Notícias

Banca de DEFESA: RONALDO DOS SANTOS SOUSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO DOS SANTOS SOUSA JUNIOR
DATA: 16/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Química
TÍTULO: Elaboração de um complexo de inclusão a partir de um constituinte isolado de Platonia insignis Mart. (bacurizeiro) e avaliação da sua atividade genotoxica.
PALAVRAS-CHAVES: 1,3-diestearil-2-oleil-glicerol, Ciclodextrina, Complexo de inclusão, Genotoxidade.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Química dos Produtos Naturais
RESUMO:

Dentre as riquezas da flora brasileira, a espécie Platonia insignus Mart., conhecida como bacurizeiro, é uma planta de grande importância econômica para alguns estados da região nordeste dada sua multiplicidade de usos, como planta frutífera, com aproveitamento dos frutos; como planta madeireira, para fabricação de móveis, além da extração do óleo das suas sementes. O bacuri é o fruto da espécie P. insignis Mart., bastante consumido na forma de sorvetes, doces, geleias e sucos e apresenta em sua semente, dentre outros compostos, o 1,3-diestearil-2-oleil-glicerol (TG1) um triglicerídeo isolado do extrato hexânico das sementes de P. insignis Mart. Trabalhos demonstram que o TG1 em estudos in vivo com camundongos tem mostrado um efeito benéfico sobre o défice de aprendizagem e de memória, esse triglirecídeo não apresentou toxicidade e apresentou outras relevantes atividades farmacológicas. Diante disso, este estudo teve como objetivo obter e caracterizar uma formulação farmacêutica a partir de complexos de inclusão do composto TG1 com β-ciclodextrina (β-CD) visando a melhoria de suas propriedades como sua solubilidade, já que, formação do complexo de inclusão facilita, em alguns casos, a solubilização de substâncias pouco solúveis. O preparo foi feito utilizando-se a técnica de malaxagem e a caracterização foi feita através das técnicas, a saber: espectroscopia na região do infravermelho, análise termogravimétrica, difração de raios-X e calorimetria exploratória diferencial. Estas técnicas evidenciaram a formação de complexos de inclusão entre TG1 e β-CD. A partir disso, foi avaliada a atividade genotóxica do complexo por meio de ensaio cometa e teste de micronúcleo na medúla óssea e sangue periférico em camudongos. Portanto, os resultados obtidos são promissores para elaboração de uma futura formulação farmacêutica com o complexo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551616 - CHISTIANE MENDES FEITOSA
Interno - 2059797 - HERBERT DE SOUSA BARBOSA
Externo à Instituição - JOAQUIM SOARES DA COSTA JUNIOR - IFPI
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Notícia cadastrada em: 08/02/2018 18:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 09:34