Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA FLORÊNCIO DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA FLORÊNCIO DE BRITO
DATA: 10/09/2021
LOCAL: Ambiente virtual - google meet
TÍTULO: CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS POR ADULTOS NA PANDEMIA POR COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Pandemia; Covid-19; Álcool; Atenção Primária à Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

No final de 2019, uma nova doença, semelhante a uma pneumonia, surgiu na China. Em janeiro de 2020, casos da doença foram registrados fora da China, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar estado internacional de emergência em saúde pública. A nova doença é causada por um novo coronavírus e foi denominada Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). O distanciamento e a restrição sociais são as medidas mais divulgadas pelas autoridades de saúde e que apresentam - se mais eficientes na contenção da disseminação da COVID-19. É digno de nota o aumento do consumo de álcool em vários países, durante a pandemia. O consumo excessivo de álcool enfraquece o sistema imunológico e diminui a capacidade de o organismo combater as doenças infecciosas bacterianas e virais, como a COVID-19, podendo elevar o risco de infecção durante a pandemia. OBJETIVO: Avaliar o consumo de álcool por adultos durante a pandemia por COVID-19. MÉTODOS: Trata-se de um estudo analítico e transversal, realizado no Brasil. A população será formada por adultos brasileiros. A amostra se dará por conveniência. Serão incluídos indivíduos adultos brasileiros, com idade entre 18 a 59 anos, que permaneceram no país desde o início da pandemia. Como instrumento de coleta de dados, será utilizado o Formulário de Caracterização, elaborado pelos autores. Para estimar prevalência do consumo de álcool, bem como padrão de consumo, será utilizado o Alcool Use Disorders Identification Test (AUDIT). Os dados serão coletados por meio do Formulário de Caracterização e AUDIT, por meio de recurso virtual “Formulários Google”. Será realizada uma ampla divulgação da pesquisa, nos meios virtuais mais utilizados (WhatsApp®, Facebook© e Instagram®). O formulário eletrônico será enviado por e-mail e pelas tais redes. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, atendendo as diretrizes da Resolução 466/12.

Externo à Instituição - ANGÉLICA MARTINS DE SOUZA GONÇALVES - UFSCAR
Interno - 1167726 - CLAUDETE FERREIRA DE SOUZA MONTEIRO
Presidente - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Interno - 2059016 - JAQUELINE CARVALHO E SILVA SALES