PALESTRA COM A PROFA. DRA. MARIA DO AMPARO FERRREIRA FAUSTINO - UNIVERSIDADE DE AVEIRO - PORTUGAL

Prezados Alunos e Professores,

No dia 22 de agosto (terça-feira) estaremos recebendo a Profa. Dra. Maria do Amparo Ferreira Faustino, da Universidade de Aveiro – Portugal.

Ela vem à UFPI falar um pouco sobre seus projetos de pesquisa e provavelmente fazer um convênio entre a UFPI e a Universidade de Aveiro.

Acho bem interessante que todos participem dessa conversa, professores e alunos.

A conversa acontecerá:

Local: Auditório Afonso Sena – CCN I

Horário: 09:30 h

Dia: 22/08/2017 – Terça-Feira

Pedimos a todos os professores e alunos que assistam à palestra. Sendo assim, seria interessante que os professores que têm aulas nesse horário dispensem seus alunos e os levem para à palestra.

Contamos com a presença de todos.

Abraços

Algumas Informações do grupo de pesquisa da Profa. Maria do Amparo

Grupo de Química Orgânica e Produtos Naturais

O grupo de Química Orgânica e Produtos Naturais está essencialmente centrado no desenvolvimento de novas rotas de síntese conducentes a novos compostos, naturais ou análogos, com potenciais aplicações medicinais, agroquímicas e catalíticas e na construção de novos materiais. Alguns dos novos compostos demonstraram propriedades na localização e combate a cancros, na inactivação de microrganismos e também como agentes antivíricos, antioxidantes, anti-inflamatórios e na captação in vivo de radicais livres. O grupo tem também desenvolvido moléculas orgânicas com propriedades luminescentes em solução e no estado sólido, as quais se tornam excelentes compostos a serem usados em imagiologia em sistemas biológicos ou em dispositivos luminescentes sólidos.

Têm sido também desenvolvidos novos métodos de síntese e transformação de macrociclos tetrapirrólicos, de várias classes de compostos fenólicos e de outros compostos heterocíclicos oxigenados (ex. hidratos de carbono e compostos relacionados) e nitrogenados (ex. pirazóis, quinolonas e acridonas). Estes estudos são inovadores e o grupo é reconhecido mundialmente nestas áreas de intervenção. Têm sido levados a cabo estudos de valorização biológica desses compostos mediante colaborações interdisciplinares com outros grupos de investigações nacionais e internacionais. Tem sido também considerada a aplicação de complexos metálicos dos macrociclos tetrapirrólicos em catálise oxidativa com aplicação na valorização de compostos naturais; mais recentemente têm sido levados a cabo estudos de síntese assimétrica com organocatalisadores, nomeadamente na preparação de compostos enantio- e diastereosselectivamente puros.

Têm também sido realizados estudos de valorização de amostras vegetais através de processos de extração, isolamento e identificação de compostos naturais bioativos a partir de plantas e algas.

Este grupo de investigação foi dos primeiros na Europa a utilizar radiação de microondas em síntese orgânica e recentemente tem estado envolvido no desenvolvimento de um protótipo de um reator de aquecimento ómico. Estas técnicas permitem estabelecer novas rotas de síntese ambiental e energeticamente favoráveis, nomeadamente com utilização de menor quantidade de solventes orgânicos, ou na ausência deles ou usando água como solvente, e em tempos de reação muito mais curtos.

Notícia cadastrada em: 16/08/2017 12:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 13:20