Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIA KETHELIN CAMPOS DE ARAUJO CORNELIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIA KETHELIN CAMPOS DE ARAUJO CORNELIO
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Sala 752
TÍTULO: ANÁLISE DA ATIVIDADE INFLAMATÓRIA DE FRAGMENTOS DA PROTEÍNA SARS-COV-2 S EM MODELOS EXPERIMENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19; Inflamação; SARS-CoV-2; Spike
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

INTRODUÇÃO: A COVID-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave e de elevada transmissibilidade. O primeiro caso dessa doença foi detectado pela primeira vez na cidade de Whuan, China, em dezembro de 2019, tornando-se uma pandemia global. O SARS-CoV-2 infecta as células humanas por meio de sua proteína Spike, que se liga ao receptor da enzima conversora de angiotensina 2. Entretanto, até o momento os modelos experimentais que permitem entender a inflamação da COVID-19 ainda são peritônio são escassos. Dessa forma, modelos experimentais de indução de inflação a partir da espícula de SARS-CoV-2 pode ser uma ferramenta para estudo desse processo. OBJETIVO: Descrever o potencial inflamatório da espícula de SARS-CoV-2 em modelos experimentais de peritonite. METODOLOGIA: Utilizou-se camundongos da linhagem Balb-c distribuídos em grupos experimentais: Controle (salina), Spike 0,3µg, Spike 1µg e Spike 5µg. A curva dose resposta mostrou que a concentração de 5µg foi mais eficiente, sendo esta usada para os demais experimentos. A peritonite foi analisada meio da contagem total de leucócitos, da atividade da mieloperoxidase (MPO), da concentração de malondialdeído (MDA). Em experimento foi feito uma lavagem prévia da cavidade peritoneal para analisar a influência da depleção de macrófagos no processo inflamatório. Os dados foram analisados estatisticamente por médias usando a análise de variância One-way ANOVA e o pós-teste de Bonferroni. RESULTADOS: Nossos dados demonstraram que após 4 horas do estímulo flogístico da espícula, a migração de neutrófilos na cavidade peritoneal aumentou de forma significativa (p<0,05) na concentração da espicula de 5 µg/ml (21.428 ± 3.482) a concentração de 5ug aumentou o influxo de leucócitos de forma significativa quando comparado aos demais grupos. Na avaliação de MPO apenas o grupo 5 µg (2,963 ± 1,055 UMPO/ml) apresentou diferença estatisticamente significativa (p<0,05).  No teste de MDA as concentrações 1 µg (46,30 ± 5,34 µM) e 5 µg elevou-se os níveis de MDA (57,2 ± 10,56 µM) apresentando diferença estatisticamente significativa (p<0,05) quando comparado ao demais grupos. Avaliou-se o efeito da espícula S na migração de leucócitos após a lavagem da cavidade peritoneal para depleção macrófagos na peritônio. Observou-se que não houve diferença significativa entre o grupo Spike5 μg e o grupo Spike 5 μg + lav.. CONCLUSÃO: Os dados indicam que a proteína  S- SARS-CoV-2 apresenta potencial inflamatório em modelo experimental, induzindo migração de leucócitos e stress oxidativo.

Interno - 1900252 - BALDOMERO ANTONIO KATO DA SILVA
Externo ao Programa - 3161301 - LUCAS ANTONIO DUARTE NICOLAU
Presidente - 1637767 - MARCELO DE CARVALHO FILGUEIRAS
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 15:07