Banca de DEFESA: VILMAR BUENO DOS SANTOS

DATA: 29/02/2016
LOCAL: CPCE - Sala 03 - PPG Fitotecnia
TÍTULO:

PARÂMETROS BIOLÓGICOS E EFICIÊNCIA DE SOJA Bt NO CONTROLE DE Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae)

PALAVRAS-CHAVES:

Proteína Cry1Ac, plantas transgênicas, preferência alimentar, oviposição.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia

Objetivo foi avaliar a eficiência de cultivares de soja Bt no controle de Helicoverpa armigera e determinar parâmetros biológicos das plantas sobre a praga. Na primeira etapa realizou-se o experimento para determinar a atratividade e preferência de oviposição em diferentes cultivares de soja Bt e não-Bt, conduzido em delineamento em blocos ao acaso, com 12 tratamentos e quatro repetições. A atratividade e a preferência para oviposição foi avaliada em testes com chance de escolha, um casal de mariposas de H. armigera foi liberado por vaso de soja, avaliando-se o número de indivíduos atraídos por cultivar após 6, 12, 24 e 48 horas. A oviposição foi avaliada 72 horas após a liberação dos insetos, contando-se o número de ovos. Após análise dos dados, verificou-se que H. armigera não apresentou diferença na preferência e oviposição entre cultivares de soja Bt e não-Bt utilizadas. A cultivar M 8330 IPRO apresentou maior preferência para pouso e oviposição por H. armigera. Na segunda etapa avaliou-se a atratividade e preferência alimentar,  o consumo e a mortalidade de H. armigera para cultivares de soja Bt e não-Bt. Para determinar a atratividade e preferência alimentar em teste com chance de escolha, foram liberados 2 indivíduos por cultivar no interior de arenas circulares plásticas, contendo discos foliares dos diferentes tratamentos. Para o teste sem chance de escolha, utilizou-se  um disco de folha de soja e dois indivíduos por placa de Petri, com 10 repetições por tratamento. Ao final das analises observou-se que as cultivares Campo Novo RR e a M 9144 RR apresentaram maior média de lagartas atraídas em 12 h. Para índice de preferencia após 6 h HK 8514 IPRO e M 9144 RR foram atraentes, HK 8314 IPRO, AS 3820 IPRO, M 9350, TMG 2183 IPRO, M 8210 IPRO e FTS Paragominas RR se apresentaram repelentes e as demais foram neutras apresentando índice igual ao padrão. Para área foliar consumida no teste com chance de escolha verificou-se que cultivar FTS Campo Novo RR apresentou maior área consumida. As diferentes cultivares de soja que expressam a proteína Bt Cry1AC foram eficientes no controle de H. armigera.

Externo ao Programa - 049.642.706-70 - ALEXANDRE FARIA DA SILVA - UFPI
Interno - 1974703 - EDIVANIA DE ARAUJO LIMA
Externo ao Programa - 069.047.086-03 - GLEIDYANE NOVAIS LOPES MIELEZRSKI - UFPI
Externo ao Programa - 2499607 - JAQUELINE ZANON DE MOURA