Defesa da 1ª Dissertação de Mestrado em Arqueologia da UFPI

No dia 30 de maio de 2014, às 9 horas da manhã, no Auditório do Museu de Arqueologia da UFPI, acontecerá a defesa da primeira dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, fruto das investigações feitas pelo discente Igor Linhares de Araújo, sob a orientação do Professor Luis Carlos Duarte Cavalcante. O trabalho intitula-se O QUE OS OLHOS NÃO VEEM, OS DADOS FALAM: estudo arqueométrico de cerâmicas arqueológicas do sítio Lagoa do Portinho I, uma abordagem químico-mineralógica para entender as diferentes técnicas de queima utilizadas pelos grupos humanos que ocuparam a área da lagoa do Portinho, situada no município de Luís Correia, nas margens do Oceano Atlântico.

Entre as contribuições mais relevantes oriundas do desenvolvimento do projeto de dissertação estão a identificação de padrões de queima inéditos na literatura arqueológica especializada e o uso do espectrômetro Mössbauer miniaturizado MIMOS II, para analisar as espécies de ferro associadas aos perfis de queima das peças cerâmicas antigas. Além da espectroscopia Mössbauer do 57Fe, Igor Linhares também efetuou exames detalhados sob lupa triocular e realizou medidas com fluorescência de raios X por dispersão de energia e por difração de raios X. Ao término da dissertação o discente também conseguiu formular importantes inferências sobre o tipo de forno utilizado para a fabricação dos artefatos.

A banca examinadora do trabalho será constituída por José Domingos Fabris (Professor Visitante Nacional Sênior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, Minas Gerais), Jacionira Coêlho Silva (Professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI), Maria Conceição Soares Meneses Lage (Professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI) e por Luis Carlos Duarte Cavalcante, orientador do aluno.

Notícia cadastrada em: 29/05/2014 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 24/04/2024 19:54