Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA ANDREA DA COSTA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA ANDREA DA COSTA SOARES
DATA: 23/03/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS-CCA/UFPI
TÍTULO: AVALIAÇÃO AGRONÔMICA E ON FARM DE GERMOPLASMA CRIOULO DE FEIJÃO-FAVA
PALAVRAS-CHAVES: Phaseolus lunatus L.; conhecimento tradicional; produtividade.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A conservação da biodiversidade agrícola tem sido referida e estudada nos últimos anos como parte de estratégias orientadas para a conservação in situ da diversidade agrícola. Essa conservação é fundamenta pelo papel chave da manutenção de sementes, diretamente refletido na segurança alimentar. Amplamente cultivada na região tropical, o feijão – fava (Phaseolus lunatus L.) é a segunda leguminosa de maior importância do gênero Phaseolus. No Brasil embora assuma a relativa importância econômica e social em alguns estados, os fatores que afetam a conservação e a caracterização agronômica do material mantido pelos agricultores tradicionais ainda é pouco estudado. Neste contexto foi desenvolvido um estudo sobre a conservação e fatores de produção do germoplasma crioulo de feijão – fava mantido pelos agricultores tradicionais no estado do Maranhão, Piauí e Ceará. O estudo abrangeu três cidades (São Domingos do Maranhão, Várzea Grande e Tianguá), nas quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas diretamente com 19 agricultores e realizada a coleta dos acessos utilizados no experimento de avaliação agronômica O objetivo foi documentar praticas usadas no manejo e conhecimento tradicional associado e cultura e realizar uma avaliação agronômica do germoplasma de feijão – fava oriundo dessas localidades. Os resultados indicam que os agricultores familiares que conservam o germoplasma de feijão-fava apresentam baixo nível de escolaridade, os agricultores das cidades de São Domingos do Maranhão e Várzea grande utilizam em seus plantios somente um tipo de feijão- fava. Na cidade Tianguá foi observado a maior diversidade de feijão – fava   entre as três cidades envolvidas na pesquisa e a população jovem perdeu o interesse pela agricultura.  Para o experimento de avaliação agronômica, o mesmo foi instalado na área experimental do Instituto Federal do Ceará, em Tianguá – CE. O delineamento utilizado foi o de blocos cazualizados, com 4 repetições. Foram utilizados 7 acessos coletados (UFPI 990, UFPI 987, UFPI 979, UFPI 1110, UFPI 1112, UFPI 944 E UFPI 946) nas cidades participantes da pesquisa, onde foram avaliadas as características de número de dias para a floração, número de dias para a maturação, comprimento da vagem, largura da vagem, espessura da vagem, número de vagem por planta, número de sementes por vagem, peso de cem grãos e produtividades de grãos. Os resultados indicam que existe variabilidade genética entre os acessos para todas as variáveis. O número de vagens por plantas e peso de 100 grãos foi o que mais contribuiu para incrementar na produtividade por hectare da cultura. Os acessos UFPI 1112, UFPI 1110 e UFPI 987 foram os acessos com maiores produtividades.

Interno - 1342714 - ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES
Externo ao Programa - 422662 - EULALIA MARIA SOUSA CARVALHO
Presidente - 423361 - REGINA LUCIA FERREIRA GOMES
Externo ao Programa - 930.516.623-72 - VERÔNICA BRITO DA SILVA - UENF