Notícias

Banca de DEFESA: ALEXSANDRA VITÓRIO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXSANDRA VITÓRIO DE SOUSA
DATA: 29/09/2022
HORA: 15:30
LOCAL: Sala 1 do Prédio da Pós-Graduação em Enfermagem
TÍTULO: Itinerários terapêuticos de pessoas com lesão ou suspeita de câncer bucal
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Planificação de Atenção à Saúde. Sistema Único de Saúde. Rede de Atenção à Saúde.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

A Planificação de Atenção à Saúde (PAS) tem por finalidade apoiar o corpo técnico e gerencial que compõe as secretarias estaduais e municipais para a organização dos macroprocessos da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) na Rede de Atenção à Saúde (RAS). A Planificação é um método que conglomera ações educacionais buscando aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para organização e qualificação dos processos assistenciais. Esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde no município de Miguel Alves, Piauí. Assim, emerge a problemática: quais são os efeitos do processo de Planificação no município de Miguel Alves, Piauí? Adotou-se como método a pesquisa qualitativa em saúde baseada por paradigmas interpretativos. A cidade de Miguel Alves é o cenário da pesquisa, no qual foram escolhidos como participantes os gestores, técnicos e profissionais da saúde. Participaram deste estudo 12 profissionais que atuam na APS do município. Evidenciou-se que, apesar do processo de Planificação ser uma proposta desenvolvida pelo CONASS desde 2007, a maioria dos participantes não soube relatar como se deu ou se há um processo de Planificação em Miguel Alves, Piauí. Além disso, somente dois dos 12 participantes afirmaram ter recebido treinamento para esse processo. Todavia, todos os participantes se mostram receptivos a estruturação do processo na APS, visto que os produtos gerados pela Planificação beneficiam o acesso, a qualidade e a continuidade dos serviços ofertados pelo sistema de saúde. Notadamente, o processo de Planificação da APS, em Miguel Alves, Piauí, carrega problemas estruturais, como por exemplo, as falhas no processo de preparação dos profissionais o que resultou em problemas na operacionalização desse processo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREA CONCEIÇÃO GOMES LIMA - UESPI
Interno - 1369400 - PATRICIA FERREIRA DE SOUSA VIANA
Interno - 422792 - TERESINHA SOARES PEREIRA LOPES
Presidente - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Notícia cadastrada em: 02/09/2022 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 24/04/2024 20:47