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Banca de DEFESA: MICHELLE LEANE SANTANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE LEANE SANTANA DA SILVA
DATA: 15/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL / GOOGLE MEET
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA EM SAÚDE SOBRE COVID-19 PARA GESTANTES E PUÉRPERAS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias em saúde. Educação em saúde. Gestação. COVID- 19. SARs-Cov-2.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

Introdução: A elaboração e validação de uma tecnologia educativa em saúde do tipo
cartilha, com informações confiáveis frente à suscetibilidade das gestantes e
puérperas aos possíveis desdobramentos da COVID-19, visa reforçar as orientações
da Organização Mundial da Saúde e de profissionais que prestam assistência direta
a esse público. Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa em saúde para
gestantes e puérperas, acerca da COVID-19. Material e Método: Trata-se de uma
pesquisa metodológica, baseada nas recomendações de Echer. Desenvolveu-se em
três etapas: 1) revisão de literatura e construção de uma tecnologia educativa em
saúde para gestantes e puérperas sobre COVID-19; 2) validação da tecnologia
educativa por sete juízes especialistas; e 3) legitimação da tecnologia por 8 gestantes
e 4 puérperas. O estudo foi realizado de forma remota com juízes especialistas, e
presencial com gestantes e puérperas assistidas por uma Unidade Básica de Saúde
do município de Teresina-PI. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) não
inferior a 0,78, e nível do índice concordância (IC) mínima de 75% nas respostas
positivas para medir a concordância dos juízes e público-alvo quanto à
representatividade dos itens em relação ao conteúdo e aparência do estudo. O
instrumento de avaliação dos especialistas continha itens de avaliação da escala
Likert com quatro itens, adaptados do estudo de Oliveira (2006). Resultados: O índice
foi calculado por meio do somatório de concordância dos itens marcados como “3”
(adequado) e “4” (totalmente adequado) pelos especialistas e público-alvo, dividido
pelo total de respostas. Quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes validaram os
itens, classificando-os como “adequado” ou “totalmente adequado”, o que conferiu um
IVC 0,98 a 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, foi considerada
validada com IVC 0,65 a 1,00. No quesito relevância, o IVC foi de 0,98. A cartilha
apresentou IVC geral na primeira versão de 0,85. Após as sugestões feitas pelos
juízes e adequação do material educativo, incorporando as sugestões, a fim de
atender às necessidades e expectativas a que se propõe o estudo, o IVC atingiu valor
1,00. Não houve nenhuma resposta negativa nos itens avaliados pelo público-alvo.
Todos os itens da avaliação, objetivos, estrutura, apresentação e relevância, foram
considerados validados, pois atingiram índice de concordância total de 98% com
juízes especialistas, e objetivos, organização, estilo da escrita, aparência e motivação
100% com público-alvo. Considerações finais: A tecnologia poderá ser utilizada
como ferramenta de apoio para gestantes, puérperas, profissionais de saúde e
qualquer indivíduo que necessite de informações sobre a temática. Além disso, tem o
intuito de melhorar e fortalecer o processo de trabalho educativo dos profissionais de
saúde, por meio de sua disponibilização em PDF via internet e formato para
impressão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167726 - CLAUDETE FERREIRA DE SOUZA MONTEIRO
Externo à Instituição - EVANIRA RODRIGUES MAIA - UFC
Interno - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Interno - 2583935 - OLIVIA DIAS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 10:29
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