Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLYA RHAWYLLSSA BARROS LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLYA RHAWYLLSSA BARROS LUZ
DATA: 20/09/2018
LOCAL: sala de aula da pos graduação em enfermagem
TÍTULO: QUALIDADE DO SERVIÇO DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Puericultura. Atenção Primária a Saúde. Avaliação dos Serviços de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A puericultura consiste em um conjunto de regras e noções sobre a arte de cuidar fisiológica e higienicamente das crianças, visando uma assistência individualizada, cuja prioridade é o bem estar da criança, em função das condições de vida de sua família e da sociedade onde está inserida. O Ministério da Saúde a fim de garantir à assistência a criança recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (na 1ª semana, no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário. A avaliação da qualidade dos serviços de saúde funciona como uma ferramenta fundamental para auxiliar, através de feedback, nas decisões dos gestores no tocante a implementação, ao processo e aos resultados alcançados frente aos programas de saúde . A relevância da pesquisa pauta na necessidade de avaliar periodicamente a tríade da assistência à saúde, tendo em contrapartida alcance prático com a reflexão dos resultados, permitindo posterior planejamento de estratégias de intervenção nos serviços. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar o Serviço de Puericultura ofertado na Atenção Primária em Saúde. Trata-se de um estudo de caráter transversal, descritivo com abordagem quantitativa. Será realizado nas Unidades Básica de Saúde da cidade de Picos-PI, município localizado a 310 km da capital. Para o cálculo amostral utilizou-se a formula de Miot (2011), resultando em uma amostra de 261 pais e/ou responsáveis das crianças menores de dois anos que realizam atendimento nas UBS na cidade de Picos-PI, a amostra será proporcional a quantidade de crianças cadastradas em cada ESF. Os dados serão coletados nos meses de fevereiro a abril de 2019 aplicando questionário para caracterização dos perfis dos sujeitos (APENDICE A) e o PCATool- Brasil (ANEXO A) Instrumento de Avaliação da APS, versão criança aos pais/responsáveis das crianças menor de dois anos. Para análise dos dados será construído tabelas no software Excel 2006, com o resultado dos escores de qualidade da APS calculado a partir da média dos valores dos itens que compõe o PCATool-Brasil, versão criança (ANEXO B). Considerando o valor 6,6 o mínimo para a unidade de saúde ter a presença do atributo essencial e do atributo derivado em seu serviço. A pesquisa segue todos os preceitos éticos e bioéticos, obedecendo a Resolução 466/2012. Tendo como primeiro passo a solicitação de autorização da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde (ANEXO C), posteriormente será encaminhado para aprovação no Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal do Piauí (CONEP). Para cada participante, será fornecida uma via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE – ANEXO D), com linguagem clara e acessível, contendo todas as informações necessárias sobre a pesquisa. Os riscos são mínimos, sendo evitados com aplicação do instrumento de forma objetiva evitando qualquer desconforto ou constrangimento. Quanto aos benefícios, acredita-se que os resultados advindos da pesquisa serão de grande valia para intervenção e melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo à Instituição - CAMILA APARECIDA PINHEIRO LANDIM - UNINOVAFAPI
Interno - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Presidente - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA