ForMat OBMEP 2017 - Treinamento de Professores Formadores Regionais para as OBMEP

Nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2017 acontecerá no Espaço Integrado – CCN a primeira etapa do treinamento de Professores Formadores Regionais para as OBMEP – um projeto integrando o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI e as Secretarias Municipais de Educação para dar suporte a professores de todo o estado do Piauí que serão articuladores em seus respectivos municípios de professores que darão treinamento e suporte aos alunos para que tenham um maior suporte para realizar com um índice maior de sucesso nas OBMEP assim como na Prova Brasil.

Integrarão esta atividade os seguintes professores da UFPI, do programa OBMEP na Escola, do Instituto Dom Barreto (IDB) e do Cidade Olímpica Educacional (COE), todos com ampla experiência em treinamento de Olimpíadas, participantes da OBMEP:

- Mario Gomes dos Santos

- Jurandir de Oliveira Lopes

- Gilvan Lima de Oliveira

- Egnilson Miranda de Moura

- Ítalo Dowell Lira Melo

- Jefferson Cruz dos Santos Leite

- Luis Carlos Vieira da Silva

- Reginaldo Moura Fernandes

- Lucas de Andrade Sotero

E coordenando a atividade, os Professores Newton Luís Santos (UFPI) e Rizalva dos Santos Cardoso Rabêlo (BNCC).

A formação em serviço, está prevista na Lei do Piso e responde à Meta 7 do Plano Nacional da Educação (PNE). Deve ser organizada e assegurada pelas secretarias de educação e visa garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos matriculados nas escolas públicas brasileiras. Considerando que, segundo o INEP 20% dos adolescentes não estão concluindo o ensino fundamental na escola regular e ainda, que apenas 10% dos alunos piauienses matriculados no 9º ano estão no nível de aprendizagem “adequado” para essa fase da educação, a formação dos professores de matemática precisa ser urgente a fim de que se possa para garantir a aprendizagem dos alunos e a redução da evasão escolar. Um percurso escolar exitoso exige escolas e professores preparados para as atuais necessidades dos alunos do século XXI. O ensino precisa de qualidade, inclusão e equidade. A melhoria do IDEB depende da definição de metas e estratégias e a formação continuada dos professores deve ser o eixo principal.

Esse eixo precisa ser completado com materiais didáticos específicos; parcerias com outras organizações; infraestrutura escolar; currículo atualizado; engajamento da comunidade; mobilização e controle social. A formação continuada de professores de matemática é essencial para a profissionalização e a valorização da carreira docente e deve integrar-se ao cotidiano da escola respeitando as experiências profissionais de todos os cursistas, o direito de participar de cursos de aperfeiçoamento em serviço e o direito ao reconhecimento profissional.

Em 2016 aconteceram reuniões com professores e dirigentes municipais de educação e o clamor por formação de professores de matemática foi unânime. Aconteceram momentos de debate com os temas:

a) As contribuições da OBMEP para a melhoria do ensino nas escolas e nos municípios;

b) O SAEB e a prova Brasil de Matemática;

c) A Base Nacional Comum Curricular.

Notícia cadastrada em: 12/07/2017 20:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 05:45