Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARYNNAE GABRYELLAE CARVALHO BANDEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARYNNAE GABRYELLAE CARVALHO BANDEIRA SANTOS
DATA: 12/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: link
TÍTULO: Desenvolvimento de um software educativo e de gerenciamento do atendimento em Mastologia
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da mulher; Neoplasias mamárias; Câncer de mama; eHealth; aplicativos de saúde móvel; Diagnóstico precoce.  
PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Saúde Materno-Infantil
RESUMO:

O câncer de mama é o câncer não cutâneo mais comumente diagnosticado em mulheres e a principal causa de morte entre as mulheres. O uso de tecnologias móveis trouxe possibilidades inovadoras para a melhoria no diagnóstico e conduta diante desse tipo de neoplasia. O objetivo principal do presente estudo foi desenvolver um software educativo e de gerenciamento do atendimento em Mastologia, um aplicativo digital direcionado aos profissionais de saúde da atenção básica como suporte a decisão clínica com orientações, recomendações e direcionamento adequado para o atendimento das pessoas com queixas e patologias mamárias. Para isso, o estudo consistiu de busca sistemática no PubMed de todos os artigos relevantes relacionados ao tema, com qualidade analisada pela classificação do nível de evidência dos trabalhos foi empregada a categorização de Melnyke Fineout-Overholt (2005) da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), desenvolvimento de software para plataforma Android e IOS e validação do mesmo por meio de avaliação por especialistas com expertise na área. Para avaliação dos dados usou-se o Indice de Validade de Conteúdo (ICV) de 4 ou 5, nível de confiança de 95% e Índice de Concordância (IC) igual ou superior a 80%. Os resultados mostraram que percentual de avaliação positiva concordaram, ou seja, um IVC de 99,5% e  a consistência interna das informações (alfa de Cronbach) acima de acima de 0.9, considerado de boa qualidade, sugerindo portanto, tratar-se de uma intervenção inovadora e facilmente acessível, permitindo suporte a decisão clínica, mais autonomia na orientação e tomada de decisões racionais, resolutivas ágeis por parte dos profissionais da atenção básica de saúde, sendo, portanto, uma ferramenta válida no contexto do diagnóstico precoce do câncer de mama.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423584 - IONE MARIA RIBEIRO SOARES LOPES
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Presidente - 3373256 - PEDRO VITOR LOPES COSTA
Externo à Instituição - Simone Elias - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 05/11/2020 17:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 20:57