Banca de DEFESA: MARIA SAUANNA SANY DE MOURA

DISCENTE: MARIA SAUANNA SANY DE MOURA
DATA: 20/08/2018
LOCAL: sala de aula da PREX
TÍTULO: Demanda de doação de leite humano: Subsídio para a implantação de um posto de coleta
PALAVRAS-CHAVES: Bancos de leite. Leite humano. Aleitamento materno
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O leite humano (LH) oferece todos os nutrientes necessários para a proteção, crescimento e desenvolvimento infantil. No entanto, existem condições que contraindicam o aleitamento materno, porém os recém-nascidos (RN) necessitam do LH, pois trazem grandes benefícios para a saúde. Neste contexto, a demanda de RN que necessitam de LH se torna cada vez mais crescente, sendo necessárias estratégias para promoção da doação do leite materno. Surgem então, os Bancos de Leite Humano (BLH) que se configuram como uma das estratégias para estimular a amamentação e assistir recém-nascidos hospitalizados. No Piauí, existe apenas um BLH e dois postos de coleta para suprir a necessidade dos bebês, todos localizados na capital Teresina. Deste modo, através da descentralização dos postos de coleta, será possível ampliar o número de doadoras. Objetivou-se analisar a demanda de doação de leite humano na região do Vale do Guaribas para subsídio da implantação de um posto de coleta. Trata-se de um estudo transversal e analítico, com abordagem quantitativa, realizado com 226 mulheres, que no momento da pesquisa encontrava-se no puerpério imediato, em um hospital público de referência do interior do Piauí. Para obtenção dos dados foi utilizado um formulário estruturado e os dados foram processados no SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences), versão 23.0. Na estatística analítica, foi avaliada a normalidade dos dados através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Em seguida, foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson e Razão de verossimilhança, para investigar associação entre variáveis qualitativas, e o teste t-Student, para comparar as médias de duas amostras independentes. Foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e aprovado com o número do parecer: 1.872.435. Verificou-se que as possíveis doadoras de leite humano são, em maioria, mulheres jovens, com uma média de 24,4 anos, casadas ou em união estável 165 (73%), pardas 145 (64,2%), desempregadas 150 (66,4%), católicas 185 (81,4%) e de baixa renda 207 (91,6%). Apresentaram algumas patologias comuns na gravidez, sem contraindicação à doação de leite materno. Neste estudo, 78,3% das entrevistadas desejavam ser doadoras, demonstrando relação significativa com os anos de estudo (p= 0,038) e as que receberam orientações sobre o assunto durante o pré-natal (p=0,028). Ainda é necessário enfatizar que a doação representa uma economia de R$ 180 milhões para o país com a diminuição da necessidade de compra de fórmulas artificiais para recém-nascidos prematuros nas maternidades do Sistema Único de Saúde. A partir desses dados, foi realizado o plano de ação voltado à implantação de um posto de coleta de leite humano na região.  Portanto, é fundamental a descentralização dos postos de coleta, pois muitas dessas mulheres entrevistadas mostraram o desejo de doar, mas há vários fatores limitantes que as impedem, já que na região onde vivem não há um local que faça essa coleta e oriente sobre a sua importância. Com a realização do plano de ação, pode-se mostrar aos gestores locais a importância dessa implantação, a fim de diminuir os gastos com internação de recém-nascidos com gravidades ocasionadas pela ausência do aleitamento materno.

Presidente - 2157495 - ANDERSON NOGUEIRA MENDES
Externo à Instituição - GERDANE CELENE NUNES CARVALHO - UFC
Externo ao Programa - 2241271 - JARDELINY CORREA DA PENHA
Interno - 1560969 - ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS