Banca de DEFESA: THAIS ALVES NOGUEIRA

DISCENTE: THAIS ALVES NOGUEIRA
DATA: 29/01/2019
LOCAL: Sala de Reunião do Departamento de Educação Física, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina.
TÍTULO: ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes de Educação Física. Aptidão Física. Saúde. DCNT.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Atualmente tem se observado que as incidências de mortes são ocasionadas por diversos fatores relacionados ao comportamento humano, entre eles baixos níveis de aptidão física ou pela inatividade física. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os indicadores da aptidão física relacionada à saúde de estudantes do curso de Educação Física, de uma Universidade Federal do Nordeste.  É um estudo do tipo transversal com o total de 74 estudantes do 1º e 4º ano de curso (41 estudantes do sexo masculino e 33 do sexo feminino) com média de idade de 21,5±4,35 anos e altura de 1,69±0,08m. Utilizou-se testes físicos, dados antropométricos, hemodinâmicos, composição corporal e o questionário internacional de atividade física em sua versão curta, IPAQ. Os resultados mostraram que os parâmetros antropométricos e hemodinâmicos não diferiram entre os grupos (1º ano e 4º ano); os componentes da composição corporal (Índice de Massa Corporal, Percentagem de Gordura Corporal e Visceral) foram estatisticamente maiores (p<0,05) nos estudantes do 4º ano, por outro lado, a Massa Corporal Magra apresentou significante redução. Na comparação entre os grupos para os testes físicos, a Flexibilidade, a força de membros superiores e o nível de atividade física foram maiores estatisticamente significantes em estudantes do 4º ano de curso; todavia, estes possuem 3,1 vezes mais chances em ter fatores de risco relacionado às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Desta forma, conclui-se que estudantes do 1º ano de curso têm melhores níveis de aptidão física no componente de composição corporal, com menor percentual de gordura corporal e maior percentual de massa corporal magra. E que alunos do 4º ano de curso têm melhor nível de aptidão física nos componentes de força muscular de membros superiores e resistência abdominal, observa-se ainda, que são fisicamente mais ativos que alunos do 1º ano de curso. Contudo, estes estudantes têm 208% mais chances de ter fator risco para DCNT que alunos do 1º ano do curso.

Presidente - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Interno - 3342770 - MARCOS ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1167637 - AHECIO KLEBER ARAUJO BRITO
Externo ao Programa - 3891690 - MARA JORDANA MAGALHAES COSTA