A educação brasileira já vem há algum tempo colhendo resultados bem abaixo do esperado. Isso se deve a vários problemas. Entretanto, alguns especialistas na área da educação, apontam a motivação para aprendizagem ou a falta dela, como sendo um dos principais desafios a serem enfrentados pela educação. Profissionais acreditam que a desmotivação leve a consequências como: baixos índices de rendimento, evasão e abandono escolar. Desta forma, há alguns anos vem sendo utilizada a gamificação na educação, como forma de estímulo, com bons resultados. Essa técnica consiste na introdução de elementos de game design em contextos que não são jogos, com a intenção de motivar e engajar pessoas a atingirem seus objetivos. Neste trabalho, ela é utilizada para motivar e engajar estudantes. O objetivo deste trabalho é propor um método de apoio ao ensino médio baseado em gamificação, além de realizar um estudo empírico sobre o impacto da utilização dessa ideia em ambientes reais da educação básica, em nível de ensino médio. Foi realizada uma avaliação em retrospectiva, utilizando os elementos propostos na abordagem. Os resultados obtidos apontam que os elementos utilizados foram capazes de gerar estímulo para os alunos. Foi também realizada uma avaliação qualitativa, que mostrou uma boa aceitação da proposta por parte dos especialistas que trabalham no ensino médio. Os alunos envolvidos na avaliação afirmaram terem tido uma boa experiência com os elementos.