Notícias

Banca de DEFESA: GLENDA FERNANDES SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLENDA FERNANDES SILVEIRA
DATA: 20/02/2017
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
TÍTULO: ESPÉCIES DE BOTRYOSPHAERIACEAE ASSOCIADAS À MORTE DESCENDENTE EM JAMBEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Lasiodiplodia theobromae, Pseudofusicoccum stromaticum, Syzygium malaccense L., teste de patogenicidade.
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O jambeiro é uma espécie lenhosa utilizada como frutífera ou planta ornamental, sendo cultivada principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Inúmeras doenças de plantas lenhosas estão associadas a fungos da família Botryosphaeriacae, as quais geralmente são incitadas por condições de estresse. Dentre essas doenças encontra-se a morte descendente, que se caracteriza por murcha de ramos terminais e laterais, declínio e posterior morte da árvore. Na cidade de Teresina-PI, elevada incidência da morte descendente vem sendo observada em jambeiros utilizados na ornamentação de ruas. Visando identificar o agente causal dessa doença, este estudo teve como objetivo identificar espécies de Botryosphaeriaceae associadas a morte descendente em jambeiro, utilizando características morfológicas e moleculares, e realizar teste de patogenicidade. Foram realizadas coletas nos municípios de Teresina (PI) e São Domingos do Azeitão (MA). Isolados monospóricos foram obtidos e armazenados, além de terem o DNA extraído e as regiões TEF-1α e ITS amplificadas por PCR e sequenciadas. Com base nos caracteres morfológicos e filogenéticos os isolados foram identificados como Lasiodiplodia theobromae e Pseudofusicoccum stromaticum, agrupando com isolados referência com probabilidade posterior Bayesiana de 0,63 e 1,0, respectivamente. Os isolados foram patogênicos ao jambeiro. Todas as plantas inoculadas apresentaram sintomas semelhantes àqueles observados em plantas naturalmente infectadas no campo. Os fungos foram reisolados de todas as plantas inoculadas, completando os Postulados de Koch. Este é o primeiro relato de L. theobromae e P. stromaticum infectando jambeiro no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BEATRIZ MEIRELES BARGUIL - UESPI
Externo à Instituição - CÍCERO NICOLINI - UESPI
Presidente - 2058623 - JOSE EVANDO AGUIAR BESERRA JUNIOR
Externo à Instituição - MARUZANETE PEREIRA DE MELO - UFPI
Notícia cadastrada em: 03/02/2017 22:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 18/06/2021 16:06