Notícias

Banca de DEFESA: ANDRESSA SILVA DE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA SILVA DE MESQUITA
DATA: 12/04/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reunião do Concelho – CCS/UFPI. Av. Frei Serafim Teresina-Piauí.
TÍTULO: A indução da expressão de genes reguladores x inflamatórios em células dendríticas após tratamento com peptídeos da Hsp60”.
PALAVRAS-CHAVES: Células dendríticas, Hsp60, peptideos sintéticos, imunorregulação, linfócito T.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Nosso objetivo, neste trabalho, foi determinar o perfil molecular de mRNA em linfócitos T de moléculas envolvidas em imunorregulação (FOXP3, GATA3, TGF-β, IL-10,) e de outras envolvidas em resposta imune pró-inflamatória (T-bet, IFN-у, TNF-α), realizamos a interação de antígenos da Hsp60 com essas diferentes DCs em linfócitos, T no contexto de células dendríticas imaturas. Primeiramente Células dendríticas humanas maduras (mDC) e imaturas (iDC) foram geradas, in vitro, a partir de monócitos de 16 de indivíduos saudáveis. Estas células foram caracterizadas quanto à (i) morfologia e (ii) imunofentotipagem. Após a cocultura com antígenos da Hsp60, os linfócitos T foram purificados e feita a análise em RT-PCR. Obtivemos DC totalmente diferenciadas, a eficiência de diferenciação de monócitos em DC foi maior do que 90% após a purificação. As análises da morfologia revelaram que ambos os tipos celulares apresentam semelhanças morfológicas: são multiformes e sem vacúolos. No entanto, essas mesmas células apresentaram também algumas diferenças quanto à posição do núcleo e quanto às projeções membranosas. No perfil molecular verificamos um predomínio de modificações reguladoras para os genes TGF-β, TGF-β R, GATA3, TNF-α e T-bet. O peptídeo N7 induziu modificações dominantemente reguladoras em quase todas as condições em que ele foi testado. Em conclusão, verificamos que antígenos da Hsp60 têm a capacidade de ativar, simultaneamente, em linfócitos T, na interação com as células dendríticas, genes funcionalmente antagônicos. Isto reafirma a diversidade funcional da Hsp60. Ademais, identificamos o peptídeo N7 como potencialmente imunorregulador.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716862 - ADALBERTO SOCORRO DA SILVA
Interno - 2572995 - AIRTON MENDES CONDE JUNIOR
Externo à Instituição - ESTER MIRANDA PEREIRA - F.M.Nassau
Interno - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Notícia cadastrada em: 27/03/2018 17:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 10:00