Banca de DEFESA: ELIANA DE FREITAS PESSOA

DATA: 27/03/2013
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciiências Agrárias
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA GENÉTICA DE FEIJÃO-FAVA A Zabrotes subfasciatus (BOHEMAN, 1833) (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE: BRUCHINAE)

PALAVRAS-CHAVES:

Phaseolus lunatus. Resistência de plantas. Antibiose. Não-preferência

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O uso de plantas resistentes ao ataque de insetos tem se mostrado uma excelente alternativa no controle de insetos-praga de grãos armazenados, porém ainda são muito incipientes os estudos relativos à cultura do feijão-fava, apesar da importância e aplicabilidade para os pequenos agricultores. Esta é uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e teve por objetivo avaliar a resistência genética de acessos de feijão-fava ao ataque de Z. subfasciatus. Inicialmente foi realizado teste preliminar com 30 acessos provenientes do BAGF/UFPI, visando selecionar para ensaios posteriores, materiais promissores como fonte de resistência ao ataque do gorgulho. Nos testes de confinamento e com chance de escolha, foram avaliados apenas oito acessos, com dez repetições. A avaliação das variáveis levou em consideração as diferenças no comportamento e biologia dos insetos. Os resultados evidenciam que em teste com livre chance de escolha, os acessos UFPI-002 e UFPI-508 foram mais atrativos, enquanto os acessos UFPI-230 e UFPI-728 foram os menos preferidos sugerindo resistência do tipo não-preferência para oviposição. Os acessos UFPI-693 e UFPI-471 demonstraram os maiores índices de preferência para oviposição. O acesso UFPI-002 pode ser usado como padrão de suscetibilidade em teste com livre chance de escolha. Em teste de confinamento os acessos UPFI-002, UPFI-230 e UPFI-508 destacaram-se como mais suscetíveis, com maior número de ovos viáveis e elevado percentual de mortalidade das fases imaturas. Concluiu-se que, os acessos UFPI-230 e UFPI-251 apresentaram moderada antibiose e o acesso UFPI-728 expressou elevado nível de antibiose.

Presidente - 422661 - LUIZ EVALDO DE MOURA PADUA
Interno - 1167867 - PAULO ROBERTO RAMALHO SILVA
Externo à Instituição - BEATRIZ MEIRELES BARGUIL - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/03/2013 16:36