Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEANE DA COSTA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEANE DA COSTA PAZ
DATA: 28/01/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Química
TÍTULO:

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PAUTADAS NA PBL PARA A PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

PALAVRAS-CHAVES:

argumentação, atividades experimentais, diagrama heurístico, ensino superior, química.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química

Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas em educação em ciências como importante recurso no tratamento de conceitos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem Based Learning (PBL) tem sido recomendada para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos. Tais características são de interesse para o presente trabalho, pois podem favorecer a argumentação por se constituírem espaços para o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos aplicar e analisar atividades experimentais pautadas na PBL, a fim de promover a argumentação científica em aulas de química no nível superior. Para tanto, utilizamos o Diagrama Heurístico proposto por Chamizo como recurso para a organização e registro das atividades e para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes. Na análise dos argumentos produzidos utilizamos o modelo proposto por Toulmin. Os resultados evidenciaram as contribuições do diagrama, pois permitiu verificar aspectos concernentes à construção do conhecimento pelos alunos. Nos argumentos produzidos foram identificados dados fornecidos e empíricos, fundamentados com conhecimentos teóricos, sugerindo interação entre os aspectos teóricos e metodológicos envolvidos nas atividades.

Presidente - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA
Interno - 1551616 - CHISTIANE MENDES FEITOSA
Interno - 1714171 - JANILDO LOPES MAGALHAES
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS