Notícias

Banca de DEFESA: KARYNNAE GABRYELLAE CARVALHO BANDEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARYNNAE GABRYELLAE CARVALHO BANDEIRA SANTOS
DATA: 27/04/2021
HORA: 16:00
LOCAL: https://meet.google.com/xtd-ctck-eaz
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO E DE CONDUTAS EM MASTOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da mulher; Neoplasias mamárias; Câncer de mama; eHealth; aplicativos de saúde móvel; Diagnóstico precoce.  
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Saúde Materno-Infantil
RESUMO:

O câncer de mama é o câncer não cutâneo mais comumente diagnosticado e a principal causa de morte entre as mulheres. O uso de tecnologias móveis trouxe possibilidades inovadoras para a melhoria no diagnóstico e conduta diante desse tipo de neoplasia. O objetivo principal do presente estudo foi desenvolver um software educativo e de condutas em Mastologia para dispositivo móvel, direcionado aos profissionais de saúde para o atendimento das pessoas com queixas e patologias mamárias funcionando como suporte a decisão clínica com orientações, recomendações e direcionamento adequado, chamado “Mama Handbook”. Trata-se de um estudo metodológico onde foi realizado inicialmente busca sistemática na base de dados PubMed de artigos relacionados ao tema, com qualidade analisada pela classificação do nível de evidência dos trabalhos empregando a categorização de Melnyke Fineout-Overholt (2005), validação desse conteúdo por meio de avaliação por especialistas com expertise na área e desenvolvimento de software para plataforma Android e IOS. Para avaliação dos dados usou-se o Índice de Concordância (IC) igual ou superior a 80% e nível de confiança de 95%. Os resultados mostraram que o aplicativo foi considerado de boa qualidade apresentando percentual de avaliação positiva concordante, ou seja, um IC de 99,5%. Portanto, trata-se de uma intervenção inovadora e facilmente acessível, permitindo suporte a decisão clínica, autonomia na orientação e tomada de decisões, sendo, portanto, uma ferramenta válida no contexto do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREA CRONEMBERGER RUFINO - UESPI
Interno - 423584 - IONE MARIA RIBEIRO SOARES LOPES
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Presidente - 3373256 - PEDRO VITOR LOPES COSTA
Notícia cadastrada em: 12/04/2021 17:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 06:00