Banca de DEFESA: JOSENILDO DE SOUSA SILVA

DISCENTE: JOSENILDO DE SOUSA SILVA
DATA: 15/03/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO: Experimentos Envolvendo Movimentos Sujeitos a Ação da Gravidade Usando o Software Tracker - Lançamentos Horizontal e Oblíquo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Lançamentos horizontal e oblíquo; física experimental
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho aborda o tema movimentos sujeito a ação da gravidade focando principalmente os lançamentos horizontal e oblíquo, com o objetivo de diagnosticar o grau da presença do pensamento aristotélico ainda presente nos alunos de Ensino Médio. Para realizar a pesquisa, resolvemos escrever uma Sequência Didática Interativa, como produto educacional, abordando o tema citado antes através de experimentos simples e utilizando uma ferramenta interativa, o software livre Tracker. A aplicação do produto educacional aconteceu no C. E. Henrique Rocha, localizado no município de Tutóia, no povoado de Barro Duro, com alunos da primeira série do Ensino Médio sendo que os mesmos foram submetidos a responder sete questões sobre o tema antes da aplicação do produto (pré-teste). E responder ao mesmo questionário, após a aplicação do produto (pós-teste) e para averiguar o grau de persistência de aprendizagem (significativa), aplicamos novamente o mesmo questionário seis meses depois que aconteceu aplicação do produto. As teorias de aprendizagem de vários pensadores foram de importância para a compreensão das relações que permeiam o processo de ensino/aprendizagem, tendo como teorias norteadoras a sócio/interacionista de Vygotsky e aprendizagem significativa de Ausubel. No geral podemos concluir que houve um indicativo de aprendizagem significativa superior ao aprendizado mecânico e ao final do processo podemos perceber uma sensível modificação no paradigma em relação ao pensamento aristotélico e newtoniano o que nos leva a certeza de que atividades bem planejadas e que coloque o aluno numa posição proativa no processo de ensino/aprendizagem facilitarão o ensino de Física.

Interno - 354.206.503-04 - EDINA MARIA DE SOUSA LUZ - UESPI
Presidente - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 685.302.853-87 - JANETE BATISTA DE BRITO - UESPI
Externo ao Programa - 1689475 - JONATHAN DA ROCHA MARTINS