Notícias

CICLO DE PALESTRAS - ESCOLA DE VERÃO 2017

Em continuidade às atividades do Ciclo de Palestras do Departamento de Matemática o Prof. Dr. Gilcenio Rodrigues de Sousa Neto (UFPE) irá proferir palestra intitulada "Controle de Fenômenos Naturais'' no dia 02/02/2017 (quinta-feira)  às 17:00 horas no Auditório da Matemática CCN/ SG - 04 do Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina - PI.



RESUMO: A espécie humana vem moldando o planeta Terra à sua vontade a ao seu instinto de viver. Na agricultura, por exemplo, deixamos de acompanhar o “humor’’ da natureza para forçá-la a obedecer nosso desejo. Plantamos, cruzamos espécies, modificamos o natural com a intenção de facilitar a nossa vida, de fazer a natureza trabalhar para o homem. Controlamos a natureza, de certa forma. Com o tempo, tal comportamento sobre a natureza amadureceu. A tecnologia avançou e fomos instigados a construir máquinas que funcionassem à vontade do homem. Máquinas que pudessem ser controladas. A palavra controle agora significa agir, colocar as coisas em uma determinada ordem de forma que um sistema se comporte como desejado. Depois dos anos 60, os métodos e teorias utilizados passaram a ser considerados como parte da teoria clássica de controle. A partir daí, com o advento do cálculo e das equações diferenciais, a esta teoria ganhou formalismo matemático e hoje é aplicada nas mais diversas áreas. Basicamente, qualquer coisa que possa ser modelada por equações diferenciais é alvo da teoria de controle, inclusive fenômenos naturais. Nessa palestra, iremos tratar de forma leve e entendível as ideias intuitivas da teoria de controle de equações diferenciais parciais que modelam fenômenos naturais, seus conceitos formais e aplicações nas diversas áreas do conhecimento. Ao final, resolveremos um problema simples de controlabilidade.
Notícia cadastrada em: 02/02/2017 09:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 16/04/2024 18:31