Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VILTON EMANOEL LOPES DE MOURA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILTON EMANOEL LOPES DE MOURA E SILVA
DATA: 12/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Biofísica e Fisiologia
TÍTULO: EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO CRÔNICA COM CAPSAICINA COMBINADO AO TREINAMENTO RESISTIDO NO DESEMPENHO FÍSICO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E RESPOSTA INFLAMATÓRIA EM ADULTOS JOVENS.
PALAVRAS-CHAVES: pré-treino; ergogênico; gordura corporal, hipertrofia.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

A capsaicina (CAP: 8-metil-N-vanillyl-trans-6-nonenamida) é um fitoquímico bioativo encontrado principalmente nas pimentas vermelhas, o qual é um forte agonista do potencial receptor transitório vanilóide-1 (TRPV1). Apesar de diversos estudos terem demonstrado os benefícios da CAP na redução do peso corporal, os potenciais efeitos ergogênicos, como aumento do desempenho aeróbio e resistido, bem como, redução de gordura corporal, ganhos de massa livre de gordura e respostas inflamatórias, principalmente em humanos, não estão claros na literatura. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo elucidar os efeitos da capsaicina, capsiate ou capsaicinóides no desempenho aeróbio e resistido, bem como, na redução de gordura e aumento da massa livre de gordura, além de discutir os potenciais mecanismos pelos quais esses fitoquímicos poderiam melhorar o desempenho físico e a composição corporal por meio de uma revisão sistemática e, posteriormente, investigar os efeitos de seis semanas da suplementação crônica de capsaicina combinado com o treinamento resistido no desempenho físico,  composição corporal e nas respostas inflamatórias em jovens destreinados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO ZAPATERRA CAMPOS - UFPE
Presidente - 2402109 - FABRICIO EDUARDO ROSSI
Interno - 3373256 - PEDRO VITOR LOPES COSTA
Interno - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 05/12/2019 16:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 10:26