobrimos que existem erros dos aplicativos Web ao ser executados em dispositivos móveis, onde vários de esses problemas estão ligados à usabilidade e à experiência do usuário, conceitos com grande importância na qualidade de software. Portanto, a importância do teste de usabilidade em dispositivos móveis tem aumentado, no entanto, consome mais tempo e custo do que outros testes. Para reduzir o tempo e a complexidade dos testes de usabilidade nesses dispositivos, propomos um processo automático de identificação de sugestões de problemas de usabilidade (Usability Smells). Para isso, implementamos um processo de detecção automático de Usability Smell em dispositivos móveis na ferramenta UseSkill. Essa ferramenta usa os dados das interações do usuário com um aplicativo da Web executado em um dispositivo móvel, descobrindo os Usability Smells através de reconhecimento de padrões. Também são propostos novos Usability Smells e seus padrões correspondentes para este contexto. Esse novo processo foi experimentado em um aplicativo de Comercio Eletrônico de exemplo, coletando dados quando participantes usaram o aplicativo em um dispositivo móvel (smartphone) por uma semana. Os resultados obtidos foram promissores na identificação de smells em relação a problemas de usabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1744590 - GUILHERME AMARAL AVELINO
Presidente - 2167802 - PEDRO DE ALCANTARA DOS SANTOS NETO
Interno - 1226761 - RAIMUNDO SANTOS MOURA
Notícia cadastrada em: 05/08/2019 07:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 13:40