Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELMA MARIA OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELMA MARIA OLIVEIRA SILVA
DATA: 26/06/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lis-cardoso-marinho-medeiros
TÍTULO: Desenvolvimento de um software de autocuidado e monitoramento da Gestação de Alto Risco: uma estratégia para redução da Mortalidade materna no Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Gravidez de alto risco. Mortalidade Materna. Pré-eclâmpsia. Eclâmpsia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

ALVES, J. M. O. R. Desenvolvimento de um software de autocuidado e monitoramento da Gestação de Alto Risco: uma estratégia para redução da Mortalidade materna no Piauí. Dissertação (Mestrado em Saúde da Mulher). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

Introdução: Observamos atualmente uma ampliação na cobertura de consultas pré-natal, porém uma pequena parcela das gestantes consegue realizar o elenco mínimo das ações preconizadas. Nesse contexto, o acompanhamento pré-natal deve ser organizado para atender às reais necessidades da população de gestantes, mediante a utilização de ferramentas e estratégias baseadas em evidências científicas. Dessa forma definiu-se como objetivo contribuir com a assistência prestada à gestante de alto risco no estado do Piauí e desenvolver uma ferramenta de suporte e monitoramento para as gestantes classificadas como alto risco. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico que envolve métodos de obtenção e organização de dados tais como: desenvolvimento, validação e avaliação de ferramentas e métodos de pesquisa. O método escolhido para o alcance dos objetivos propostos é o Desing Thinking, uma abordagem à resolução de problemas, que se baseia em três pilares principais: empatia, colaboração e experimentação. Para coletados dos dados foram considerados três cenários: Maternidade Dona Evangelina Rosa (Referência estadual para serviços materno-infantil e neonatal; Estratégia Saúde da Família (ESF) e Centro de Saúde da Mulher (referência municipal de atendimento à gestante de alto risco em Piripiri-PI. Na etapa de desenvolvimento do software, foi levado em consideração: respostas do questionário via Google Forms enviado através de e-mail para profissionais selecionados com objetivo de levantar opiniões sobre conteúdos, momento de brainstorming (tempestade de ideias) e revisão da literatura. Para a criação de bancos de dados foi utilizado o SPSS (Statistical Package for Social Science). Para todos os testes estatísticos realizados neste estudo foi considerado o nível de significância (α) de 5%. Resultados e Discussão: O conteúdo do aplicativo foi elaborado baseado nas evidências científicas, considerando as respostas (n=10) obtidas com pontuação acima de 70% através do Google forms, classificadas de acordo com Melkin (2005), divido em duas categorias e respectivas dimensões: Profissionais de saúde - 1. Definições, diagnóstico diferencial das Síndromes Hipertensivas na Gravidez; 2. Fatores de risco gestacional; 3. Condições clínicas, sinais e sintomas de alerta; 4. Recomendação de prática clínica; 5. Fluxo de atendimento à gestante de alto risco/Desenho da rede de atenção à gestante de alto risco. Gestante de alto risco: 1. Valores de referência da pressão arterial média, exames laboratoriais; 2. Número de consultas de pré-natal; 3. Fluxo de atendimento à gestante de alto risco/Desenho da rede de atenção à gestante de alto risco no Piauí/Estabelecimentos de saúde/vinculação ao local de parto.

Externo à Instituição - JORGE OTÁVIO MAIA BARRETO - FIOCRUZ
Presidente - 1167577 - LIS CARDOSO MARINHO MEDEIROS
Interno - 226.905.653-15 - ZENIRA MARTINS SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/06/2020 11:33