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Banca de QUALIFICAÇÃO: DULCIANE MARTINS VASCONCELOS BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DULCIANE MARTINS VASCONCELOS BARBOSA
DATA: 17/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: link
TÍTULO: MELHORIA DA ASSISTENCIA PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE.
PALAVRAS-CHAVES: Pré-natal. Satisfação do Paciente. Inovação. Qualidade da Assistência a Saúde.
PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Saúde Materno-Infantil
RESUMO:

As propostas de avaliação da Assistência Pré-natal existentes resumem-se à contagem de eventos recebidos ao longo da gestação, tais como a quantidade de consultas, e realização de exames, segundo os padrões do Ministério da Saúde. Abordagens considerando uma avaliação da usuária do serviço quanto a satisfação com o cuidado recebido é ainda incipiente. Dessa forma, se vislumbrou a possibilidade de melhoria da assistência pré-natal de maneira a atender não somente os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas também da expectativa e satisfação das usuárias com o serviço. OBJETIVO: Investigar estratégias para melhorias na Assistência Pré-natal da Atenção Básica no município de Barras, Piauí, Brasil. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo com a abordagem do Design Thinking (DT), sendo dividido em quatro fases. Na primeira fase foi realizada uma contextualização e definição do problema de pesquisa. Na segunda fase foi realizado um estudo observacional com o objetivo de conhecer as expectativas e satisfação das gestantes com a assistência Pré-natal, que incluiu 59 mulheres, no período de novembro de 2019 a março de 2020. Na terceira fase foi elaborado um mapa conceitual de problemas identificados na Assistência Pré-natal, sendo realizado também uma pesquisa através de envio de formulário online aos profissionais de saúde que realizam a Assistência Pré-natal no mês junho de 2020, com o objetivo de gerar ideias com sugestões para melhorias do serviço. Um total de 32 profissionais responderam o formulário. Na quarta fase foram realizados ajustes e refinamentos para consolidar as ideias. RESULTADOS: Foi demonstrado prevalência de alta expetativa e alta satisfação entre as usuárias do serviço de Assistência Pré-natal, no entanto houve percentuais de insatisfação relacionados com informações repassadas pelo profissional, o interesse da equipe, e com as características do sistema, com ênfase na insatisfação com o tempo de espera para atendimento e o tempo total gasto no serviço. Foram relatados problemas relacionados a falta de controle de qualidade dos exames, falta de equipamentos, falta de medicamentos, falta de conforto das unidades, falta de capacitação dos profissionais, não acompanhamento por equipe multidisciplinar, e falhas no processo de trabalho das equipes. CONCLUSÃO: As ideias geradas no “brainstorms” continham sugestões relacionadas com a qualificação da condução da equipe gestora, e de mudanças no processo de trabalho das equipes, as quais foram organizadas em um e-book “Guia para Assistência Pré-natal na Atenção Básica”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1560969 - ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Externo à Instituição - FRANCILENE VIEIRA DA SILVA - UEMA
Notícia cadastrada em: 10/08/2020 09:46
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