Banca de DEFESA: FRANKLIN EDUARDO MELO SANTIAGO

DATA: 23/02/2015
LOCAL: Auditório do CPCE
TÍTULO:

Crescimento, produção e estado nutricional do capim-Marandu em função da aplicação da formononetina, calagem e doses de fósforo

PALAVRAS-CHAVES:

Brachiaria brizantha cv. Marandu, micorrízas, acidez do solo, adubação fosfatada.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

O Brasil possui a maior área de terras agricultáveis do mundo, contendo uma vasta área de pastagens, o que o torna um dos maiores produtores de leite e carne a pasto. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de formononetina e da calagem adubado com diferentes doses de P no crescimento, produção e estado nutricional da Brachiaria brizantha cv. Marandu. O experimento foi conduzido em viveiro telado com sombrite a 50% de luminosidade no Campus Prof.ª Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí, situado no município de Bom Jesus, Piauí. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo os tratamentos dispostos num esquema fatorial 2x2x5 constituídos por dois tratamentos de formononetina (aplicação ou não de formononetina), dois tratamentos de calagem (com calcário e sem calcário) e cinco doses de P (0, 25, 50,100 e 200 mg dm3 de solo). A formononetina formulada na forma do produto comercial Myconate® pela empresa Plant Health Care (PHC), INC-Pittsburg, EUA, foi aplicada na dose corresponde a 2 mg de Myconate® por quilograma de solo, conforme Novais & Siqueira (2009). O tratamento submetido à calagem foi calculado pelo método de saturação por bases para se elevar o valor de V para, referente a exigência da Brachiaria brizantha cv. Marandu.Foram realizados três cortes da parte aérea da braquiária, após um primeiro corte de uniformização, para realização das avaliações necessárias. Após o corte de uniformização marcou-se três perfilhos por vaso com fios de nylon coloridos, para avaliações das características estruturais e morfogênicas. Para isto, foi registrado o dia do aparecimento do ápice foliar, o dia da exposição da lígula, o comprimento do pseudocolmo, o comprimento da lâmina foliar expandida, o número de folhas por perfilho, número de folhas vivas por perfilho, número de perfilhos por planta, relação massa seca viva e massa seca morta e relação folha-colmo. Os perfilhos marcados foram mensurados a cada três dias, para avaliação da taxa de aparecimento de folhas, filocrono, taxa de alongamento foliar, taxa de senescência foliar, taxa de alongamento de colmo, duração do alongamento foliar e duração de vida da folha. Determinou-se também às características de produção: massa seca de lâmina viva, de colmo vivo, de forragem morta, de forragem viva e de forragem total. As raízes foram recuperadas e determinadas o volume radicular, colonização micorrízica e massa seca de raíz. Determinou-se também a densidade de esporos de fungos micorrízicos arbusculares no solo antes e depois do experimento. Após, todo material vegetal da parte aérea foi moído, as amostras sofreram digestão nitroperclórica e o extrato da digestão foi usado para a determinação dos teores de N, P, K, Ca, Mg e S.A aplicação da formononetina não se mostrou eficiente ao ponto de mitigar o crescimento e  incrementar a produção do capim-Marandu. Houve efeito da aplicação da calagem nas características morfogênicas, estruturais, produtivas e nutricionais do capim-Marandu, promovendo a redução da taxa de senescência foliar e incrementou a taxa de alongamento do colmo, número total de folha, número total de folhas viva número total de perfilhos, e comprimento do colmo, assim como para a maioria das características de produção e nutricionais. Quanto as doses de P, de maneira geral, apresentou efeito e interações entre a calagem e a formononetina para as variáveis estudadas, com dose estimada de90 mg dm-3 de P2O5 para o incremento nas variáveis estruturais e morfogênicas.

Presidente - 1514031 - JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA
Interno - 1974814 - BRUNO DE OLIVEIRA DIAS
Interno - 1578117 - RAFAELA SIMAO ABRAHAO NOBREGA
Externo ao Programa - 2011596 - RICARDO LOIOLA EDVAN