Banca de DEFESA: CRISTINA CARDOSO DA SILVA

DATA: 30/09/2014
LOCAL: Centro de Ciências da Saúde
TÍTULO:

" Qualidade de Vida de Pais de Crianças com Bruxismo do Sono "

PALAVRAS-CHAVES:

Bruxismo do sono. Qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Crianças pré-escolares.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Bruxismo é um hábito parafuncional provocado por atividades musculares repetitivas e caracterizado pelo apertamento ou ranger de dentes que pode ocorrer durante o sono ou em estado de vigília. A condição pode desencadear impacto  na qualidade de vida dos individuos. O presente estudo teve comoobjetivo avaliar o impacto que o bruxismo do sono de crianças exerce na qualidade de vida de seus pais/responsáveis. Material e Método: Estudo observacional transversal. A amostra foi composta por pais/responsáveis de crianças, na faixa etária de 2 a 5 anos, com e sem bruxismo  do sono, atendidas na  Clínica Odontológica Infantil da Universidade Federal do Piauí, no período de junho a dezembro de 2013. A coleta de dados foi realizada  através  da aplicação de questionários socioeconômico e de qualidade de vida (Early Childhood Oral Health Impact Scale - B-ECOHIS). O diagnóstico de bruxismo do sono foi considerado pelo relato dos pais/responsáveis que afirmavam ou negavam a presença da condição. Para análise dos resultados foi utilizado o cálculo de estimativa de chances (Odds Ratio ajustada - ORaj), análise descritiva, teste de Qui-quadrado de Pearson, teste de Razão de Verossimilhança e Regressão Logística. Resultados: Houve associação entre o bruxismo do sono nas crianças e a qualidade de vida de seus pais/responsáveis (p=0,045). O modelo de regressão logística demostrou que pais/responsáveis de crianças com bruxismo do sono apresentaram pior  qualidade de vida do que os pais/responsáveis de crianças sem a referida condição, com Índice ORaj=2,20 (1,46 - 2,99).  O perfil socioeconômico mostrou que a renda familiar apresentou alto impacto na qualidade de vida dos pais/responsáveis, com prevalência de 55,6% (p<0,005). Conclusão: O bruxismo do sono em crianças pré-escolares gera impacto negativo na qualidade de vida de pais/responsáveis.

Presidente - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA
Externo à Instituição - NAYANA PINHEIRO MACHADO - UESPI
Externo ao Programa - 422792 - TERESINHA SOARES PEREIRA LOPES
Interno - 423325 - VIRIATO CAMPELO