RESUMO
A Fazenda Prazeres é um sítio histórico e arqueológico localizado no município piauiense de Bertolínia. No contexto da formação do Piauí essa fazenda pertencia à Vila de Jerumenha, um dos primeiros núcleos populacionais da capitania que mais tarde viria a ser o Estado do Piauí. Sua ocupação inicial remete ao final do século XVIII e, era constituída pela Casa Grande, pela Senzala, pelo Cemitério e pela Capela. Possuía ainda um pomar composto por espécies como mangueiras, laranjeiras, cajueiros, plantações de mandioca, cana-de-açúcar e outros gêneros.
As escavações nesse sítio ocorreram no ano de 2014 dentro do Projeto de Resgate Arqueológico no trecho da BR 135 entre os municípios de Bertolínia e Eliseu Martins, no Estado do Piauí, e foram executadas pela equipe de pesquisadores da Habitus Bio Consultoria. O acervo exumado desse sítio conta com cerca de 6796 artefatos de tipos diversos como louça, vidro, metal, cerâmica e ossos de fauna. Dentre o universo desse acervo, para essa pesquisa, optou – se por utilizar a louça, tendo em vista que essa categoria material quantitativamente é a mais expressiva, contendo 4067 fragmentos, além de permitir uma gama diversificada de análises que vão desde cronologia a comportamentos de consumo.
A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender aspectos relacionados ao modo de vida, em seus aspectos sociais, culturais e econômicos, dos diversos grupos domésticos que residiram na Fazenda Prazeres entre o final do século XVIII e início do século XX, a partir da análise da cultura material recuperada, mais especificamente das louças.